12 de novembro de 2009

Campo Harmônico

Fala aí Galera!! Beleza!!???

Agora falaremos de um assunto de extrema importância dentro da música, o Campo Harmônico.
O Campo Harmônico, é um conjunto de notas que definem uma tonalidade, lembrando que, você não precisa estar sempre 100% no tom, pode-se quebrar essa regra, muita gente 'escapa' do campo harmônico, e elabora cadências, no mínimo interessantes, como nesse exemplo da música Pull Me Under do Dream Theater, onde o John Petrucci usa a cadência em um dos versos: (E5 C5 C#5 G5 B5).

O acorde C#5, está fora do Campo Harmônico de Mí Menor, como essa cadência não tem a nota Fá, também podemos pensar como tonalidade o Dó Maior, que seria interessante também, por que o C#5 formaria o Modo Frígio, enfim, vai saber qual foi o raciocínio usada pelo Petrucci nessa cadência, o que nos interessa, é que, não precisamos de maneira alguma nos prender as notas do Campo Harmônico, e as vezes notas que estão fora dele, são muito bem vindas.

Enfim... Voltando ao assunto inicial temos o Campo Harmônico Maior, e o Menor, íremos estudar e analisar detalhadamente os dois, Começando pelo Maior.

Campo Harmônico Maior:
Formado pelos seguintes Graus:

I          IIm          IIIm          IVM          VM          VIm          VII°
     \/            \/               \/               \/           \/              \/
  1tom       1tom       1/2tom        1tom         1tom         1tom

Ok!!! então essa é a chamada fórmula do campo Harmônico Maior, você pode encontrar os acordes tanto pensando nos graus, como pensando em tons, vai da melhor forma que você se adaptar.
Abaixo segue alguns exemplos do campo harmônico montado, para você ver realmente como funciona.

 I          IIm          IIIm          IVM          VM          VIm          VII°
C         Dm           Em             F               G            Am            B°
      \/             \/               \/             \/             \/             \/
  1tom        1tom        1/2tom       1tom          1tom         1tom
Campo Harmônico de Dó Maior, esse tom, não possui acidentes.


I          IIm          IIIm          IVM          VM         VIm         VII°
G         Am           Bm             C              D            Em          F#°
      \/             \/               \/             \/            \/            \/
   1tom       1tom         1/2tom       1tom        1tom         1tom
Campo Harmônico de Sól Maior, agora começam a apareçer os acidentes musicais, como o F#°


Agora veremos, o Campo Harmônico Menor, que é formado à partir do sexto grau do maior, Sim, isso nos leva a concluir que o Campo Harmônico também é relativo, e que se o menor começa do sexto grau do maior, o maior vai começar do terçeiro grau do menor!!!
Campo Harmônico Menor:
Formado pelos seguintes Graus:

Im         II°         IIIM         IVm         Vm         VIM         VIIM
       \/           \/               \/           \/           \/             \/
    1tom    1/2tom       1tom       1tom       1/2tom       1tom

Está aí a fórmula do Campo Harmônico Menor, observe com ele segue fielmente a sequência do Campo Harmônico Maior, começando do sexto grau.

Abaixo segue alguns exemplos

 Im         II°         IIIM         IVm         Vm          VIM         VIIM
Am        B°            C           Dm           Em            F               G
        \/            \/            \/             \/            \/             \/
    1tom      1/2tom    1tom         1tom        1/2tom       1tom
Campo Harmônico de Lá Menor, sem ocorrência de acidentes musicais.


 Im         II°         IIIM         IVm         Vm         VIM         VIIM
Em        F#°          G            Am          Bm            C              D
       \/             \/             \/            \/            \/            \/
   1tom       1/2tom     1tom        1tom      1/2tom        1tom
Campo Harmônico de Mi Menor, com ocorrência de acidentes musicais.


Nos exemplos acima utilizei os mesmos exemplos do C. H. maior, para você entender bem o lance do relativo.
Abaixo seguem alguns exercicíos, para quem quiser treinar o Campo Harmônico.

C.H. Maior:

C- ___ - ___ - ___ - ___ - ___ - ___
D- ___ - ___ - ___ - ___ - ___ - ___
F- ___ - ___ - ___ - ___ - ___ - ___
B- ___ - ___ - ___ - ___ - ___ - ___
Eb- ___ - ___ - ___ - ___ - ___ - ___


C.H. Menor

Am- ___ - ___ - ___ - ___ - ___ - ___
Gm- ___ - ___ - ___ - ___ - ___ - ___
Dm- ___ - ___ - ___ - ___ - ___ - ___
Bbm- ___ - ___ - ___ - ___ - ___ - ___
Ebm- ___ - ___ - ___ - ___ - ___ - ___


Qualquer dúvida é só me contatar, quem fizer os exercícios, e quiser parrar pra eu corrigir, fique à vontade
e-mail: ramon.domingoos@hotmail.com


ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário