23 de novembro de 2016

Papo no Backstage :: A marca do Rock n` Roll!!


Fala Povo do Guitar Tech!!!!

O assunto hoje é sobre a identificação do Rock n` Roll e os principais conceitos de mercado que várias bandas usam à seu favor e que em muitos casos surgiram de maneira espontânea!

Vejam... O que seria uma marca, um conceito dentro de um segmento musical? Do que realmente estamos falando!? Para ninguém ficar em dúvida em relação ao artigo, iremos comentar alguns direcionamentos de marketing que foram benéficos para algumas bandas, caracterizando a imagem dos caras!





Não há como negar que no meio artístico imagem é tudo!!!! Não que isso seja um pretexto pra você fazer música ruim! Sua imagem e seu conceito de mercado devem ir à favor do seu produto! O cara deve ouvir sua música e imediatamente associar isso com uma imagem!

Determinando bem os fatos o marketing e os conceitos de comunicação do Rock n` Roll se faz pelo apego e identificação com seu ídolo, ou seja as pessoas amam Gene Simmons, Kurt Cobain, Mick Jagger por que querem ser como elas, porém o mundo das estrelas é para poucos!

O Rock é o simbolo da extravagância, liberdade e rebeldia! Quem é que por um minuto ou outro não quer mandar tudo aos quintos dos infernos e sair vagando sem rumo por aí, não é mesmo!? mas devido inúmeras situações não podemos fazer isso!

Porém vemos nossos ídolos, que são os caras que podem de fato ser como realmente querem... É nisso que atua todo o contexto de marketing do Rock n` Roll, as pessoas passam a idealizar esse modo de vida como uma fantasia, logo esses caras que eu citei (entre outros) passam a ser os super heróis da juventude e até das pessoas mais adultas!

Não se esqueça que aos quatro anos de idade você quis uma fantasia do Spider Man ou do Batman.... entende a relação!?

Estamos sempre procurando um herói, uma referência, sempre algo para nos identificar naquilo que por diversas situações não podemos exteriorizar! Nisso que entra a imagem do rock!!!

Pode-se passar décadas, costumes e tendências, os caminhos  sempre são os mesmos!

Não há como falar de marketing sem citar Gene Simmons, Paul Stanley e seus companheiros! O Kiss surgiu dessa forma! Simmons deve ser o maior exemplo de business man da música, executivo musical, o homem está atento á qualquer passo e direcionamento do Kiss! Graças à essa imagem hoje o Kiss comercializa até papel higiênico! Louco não!!! E ele sabe da força desse nome... Ah!! E como sabe! Rsss..


E você quer saber mais!? O Kiss vai continuar atravessando eras e vai continuar vendendo muito nas próximas décadas, não vejo limites para o mercado de atuação do Kiss, que é simplesmente fabuloso! De uma forma ou outra os caras se imortalizaram através de suas máscaras.... Tanto é que alguns integrantes foram substituídos mas as máscaras não foram alteradas, vejam o quão forte é a imagem do Kiss!!! Quer se impressionar mais ainda!? Simmons e Stanley planejam suas aposentadorias!!!! Não é fácil manter o pique da banda quando seus integrantes já passaram os 60 anos de idade, os caras sabem que o rendimento cai, ainda mais quando se fala no Kiss que chega a fazer um espetáculo e não apenas um show! Para não manchar a imagem da banda e não alterar em nada as pirotecnias... em um determinado momento Gene e Paul se aposentarão... Há pessoas sendo treinadas para substituí-los, e fazer exatamente as mesmas performances!!! Seria o Kiss a primeira banda eterna!? Gene Simmons é um cara genial!!!

Rock n` Roll é coisa séria! É trabalho! É mercado... Há várias coisas funcionando atrás dos palcos no cotidiano dos músicos, há muita coisa rolando que você nem sabe, mas é o que fortalece e sustenta a imagem de uma banda!!!!

Outro exemplo.... Ontem eu estava assistindo o DVD do AC/DC no estádio do River Plate.... Um show incrível diga-se de passagem! Os argentinos são malucos!

Antes de começar o clássico "Highway To Hell" Enormes luzes piscantes traziam a imagem do boné de Angus e os famosos chifrinhos que tanto assustavam as tiazonas de igreja nos anos 70s! Nisso o plano de enquadramento abre e filma o palco de longe... Você vê essa imagem em tamanho destacável piscando na sua frente, depois disso Angus puxava os primeiros acordes da música! Fabuloso conceito de MKT dos caras! Genial! Tudo muito bem pensado, aproveitando para fortalecer a imagem da banda junto com o maior clássico deles!!!


Comunicação, fortalecimento de imagem, marketing, apelo visual, exagero, extravagâncias, tendências... tudo isso faz parte do nosso tão querido Rock n` Roll!!!

O que falar do Nirvana e sua maneira desleixada de ser e de fazer música!? Calças rasgadas, tênis de lona (all star) e camisa de flanela!!! Cabelos esvoaçados! Praticamente o contrário dos dizeres de Sr. Simmons chefão do Kiss! Sim!!! O mundo mudou, logo o conceito mudou! Por exemplo... naquela época o Kiss tocava sem máscaras! Lembra?? Início dos anos 90, onde o Grunge ditou um lado mais simples e caseiro no Rock!!! Vejam... não há segredos!! Assim que as coisas funcionam!!! Música e rock também é um mercado de atuação!



E o Slash que nunca se apresenta sem seus óculos escuros e sua cartola!!! Desde 1987 a mesma marca, o mesmo apelo de imagem! Trinta anos depois os caras do GNR voltam com a formação clássica (parte dela!) e o cara está lá com sua cartola e seu par de óculos estilo aviador! Criou uma imagem, um conceito! Esse é o conceito "Slash" Há camisetas, há produtos.... A Gibson e a Marshall usam a imagem do cara para vender seus produtos! Há inúmeros mercados para tais conceitos!!



Ainda sobre o apelo visual, voltando décadas atrás, o que dizer do estilo bons meninos dos Beatles!??



E o topete de Elvis!? O blackpower e as roupas chamativas de Hendrix!!!??



Uns mais sérios, outros mais despojados, porém sempre cada um com seu conceito de imagem, fortalecendo suas características, fortalecendo seus direcionamentos de mercado, determinando uma época, conduzindo uma geração, sendo porta-voz de tal geração! Um ídolo possui fãs, possui seguidores, possui pessoas que gostariam de ser como eles! O fã ao olhar para o ídolo (imagem) trás tudo aquilo que ele queria ser, se identifica, se torna fiel aquela imagem... Por isso os caras nunca mudam, nunca se conduzem de outra forma, pode se passar décadas que seu ídolo está na ativa, o posicionamento artístico, a imagem sempre prevalecerá à tudo! Até mesmo ao tempo e a idade!!!



As épocas mudam! Novos artistas aparecem, aqueles que marcaram gerações anteriores continuam endossando seus conceitos e direcionamentos artísticos, pois uma mudança fragilizaria a imagem de uma banda! Eles continuam a retratar um momento vivido, virão novos fãs, os antigos fãs sempre irão querer se remeter à tal época de brilho de seus artistas, pais influenciam filhos, avós, influenciam netos, os caras precisam estar atentos nisso! Dentro desse fato os Rolling Stones fazem muito sucesso até hoje! E suas músicas, performances, cores e rimas são impecáveis!

Não podemos esquecer também de uma vertente mais séria e obscura do Rock n` Roll que é o Heavy Metal! Já não haviam tantas cores assim, já não haviam tanta irreverência, um visual mais sério e uma áurea mais fechada!!!!



Um visual mais austero! Um posicionamento mais discreto! Você analisa a foto e já entende do que se trata! Esse também é um dos segredos do marketing! Você há de olhar a imagem, seja ela qual for, não importa se você conhece o produto, mas em poucos segundo de análise dessa imagem você irá compreender do que se trata! Qualquer um ao olhar para essa foto do Metallica consegue entender ou ao menos presumir que se trata de uma banda de Heavy Metal!

A função do marketing é direcionar o produto! É conduzir esse produto até você sem a necessidade de ficar explicando algo sobre! Cada vez isso tem se tornado mais forte, pois cada vez o mercado (seja ele qual for!) fica mais concorrido, No meio musical com o passar das gerações o espaço fica menor e há gente nova surgindo, temos que estar atendo aos rumos de mercado... sempre! Pois novas tendências surgirão à qualquer momento, bandas novas surgirão, isso mudará os costumes de um público, os anos passam, as eras mudam, as pessoas adquirem novos hábitos, novas maneiras de ser e de se vestir, nisso inúmeros artistas vão se posicionando, moldando seu marketing nos costumes do público que pretendem atingir! O pessoal mais antigo mesmo que esteja com sua imagem formada estão sempre atentos, não mudam o seu formato de marketing! Isso não é necessário, mas hora ou outra acrescentam algo, para poder se comunicar com os novos fãs, que possuem outra cabeça, hábitos diferentes dos fãs mais antigos, para entender isso, analise essas duas formações na banda do madman Ozzy Osbourne!!


Uma imagem é da década de 80 (a primeira) a segunda da década de 90! Nem a posição dos músicos mudam! A banda se altera, passam-se décadas, novas pessoas entram e saem das bandas, mas a imagem está ali... Ozzy está ali! Sempre no centro! Por mais que ele envelheça, por mais que os anos corram, lá está ele sempre com a mesma imagem, no Black Sabbath... ele tem outro posicionamento.... roupas mais discretas, e seus inseparáveis óculos escuros estilo fundo de garrafa!!


Viram!?? A mesma pessoa, o mesmo personagem, porém mudou-se o foco, mudou-se o posicionamento, a imagem e o figurino certo!? O baterista original da banda (Bill Ward) por motivos contratuais não está mais fazendo os shows, eles tiram as fotos de divulgação em trio e tocam com um baterista contratado, não substituíram o cara! para não fragilizar a imagem da banda que já se perdura por uns 50 anos! A mesma coisa fez o Rolling Stones em relação ao baixista que saiu fora no início dos anos 90! 

O próprio Black Sabbath quando trocou de vocalista e trouxe aos os palcos James Ronnie Dio mudou o nome da banda, passou a se chamar Heaven and Hell, fazendo alusão ao aclamado disco com Dio!!! A imagem de ambos frontmans (Dio e Ozzy) era tão forte que preferiram mudar o rumo da banda!!!! Doido não!?



Engraçado que na formação do Heaven and Hell o baterista original também se ausenta e por ser uma outra formação da banda eles divulgam a própria em quarteto com um outro baterista fazendo parte do composto da banda e estando presente nos materiais de divulgação!

E o que falar da imagem de Lemmy Kilmster!?? Onde os cabelos longos, o chapéu e sua icônica barba durou até o fim de seus dias!



Novamente eu digo... Por mais que o tempo passe... Lá está a imagem do cara!!! Compare os dois retratos acima!!! É nítido o envelhecimento de Lemmy, mas a sua imagem se mantém e é o que fica na história do artista, na história de sua banda, a identificação que foi criada!

Por fim é isso! Assim que as coisas caminham! Há centenas de exemplos, poderíamos ficar aqui o tempo todo conversando sobre!!! Mas rock n`roll é isso! É mercado é posicionamento artístico, por mais que tal gênero transpareça a rebeldia, a falta de compromisso com as coisas, Rock n` Roll é coisa muito séria, ser rock star definitivamente é um trabalho, uma profissão, com inúmeros afazeres durante o desempenhar de suas funções! É um trabalho comum.. e não há segredos, há posicionamentos e condicionamentos de imagem! Os grandes artistas são o que são por que há muita gente envolvida nisso, nomes como Iron Maiden, Metallica, Kiss, entre outros, são verdadeiras empresas com inúmeros funcionários que trabalham de forma extremamente séria para que tudo aconteça em cima do palco, na frente das multidões! Rock n` Roll é uma profissão séria! E seus ídolos que são cultuados como verdadeiros super-heróis na verdade são grandes profissionais, uns donos das bandas, outros artistas contratados, mas de fato antes de subir nos palcos para esses caras o show já começou bem antes do que você possa imaginar!!!! Música é espetáculo é entretenimento, mas também é um mercado, onde para funcionar temos que ter inúmeras medidas administrativas! Essa é a parte "séria" do rock n` roll, muito mais consistente do que você poderia imaginar não é!?  Abraço à todos!!!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário