11 de novembro de 2009

Penta Blues

Boa Noite Galera!!!
Nesse post, falaremos sobre a Penta Blues, ela segue a mesma linha das pentatônicas convencionais, porém com a quinta diminuta incluída na escala, essa nota é caracterizada, como Blue Note, a nota que caracteriza a escala, e uma nota de muita ocorrência em improvisos de Blues, portanto, primeira regra do Blues: Abuse e use da quinta diminuta em seus improvisos....
A penta blues não possui maior, é apenas uma escala menor, portanto não contamos com o raciocínio relativos das escalas..
Vocês devem estar se perguntando!!!
Então como improvisarei em um tom maior!!!??
Está aí a grande sacada, e talvez o grande mistério do blues, Costuma-se improvisar em um tom maior usando o tom menor desse mesmo tom maior, simplificando as coisas.
Se você tem um blues em Lá Maior, você irá usar a penta blues de Lá Menor, se você tem uma blues em Sól Maior, você improvisa em em Sól Menor e assim por diante.
Nessa escala quando se trata de um blues em tom maior você improvisa no mesmo tom, mas focando no tom menor, como nos exemplos acima.
Isso gera uma reação louca entre Harmônia e melodia, caracterizando o blues como um estilo triste, e altamente profundo, com um felling inigualável.
Por isso o blues em tom maior é muito mais ocorrente que o blues em tom menor.
E em relação ao tom menor, segue a mesma coisa das escalas convencionais, se é Sól Menor, você improvisa em Sól Menor, se é Dó Menor você improvisa em Dó menor e assim segue...

Enfim, chega de blá blá blá...e vamos aos shapes!!!!


Segue o mesmo padrão, o número ao lado indica a casa que você começará o modelo, e a nota em vermelho, indica a tônica do modelo!!

ROCK!!!

9 comentários:

  1. Ainda não entendi muito bem essa parada aí, porque ainda não estudei muito bem isso. Mas hoje eu tava aqui com a guitarra na mão, me deu uma vontade de tocar blues, comecei a improvisar uns pequenos trechos aqui, saiu até legal. EAHUAEH!

    Quando eu chegar nas férias da facul, vou estudar blues também, é um ótimo gênero musical.
    Por que conteúdo você me indica começar? Valeu.

    ResponderExcluir
  2. fala aruâ blz cara!!?? o blues mexe muito com improvisação e isso é muito legal.. improvisar é algo nao muito fácil e exige estudo e conhecimento do instrumento e do estilo!!! primeiro passo de todos... ouça muito blues.. pra entender e captar um pouco da essencia, saia caçando coisas de BB King, Gary Moore, Robben Ford, Jeff Beck, Eric Clapton, Derek Trucks, Buddy Guy, Steve Ray Vaungh, Eric Johnson, Jimi Hendrix, até mesmo Jimmy Page e Angus Young, pois tinham muito dessa sonoridade...
    vai reparando as técnicas que eles usam... o jeito que tocam, como disse o Blues é baseado em improvisação não tem uma regra certa para seguir por isso que temos blues bem distintos, o primeiro passo é conhecer a fonte, ouvir esses caras que sao icones para o estilo, após isso estude as escalas, a blues a penta, a blues sete, estude alguns padrões e cliches harmonicos pois também é importante.. e também veja alguns licks e exemplos de solos... no blog tem tudo isso.. é interessante também tocar alguns temas dessa galera, dessa forma você absorve muita coisa, depois meu caro.. vá improvisar...por que isso é blues, essencia, originalidade, o simples fato de nao ter algo 100% concreto podendo cada vezs q a musica é tocada soar diferente, o jazz tbm é assim, oq de certa forma é um grande desafio!!! e é aquilo saber improvisar seja rock blues jazz só se aprende improvisando...entao maos a massa.. se precisar de um material extra, playbacks e talz da um toque tenho td aqui

    grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah, beleza. Vou então ver alguns vídeos live desse pessoal. Eu até escuto e curto bastante blues, gosto demais de BB King, Eric Johnson e Stevie Ray.
    Daí nas férias vou estudar as escalas. Valeu pela dica. \o

    ResponderExcluir
  4. tá no caminho cara.. é isso aí!!! ouvir ver vídeo analisar a negada tocar é uma grande 'aula' vc aprende mto, o blues é um som mto expressivo, entao é legal sempre ir dando uma olhada no q a negada faz!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Desculpe upar um post antigo!

    Essa ordem dos shapes que colocou,é essa mesmo?Tipo,estou tocando em Am (solo),na penta blues,eu vou tocar esse 1º shape,aí vou passando pro 2º e 3º e etc.?Assim como está nas imagens?

    É mais ou menos assim?

    ResponderExcluir
  6. imagine!!! que desculpa o que!!! hehehe não tem dessa não se tem dúvida tem que perguntar mesmo!!! hehehe

    sim é essa a ordem, pois o primeiro shape parte da nota Lá.. aí segundo terceiro e assim vai!!

    abração!

    ResponderExcluir
  7. cara, me tira uma dúvida. porque tem 6 notas se os shapes são de penta???
    não sei como a pentablues funciona direito aí e bateu essa dúvida. se puder responde ae! vlw?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, são seis notas mesmo. São as cinco notas da pentatônica mais a blue note (o trítono).

      Penta blues é um nome fictício, apenas uma convenção arbitrária.

      A penta blues tem as notas da "penta m7" (T, 3m, 4J, 5J e 7m) + o intervalo do trítono, a quarta aumentada ou quinta diminuta que atuam apenas como notas de passagem ou tensão na música.

      Excluir
  8. fala Ediberto!!!!! aqui quem escreve é Ramon Domingos.... sou dono do Guitar Tech!!! me passa um email de contato seu e eu mando a explicação poe lá!!! fica mais viável!! será um prazer te ajudar! abs

    ResponderExcluir