Bom Dia Pessoal!!
Seguimos então o estudo sobre os modos, e hoje começaremos a ver os modos maiores (Lídio, Mixolídio).
Começando pelo Lídio que é um modo maior com a quarta aumentada apesar dessa dissonância relativamente tensa, quando aplicado o Lídio se apresenta como um modo calmo, bastante popular entre guitarristas como Steve Vai, John Petrucci, entro outros, ele apresenta a seguinte configuração:
T 2M 3M 4A 5J 6M 7M
Agora aplicaremos essa cadeia de intervalos em algumas tonalidades para ver o que temos.
Exemplo em Lá Lídio: T 2M 3M 4A 5J 6M 7M
A B C# D# E F# G#
Exemplo em Mí Lídio: T 2M 3M 4A 5J 6M 7M
E F# G# A# B C# D#
Ao analisar as cadências formadas pelos intervalos acima observamos que no primeiro exemplo as notas do Lá Lídio reflete com exatidão as notas do Campo Harmônico de Mí Maior e o Modo Mí Lídio reflete corretamente as notas do Campo Harmônico de Sí Maior, então podemos concluir que a tonalidade natural do Modo Lídio está no quinto grau do próprio modo, então, por exemplo se fomos improvisar em Mí Lídio podemos pensar na escala natural de Sí Maior, devido à essa relação.
Abaixo seguem mais alguns exemplos.
Sól Lídio = Ré Jônio (Modo Natural Maior)
Dó Lídio = Sól Jonio
Fá Lídio = Dó Jônio
Ré Lídio = Lá Jônio
Modo Lídio e o Improviso: O Modo Lídio é um modo maior que tem sua quarta aumentada, como já falamos nos modos é interessante focar bastante nessas notas que caracterizam o modo como a própria quarta aumentada, a terça maior, para então ficar bem nítido o modo que estará sendo usado, como é um modo maior podemos achar seu relativo menor e improvisar por ele.
Da seguinte maneira, pegando o Mí Lídio como exemplo, Mí Lídio está no quinto grau do Campo Harmônico, como já vimos anteriormente então teremos.
Mí Lídio = Escala Natural de Sí Maior > Relativo Menor = G#m.
Logo concluímos que no Mí Lídio, fazendo todas essas adaptações teremos o G#m para improviso, e isso serve para todos os tons.
É isso aê galera, esse é o modo Lídio, um modo bem popular entre os guitarristas, que apesar de possuir essa dissonância tensa ele acaba soando bem suave, e para terminar toda esse nosso estudo sobre o Lídio vou deixar uma piadinha fenomenal para vocês:
Como todos nós sabemos nosso querido atacante tetra-campeão do mundo em 1994 o Romário, que no momento está tendo todos os seus bens caçados pelo estado por estar devendo uma grana preta por aí... ele toca guitarra, sim ele toca guitarra. E vocês sabem qual o modo grego que o Romário mais gosta de usar!!??
R.: O Fá Lídio!!! HEHEHEHEHEHEHE
Bom, terminamos então de maneira harmoniosa esse nosso papo sobre o Lídio, próximo post será sobre o outro modo maior o Mixolídio, mas sem direitos a piadinhas infames...Heheheh!!!!
ROCK!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário