8 de novembro de 2017

Dicas Rápidas :: E o Guitarrista Canhoto!?


Olá Meu Povo! Como vão todos?

Eu sempre penso os posts de acordo com as dúvidas que surgem no cotidiano de músico! Aproveito até para colocar aqui assuntos que são pouco comentados! Acho importante tocar nesses pontos pouco explorados.

Uma dúvida que pode acontecer. E o guitarrista canhoto? Sabemos que os canhotos serão sempre discriminados nesse mundo.... Logicamente o guitarrista, quando vai começar à tocar e é uma pessoa canhota... Cai nessa dúvida... "Sou canhoto... E agora, o que faço?" Parece óbvio... Mas as coisas não são tão simples assim...




Digo isso por que essa pessoa que vos escreve é canhota! Sim... Rs.... Sou canhoto! Embora, nas fotos, nos vídeos e nas aulas vocês me veem tocando como destro....

Vou explicar minha história.... Quando comecei minhas aulas de violão... quatorze anos atrás (fazia aula junto com meu irmão), o professor, pegou o violão como destro... meu irmão também e eu fui na onda e fiz o mesmo! Eis que surge então um guitarrista destro, sendo uma pessoa canhota! Obviamente não fui o primeiro!

Pra ser sincero eu já venho torto de natureza! ahahaha... Pois no futebol sou meia direita.... Ou seja escrevo com a esquerda e chuto com a direita... Mas não toco guitarra com os pés! Hahaha...

O que aconteceu comigo!? Nem me passou na ideia que o canhoto invertia as cordas ou comprava um instrumento próprio para canhotos... Eu nem pensei que havia diferença... Sei lá... Eu não conhecia nada e acabei fazendo como meu professor na época fez.... passei dois anos tocando assim... Só fui alertado, quando tive que assinar uma reposição na escola que eu fazia aulas... Aí o professor viu que eu era canhoto! ;-) Fatos e histórias como essa não são difíceis de ocorrer.

Tive alguma dificuldade com isso? Não Nenhuma... Melhor assim?? Com certeza!

Não que eu fique dizendo para os guitarristas canhotos que eles devem tocar como destros... Se o cara já iniciou na música e já tem alguns anos tocando como canhoto, não tem o por que mudar isso! Quando o cara começa do zero sempre deixo a livre escolha... falo para tentar dos dois modos e ver o que lhe é mais confortável, porém não deixo de ressaltar a facilidade que é ser um músico destro.

As vezes você vai na loja e não tem um instrumento de canhoto! :-( As vezes você está na roda de amigos tocando violão e não pode tocar por que você é canhoto e precisaria de um violão específico para isso!

Logo o destro tem algumas facilitações, por que 90% do mundo se conduz pelo modo destro das coisas, os canhotos naturalmente representam a minoria.

Digo que o cara que vai começar a tocar e está nas primeiras aulas, ele deve checar os dois modos, como canhoto e como destro, e ver o que lhe é mais confortável... Já tive inúmeros alunos canhotos que optaram por trabalhar como destros! Mas também há aqueles que se sentiram mais confortáveis tocando como canhoto... Vai de cada um! Importante entender que sim... Instrumentistas canhotos usam um instrumento apropriado e que você pode testar ambos os modos! Mas não necessariamente tem que estar de acordo com o costume, você não vai ter dificuldades à mais por ser canhoto e aprender como um instrumentista destro... Até pelo contrário... Já li algumas pesquisas... Nada muito aprofundado que pessoas que exercitam os dois lados do cérebro tendem a desenvolver certas áreas que outras pessoas não desenvolvem! Está aí a dica de hoje!!!
Um abraço!




ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário