14 de junho de 2018

Papo no Backstage :: Antes do apito inicial!

Olá Pessoal! Beleza!!? Tirando um pouquinho as traças desse blog! Ando muito ocupado ultimamente não ando tendo muito tempo para atualizar o Guitar Tech! Porém, nas próximas horas teremos o que chamamos de "Maior festa do esporte mundial!" Sim.... A Copa do mundo! Queria ou não... É a maior festa que temos no esporte! Sim... o Futebol é o esporte mais popular do mundo, disso ninguém pode descordar! O que me chama a atenção em termos de copa é o 'enlaço' entre culturas, cores, ritmos e arte.


Sim! Ao meu ver futebol é cultura arte e entretenimento! É magnífico as seleções africanas e suas cores vibrantes e como isso se traduz em termos de cultura e futebol. Como esquecer a alegria e as comemorações excêntricas das seleções africanas após marcar um gol!? Cores vibrantes, culturas fortes,danças e ritmos exóticos e como resultado um futebol ousado, veloz e sempre muito aguerrido, uma maneira instintiva de conduzir a bola em campo! Os europeus sempre com cores mais leves, culturas mais refinadas e um futebol que preza pela técnica e tática! Os sul americanos.... Um híbrido de culturas, misturando cores fortes com cores mais brandas, tática, ginga, dança e técnica,tudo em um mesmo cardápio, porém não tão fortes como os africanos e não tão técnicos como seleções europeias... Nunca existirá um futebol tão preciso, tático e calculista como o europeu, assim como nada é tão intenso e vibrante quanto Brasil, Argentina, Uruguai e outros vizinhos! Os norte americanos!? Bom... futebol não se ganha no IPhone não é!? Mas eles estão se desenvolvendo.... A seleção feminina é uma das maiores com grandes feitos internacionais! Os EUA serão sede (junto com Canadá e México) da copa de 2026, que será uma copa mais ampla... com 48 seleções! Há investimentos e incentivos para o desenvolvimento do futebol norte americano! Talvez daqui uns quarenta anos eles sejam uma potência tal como Brasil, França, Argentina e Alemanha.
Acho incrível como uma cultura pode ser expressa através de cores, movimentos e manifestações (comemorações), onde cada povo tem sua expressividade dentro de um mesmo conceito, um mesmo esporte... E como há tantas diferenças culturais, dentro de um mesmo objetivo! Levantar a taça! Nunca me esquecerei da festa que o povo jamaicano fez após o país se classificar para seu primeiro mundial em 1998.
Eu conheci muitos países através das copas que acompanhei quando criança (1994, 1998 e 2002), lembro que comecei a me interessar por geografia em tal época quando a Romênia se destacou absurdamente em 1994, chegando as quartas de final (caiu contra a Suécia), eu tive a curiosidade em saber onde ficava esse país, qual era a capital do país de Hagi... o camisa 10 que marcou incríveis gols nessa edição da, assim como também me interessei em conhecer sobre a Suécia que deu trabalho aos brasileiros na primeira fase e também na semi-final! Fiquei curioso em conhecer algo sobre a Jamaica.... Por que achei incrível a festa que fizeram quando se classificaram (1998), queria saber sobre localização geográfica, idioma, cultura e capital dos países!
Não sou patriota! Mas torço para o bom futebol! Não sou desses que ficam gastando dinheiro com cornetas, bandeiras e bexigas verdes e amarelas! Aliás, acho isso bem chato! Torço para o espetáculo!
Prefiro não estabelecer uma relação clara entre política e futebol! Sim! ela existe! Eu sei... Mas sempre há a turma do amendoim dizendo que em época de copa do mundo o brasileiro esquece das questões sociopolíticas.... Dizendo que muita coisa ocorre por baixo dos panos nessa época. Na verdade a gente nunca lembra dessas questões, e sempre muita coisa acontece por baixo dos panos! Às vezes temos alguns lapsos de bons cidadãos, intelectuais politizados e começamos a pensar e falar bobagens! Se a copa atrapalha certas questões sociais? Vamos cancelar a copa! Vamos ver se cancelando um evento ocorrente durante um mês em um intervalo de quatro anos vai resolver toda a questão política de um país envenenado pela corrupção e interesses próprios! Eleições também ocorrem de quatro em quatro anos e muita gente só decide o voto na véspera!
O problema político do Brasil começou muito antes do Neymar saber que futebol existia! Parem de ficar dizendo que se o futebol não tivesse tanta atenção na mídia as coisas seriam melhores! Neymar é o craque em evidência! Não adianta viver de fábulas, o mundo é assim! Não fui eu, não foi você e nem o Neymar que fizeram as coisas assim! De onde vem o problema!? Eu sinceramente não sei! Única coisa que sei é que o brasileiro não tem o mínimo conhecimento de cultura e política e diz muita besteira! E esse monte de besteiras acaba se tornando maior a cada dia, virando um grande lixo de dizeres e conceitos, sem.... a mínima estrutura! Não concordo em um atleta ter a remuneração de mais de 80 milhões de Euros! Mas também tendo toda essa grana o cara pode investir em algumas melhorias sociais como ele faz com seu instituto! Acho que isso favorece muito mais o país do que essa meia dúzia de intelectuais de redes sociais que se agarram em qualquer manifestação instantânea de cunho político e cultural, batendo no peito com orgulho de sua nação e dizendo que quando um professor for mais valorizado que um atleta o país vai melhorar. Você já parou para pensar que talvez os professores aqui possam não ser de boa qualidade? Por que a estrutura geral da educação é péssima e a verba direcionada a educação é pequena e quando existente boa parte é desviada? Será que um professor é tão super herói assim? Será que não estamos olhando a cereja do bolo tentando adivinhar do que é o recheio! Será que nossas conceituações sociopolíticas são muito mais esculturais do que estruturais!? Será que você entende o que quero dizer!? Rsss.. Assim vamos melhorar o país! Semana que vem tudo termina em sessão da tarde, pipoca, filme e sofá!
Deixa o Neymar jogar a bola dele! O dinheiro que ele ganha, uma parcela é investido em melhorias sociais e lembrando que.... o Temer não bate penalty em final de copa do mundo!
O Brasil tem a cultura mais rica de todo mundo! O problema é que nós não conhecemos nossa cultura, música, cores, esportes.... dividem o mesmo lado da panela, se você ama um e despreza o outro talvez seu conhecimento em cultura seja muito superficial! Não conhecemos nossa cultura por que trocamos "Asa Branca" por "A flor e o beija-flor".
Futebol é arte e cultura... Assim como nossas cores, danças e músicas... Está tudo no mesmo viés! Boa sorte à todos os atletas envolvidos nesse evento maravilhoso! Boa sorte à todas as seleções, que ninguém se machuque, que vença o melhor, que o espetáculo seja garantido! Minha opinião!? França, Alemanha ou Brasil! Não... nenhuma 'zebra' vai surpreender!
Turminha do amendoim... Meros pseudo-intelectuais de redes sociais! Posts, likes e compartilhamentos só curam seus orgulhos fracos, superficiais de pessoas pessimamente informadas por manchetes de redes sociais! Ao meu ver.... Isso é doença mental, vocês deveriam deixar de lado um pouco o celular e buscar ajuda psicológica.... Tem muito IPhone por ai disfarçando certos desvios mentais e esquizofrenias não detectadas! A vida existe fora de uma tela de 5 polegadas! Você não pode reduzir seu intelecto à isso! Isso é suicídio! É doença! E que comece o espetáculo!!!!!!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário