Fala Pessoal!!!
Como vão todos??
Bom...hoje continuando nossos estudos sobre licks modais, vamos falar sobre o Lídio, que é o modo maior com a quarta aumentada.
Sua cadeia intervalar fica a seguinte: T 2M 3M 4A 5J 6M 7M
Exemplo em Mi Lídio: E F# G# A# B C# D# <- Si Jônio
Exemplo em Lá Lídio: A B C# D# E F# G# <- Mi Lídio
Prestem bem a atenção no modo Lídio, pois ele vai gerar o Jônio do seu quinto grau, ou seja, em termos de escala ou Campo harmônico para simplificar a idéia, podemos pensar o quinto grau do modo...
Para improviso uso geralmente essa formula: Modo - V do Modo - relativa menor....
ou seja no Mi Lídio por exemplo, penso o Jônio dele, o Si Maior, e o relativo do Si, o Sol Sustenido Menor, uso então a escala de G# Menor, para improviso, enfatizando os acidentes modais, em relação á Mi, para deixar o modo bem claro...
Bom... de teoria é isso aí, vamos agora pra a aplicação prática...
O Lick 1 foi montado pensando no Si Jônio é uma progressão em palhetada alternada com digitação de três notas por corda.
O Lick 2 foi montado em cima de um arpeggio de Mi Maior, enfatizando a dissonância modal no Tapping
Já no terceiro, pensei no Sol Sustenido Eólio para elaborá - lô é uma progressão que começa com três notas por corda, depois cai em uma linha com quatro notas por corda, um ótimo treino de técnica!!!
É isso aê!!! espero que tenham gostado...agradeço a todos acessos e todos os comentários valeu mesmo, o carinho e o apoio de vocês são fundamentais para o crescimento do blog e da guitarra no Brasil!!!
Já estamos também planejando novas entrevistas!!!
ROCK!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário