18 de abril de 2010

Entrevista :: Ramon Domingos

Olá Pessoal!!!


Hoje vou postar uma entrevista que meu amigo Danilo fez comigo!
ele sempre curtiu as entrevistas que faço no blog e decidiu fazer uma entrevista comigo, fico grato pela iniciativa e pelo espaço de estar mostrando um pouco do minha experiência como músico...


Valeu Danilão!!!





1- Quando você começou a estudar guitarra?
Comecei aos 16 anos, no dia 03/10/2003, fazendo aulas particulares com um professor que morava perto de casa, começou eu e meu irmão, logo meu irmão desistiu e foi tocar batera, e eu fui ter aulas em uma escola na cidade de Americana-SP, posteriormente a isso comecei a fazer aulas com Heitor Mazzotti em Piracicaba-SP, atualmente atuo como professor em algumas escolas e ministro aulas particulares.
2- Quais foram suas principais influências quando começou a tocar?
Sempre tive várias influências, dos mais variados gêneros e creio que de certa forma isso veio a acrescentar muito no meu estilo de tocar, logo no começo Adrian Smith e Dave Murray do Iron Maiden me inspiravam bastante, logo após isso comecei a aprender escalas e técnica, passei a curtir muito Randy Rhoads, Eddie Van Halen e Zakk Wylde, depois me aprofundei ainda mais nos estudos e passei a ouvir e estudar muitas coisas de guitarristas como Kiko Loureiro, Edu Ardanuy e John Petrucci, tive uma época que comecei a me ligar um pouco em Música Clássica, então Jason Becker, Paul Gilbert, Francesco Fareri, Michael Romeo, Yngwie Malmsteen e Vivaldi, foram os ícones que escolhi para estudar esse tipo de música, atualmente ando estudando muito Musica Instrumental coisas como Steve Vai, Joe Satriani, Jeff Beck, Heitor Mazzotti, Frank Gambale, Joe Pass e Pat Metheny.
Acredito que de um modo geral, minhas principais influências que realmente determinaram meu estilo de tocar e contribuíram muito para o meu desenvolvimento são, em primeiro lugar, meu professor, Heitor Mazzotti, Steve Vai, que para mim é o melhor guitarrista de todos os tempos, Joe Satriani, Jeff Beck, Randy Rhoads, Kiko Loureiro, Eddie Van Halen e Francesco Fareri.
3- O que você acha do momento atual da música brasileira? Qual sua
área favorita nela? E como está essa área?
O momento atual é simplesmente ridículo!!! O Brasil é um país muito rico, culturalmente falando, mas o grande problema é que nosso povo costuma não dar valor a isso, então vemos aberrações como sertanejo universitário, funk, axé, pagode, entre outros, dominando a cena musical e incorporando isso como música brasileira, o que de fato não é, trazendo um pouco para o nosso lado, o Rock também está em crise, enquanto vemos nossos grandes artistas, como Angra, Sepultura, Hangar, entre outros, estourando de fazer sucesso na Europa e Ásia, aqui vemos a Moda Emocore dominar a cena, com músicas ridiculamente pífias e ignorantes, que não possuem significado algum, são essas escórias musicais que temos que aturar como ‘artistas do momento’. E o Rock Brasileiro da década de 80/90!!!?? Essas bandas perderam muito espaço...
A área que mais gosto, com certeza é o Metal! Primeiro pela fidelidade entre artista e público, gosto dessa troca de energia, o cara que é fã de Iron Maiden sempre será fã de Iron Maiden, irá a todos os shows apoiar seus ídolos e cantar as músicas, depois pelo nível técnico, que no Heavy Metal é bem evidente...
A área musical do Heavy Metal, no Brasil e no mundo está um pouco em baixa, perderam um pouco de espaço para essas bandas descartáveis de hoje em dia, fazer heavy Metal não é fácil, pois é uma musica provocante no sentido intelectual e 90% do povo brasileiro não gosta de pensar, o que faz com que tal estilo fique realmente muito segregado, a execução técnica não é fácil, não há incentivos e apoio para esse estilo e o público é muito seleto, porém muito fiel aos seus ídolos!
A internet trouxe facilidades no quesito ‘Ser Músico/ Artista’ tornou de fácil acesso qualquer tipo de música e aproximou bastante o vínculo Artista-Público, hoje é muito fácil gravar e é muito fácil disseminar isso, por isso que vemos certos artistas cujo as músicas não tem valor ideológico nenhum. A meu ver isso é deprimente para um país que possui e já possuiu tantos talentos.

4- Conte-nos sobre sues projetos musicais?
Estou começando a compor alguns sons instrumentais que serão parte do meu projeto solo, cuja abordagem musical será Rock Instrumental, pretendo futuramente grava-las para ter algo de minha autoria.  Toco em uma banda instrumental de Jazz/Blues, e em uma banda de Prog Metal, chamada Oathkeeper, ambas encontram-se em processo de pré produção, e também estou com um projeto em conjunto com alguns músicos e com a prefeitura de Santa Bárbara D Oeste chamado Música para Todos, que visa através de aulas teóricas e práticas trazer um pouco da nossa cultura musical para as grandes massas, tal projeto encontra-se em fase de aprovação pela própria prefeitura da cidade.
5- Que equipamentos está usando?
Atualmente estou com uma guitarra Tagima/Memphis MG-230, um violão Giannini, um ampli Meteoro e outro Ampli 100% valvulado da TubeAmp.
Costumo usar um Set simples, apenas guitarra e amplificador, as vezes o simples é muito eficaz, já usei alguns pedais analógicos e outros digitais, desencanei um pouco disso e passei a dar prioridade para o real timbre de guitarra.

6- Tem alguma dica de estudo para os guitarristas que estão começando agora?
Sim!!! Claro!!! sempre temos né!! hehehe!!! em primeiro lugar estabeleça seus objetivos, defina o que você quer dentro da música, se quer algo só para hobby ou algo mais profissional, tenha boas referências musicais, escute vários estilos de música, seja sempre aberto para várias influências e bandas, Toque!!! toque com várias pessoas, tenha bandas e bandas!!! estude, estude muito e sempre vise o progresso!!!
Agradeço imensamente ao Danilo, batera de Brasília pela iniciativa da entrevista e por me dar a chance de estar passando um pouco da minha visão e das minhas experiências como musico!!!

Valeu Danilo!!!

Obrigado a todos que acessam!!!



ROCK!!!

Um comentário: