20 de janeiro de 2011

Edificando Valores


A tarefa do educador seja ele de qualquer segmento educacional não é fácil, uma tarefa complexa que exige domínio total do assunto que é tratado. Além do conhecimento efusivo dos conteúdos, ainda lhes cabem a tarefa de transmitir os dogmas de maneira dinâmica e completa.
No meu papel de educador musical prefiro sempre transitar pela via mais objetiva, prática e inteligente, sempre falo, temos uma imensidão de caminhos para chegar a um lugar, vamos pelo lado mais objetivo de certa forma o mais abrangente?

Porém vejo que a tarefa de um educador musical não se restringe apenas aos conceitos práticos e teóricos gosto de garimpar mais a fundo na ambição de conseguir preciosidades únicas.
Estou falando em trabalhar não somente o lado musical do aluno, mas sim o modo pelo qual ele enxerga as coisas, acredito que a música como uma entidade artística é uma grande responsável por transmitir culturas e mensagens, as quais serão absorvidas por aqueles que venham a desfrutar dessa entidade, está aí um segmento muito interessante e essencial na educação musical não adianta nada o aluno saber tocar composições exuberantes, sendo que ele não sabe ou não consegue assimilar o conteúdo das letras de Chico Buarque por exemplo, e que essas letras foram responsáveis por um período histórico que mudou a política do Brasil, temos que colaborar na construção, na edificação de seres pensantes, acho fundamental ensinar os alunos não apenas a executar, porém ensina-lôs a pensar, a descobrir caminhos, alternativas dentro de um acorde ou escala, isso afeta profundamente no modo de vida do individuo, o livre pensador vai mais longe, vê uma estrada mais comprida, vê novos caminhos, o livre pensador contesta, dúvida, pergunta, não se prende a verdades até então sólidas, vê que de sólido nesse mundo só existe o seu modo de analisar algo.
Na música as coisas funcionam assim, pelo menos na minha visão, na estrada que trilhei, só existe uma verdade, a verdade que nada é uma verdade absoluta.

Não concordo em apenas montar um Dó Maior na guitarra isso não me satisfaz, gosto de saber o que há por dentro desse acorde, o que posso fazer com ele, para onde posso ir com esse acorde, e assim descobrir uma imensidão dentro da música, onde cada acorde é um universo e nós meros viajantes, os quais passaremos a vida a explorar esse território, e cada vez mãos que acreditamos que chegamos ao fim, vemos que ainda não saímos do começo e pelo jeito nunca sairemos, também nunca teremos a real idéia do tamanho desse universo, vemos que quanto mais se aprende, quanto mais ao longe vamos mais essa estrada cresce.
Trabalhar nessa área musical tem seus desafios, cada aluno tem a sua personalidade, dificuldade e interesses distintos, temos que trabalhar de forma personalizada, uns tem o raciocínio mais rápido e inteligente, outros precisam de um trabalho um pouco mais intenso, então passo a semana com cerca de quarenta nomes na cabeça, onde sei exatamente o que tenho que trabalhar com cada um, e os pontos que devemos ser mais delicados para trabalhar de forma bem dinâmica as dificuldades do aluno, nessa parte temos que ter um cuidado imenso, pois em alguns casos a dificuldade acaba virando desistência e isso não é nada agradável, pois o estudante fica com aquela impressão de fracasso, de incompetência, coisas que realmente não existem todos nós somos capazes das mesmas virtudes e fracasso não existe, não sei nem a razão pela qual esse termo está em nossos vocabulários e dicionários, pois as pessoas não fracassam elas desistem e a desistência é parar no meio do caminho, romper um processo de aprendizado que poderia futuramente falando ser muito importante, faço de tudo para evitar esse aborto, parar no meio do caminho é se recusara conhecer um universo de conhecimentos que há mundo à fora, não falo restritamente da música mas sim da vida, o que para mim significa um grande e eterno acúmulo de conhecimentos e se você se estaguina, você não você passa a viver a vida em uma espécie de “Coma Intelectual”.
A música me trouxe valores vitais, valores dos quais mudos toda minha perspectiva, valores que fazem de mim o que penso, o que falo, o que sinto e o que aprendo. A música me trouxe humildade, disciplina e o mais importante, ideologia, ideologia de viver, pois somos frutos de nossas concepções intelectuais.
Saber ouvir os mais experientes, pois eles são dotados de conhecimentos e estão na estrada a mais tempo e mostram as curvas perigosas que devemos evitar, Pensar! Pensar antes de absorver qualquer conteúdo, o ser ideológico sai na frente vê o conhecimento de outra dimensão.

Percebi ao longo da minha vida musical que se eu não sentar e estudar eu não serei nada se eu não tiver perspectiva eu não sairei da primeira marcha.
A vida é um enorme desafio, uma grande superação de limites, cada minuto vivido é um aprendizado, desenvolvi ao longo desses anos disciplina e gosto por esse verbo muitas vezes  mal visto “ESTUDAR”!
Vi em um mundo vítima de um capitalismo trucidante que sem estudo não há progresso, não falo em se tornar uma pessoa de patrimônios largos, por que dinheiro é muito pouco, dinheiro é só papel, dinheiro é apenas um passaporte para uma alegria falsa e ilusória, dinheiro é a posse medíocre da nossa pobre e fraca elite social, falo de conhecimento do qual o acúmulo só trás benefícios mutuo, não quero chegar ao fim dos meus dias sentado em uma montanha monetária, quero chegar lá sabendo que passei adiante aquilo que acumulei, pois assim me faço imortal.

Não podemos cair nos tentáculos do imperialismo capitalista sendo dogmatizados por valores falsos e destrutíveis não estamos aqui para servir de iscas dessa alienação capitalista, que nos rotulam, que nos diferenciam em classes, que gera a segregação, resultando em violência, resultando em toda essa droga que é nosso mundo atual, tudo isso é falta de relações humanas que o sistema capitalista nos cega, e esquecemos que não somos maquinas programadas e sim seres humanos, hoje já não há mais interação, as pessoas somente vivem para trabalhar e acumular riquezas e esconder todo o seu patrimônio com medo que esse seja tirado de sua posse como se isso, se todo o bem material fosse a grande razão da vida, acredito que o nosso papel aqui é bem mais fraterno do que o individualismo indigesto na qual se encontra nossa sociedade inserida nas chamas ardentes pelo sistema governamental que nos é imposto.

Quando falamos de capitalismo não podemos desconsiderar a música midiática, a música catalogada, música de prateleira, enfim a música-produto que está totalmente atrelada a isso. Temos hoje uma explosão no segmento Sertanejo Universitário, onde duplas se espalham e se multiplicam Brasil a fora, de norte a sul, leste a oeste. Vejo inúmeros profissionais do ramo musical encontrar seu lugar ao sol dessa maneira, rende dinheiro, enriquece, trás fama, popularidade, mas de que tudo isso adianta sendo que você acaba sendo desonesto consigo mesmo, indo contra o propósito de ser artista, tocando por dinheiro, não condeno os músicos que nessa embarcam  pois estão amordaçadas pelo regime capitalista, viver é preciso, vive-se então para o dinheiro.
Escolhi o caminho mais difícil, mais árduo, mais sacrificante e menos reconhecido, escolhi tocar por amor, por satisfação, por sinceridade, escolhi ensinar, compartilhar meus conhecimentos, não aceitei a rédeas que a tentação capitalista nos insere, gosto de ser construtivo, e luto dia a dia para mostrar que devemos valorizar a arte como expressão e não como produto.
Escolhi lutar contra a música midiática e momentânea, por que ela é muito vaga, superficial e não nos dá o devido direito de reflexão, é uma arte falsa! Voltando a nossa estrada vejo que quando tomas esse caminho o caminho dos aplausos, do sucesso, segues na contra mão passando por cima de si mesmo desrespeitando seus próprios objetivos.

O caminho do conhecimento é sempre mais longo e difícil, quando tomar esse caminho tem que estar ciente dos buracos e desníveis nele presente. Porém é um caminho que vai lhe ensinar muito, você pode até cair ou se perder nessa longa jornada, mas a sede da inquietação contigo sempre estará e o levantará quantas vezes for preciso, até chegar a um determinado momento onde nada mais o derruba, as tempestades vem e você as supera facilmente e assim o horizonte vai se tornando cada vez mais amplo.
Me orgulha muito quando vejo alguns alunos prezando pelo lado construtivo da música e pegando o mesmo caminho que peguei anos atrás, esse caminho que um dia alguém me ensinou hoje eu os ensino, e dentro de uma sala de aula na mutualidade do conhecimento fico muito satisfeito em ver a expressão de conhecimento estampadas em suas faces, sobressalente em seus olhos , a concentração, o questionamento, as dúvidas, a inquietação e a vontade de aprender e de caminhar sempre descobrindo novos rumos me alegra muito, me faz ver que estou conseguindo cumprir com a minha proposta.
Dessa forma eles aprendem desde cedo a lutar por seus objetivos, lutar com garra, amor, perseverança e objetividade.

Indo contra as opiniões do senso comum acredito que a música não seja dotada de dom ou talento, música é uma grande mistura de fatores vitais que sem eles não temos sustentação, porém eles não ‘nascem’ com o indivíduo podemos adquiri- lôs através de nossa estrada.
Em primeiro lugar o amor, amor por aquilo que você faz, o primeiro e mais essencial de todos os fatores, tendo amor pela música, você desencadeia todo o resto, coragem para defender seus objetivos e continuar sempre firme em sua estrada, perseverança, a música não é fácil exige disciplina e estudo, temos que perseverar dia a dia, eu sempre digo o aprendizado é diário, o guitarrista que eu fui ontem, hoje para mim já não interessa mais tenho que estar melhor a cada dia, humildade é outro fator essencial, saber ouvir saber que existe gente mais bem preparada que você e que tem muito a lhe ensinar, inteligência, algo muito importante pois sem ela você não deslumbra novos horizontes.
A música é tudo isso, um conjunto de fatores dos quais ninguém é concebido com eles, porém estão aí a sua disposição e você pode conquistá – lôs.
Busquem sempre por mais e mais conhecimentos, o saber nunca ocupa espaço e só nos trás benefícios, conteste, duvide, pergunte, pense em tudo antes de absorver, dessa forma você não será só mais um fantoche nesse espetáculo de falsidades e mediocridades, e sim o protagonista de um dos mais lindos espetáculos da vida, o espetáculo do conhecimento!
Faça de sua estrada o mais belo caminho para os outros em que nela trilhar encontrar o real sentido da vida!

ROCK!!!

12 comentários:

  1. "...quero chegar lá sabendo que passei adiante aquilo que acumulei, pois assim me faço imortal."
    Acho que sei em quem vc se inspirou pra escrever isso... hehe
    Parabéns cara! Belo post, o Brasil precisa de mais gente assim como vc!
    Flww!
    Abraço ae!

    ResponderExcluir
  2. hehehehe mais ou menos por aí, pois quando vc passa suas experiencias para outras pessoas, vc passa um pouco de si mesmo!!!

    valeu cara cara obrigado por ter lido e comentado

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ptz, escrevi um texto gigante aqui, e perdi quando fui logar -_-"""
    Então, fica os Parabéns pelo texto!

    Fico feliz com a sua responsabilidade sobre seus alunos, já ouvi falar muitos usam o método pra omitir essa responsabilidade!

    Fico triste por ter perdido meu texto gigante, pq ele estava contemplando melhor seu texto, enfim, fazer o que.. fica pra próxima!

    Parabéns, and keep rockin!
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. fala aí!!! meu chará!! hehehe tudo ok!?
    uma pena vc ter perdido seu texto pois gostaria muito de ler.. muito obrigado pelos parabéns.. valeu por ter lido tbm e ter compartilhado um pouco da minha filosofia de ensino!
    peço a vc que se possível não precisa ser momentaneamente mas q reescreva seu texto pois queria muito ler!!!

    muito obrigado amigo

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Grande Ramon!!
    Demorei mas estou aqui, agora sim ein!! heheh
    Até pelo 'delay' pra escrever o teor acabou sendo diferente né, mas ok.
    Dividi por tópicos a relação com seu texto:

    - A independência de pensamento e Sua dor

    Se tem uma coisa que dói é pensar por si próprio, pra falar a verdade des de crianças somos ensinados a fazer justamente o oposto, não só a sociedade, como nosso ensino vai sempre por esse caminho.
    Eu costumo pesquisar bastante sobre aprendizagem/cognição, e de uns anos pra cá com cada vez mais a popularização da idéia de "lado direito e esquerdo do cérebro" sendo divulgadas, muita gente vem se manifestando contra não só as formas de pensamento regentes, como ao incentivo do pensar individual, o que é muito bom!
    Mas é justamente nessa parte que acho que há o "pecado", muita gente entende o que os intelectuais dizem, mas carecem de expressão/individualidade, por outro lado, há muita gente que carece de intelectualidade e sobra expressão.
    É um tema bem perigoso, e bem extenso!

    - Dificuldades aluno

    Essa foi uma das parte que te parabenizei, pois se relaciona com o tópico anterior, em que cada ser humano é único, e digno de tratamento único! Não igual um animal em que você bota no pasto, dá a mesma quantidade de ração pra todos e acha que todos vão engordar bem.
    (Meio ácido isso né, hehehe)

    - A música midiatica/instantânea

    Eu não sei o que ta acontecendo, mas parece que cada dia que passa estamos num mundo mais descartavel, não sei se é impressão minha, mas acho que nunca vi um boom tão grande de artistas hip-hop e variantes pop, TODO DIA eu vejo alguém novo.. Faz tempo que não acompanho as novidades de música no geral, mas sempre que ligo a tv é essa surpresa..
    Parece que inventaram uma fábrica de artistas e não to sabendo, heheheh, pena que são descartaveis não é!

    Mas enfim, eu procuro não me preocupar mais com esse tipo de coisa, ultimamente to moldando uma nova filosofia de vida, então o negócio vai ser direcionar os esforços pra viver a minha opinião!

    É isso, desculpa se ficou gigante o texto, haha!
    Abraço cara!!

    ResponderExcluir
  6. fala meu velho.. blz!!!??

    fico feliz q tenha atentido meu pedido aqui no blog gosto de tratar todos de forma singular então todas as opiniões são de extrema importância!!

    sim! somos ensinados a ter um pensamento individualista... e o mundo se rege dessa maneira... quando comecei a tocar curti muito.. e senti que deveria ser profissional pq é a única coisa na vida q gosto de fazer e me comprometo em dar sempre o meu melhor... passei por algumas dificuldades no começo pq música no Brasil não é nada fácil.. e a consepção de músico aqui muitas vezes é caracterizada pelo estereótipo de vagabundo.. oq realmente não é... isso é uma opinião ilusória um preconceito muito grande.. hoje me vejo até na obrigação de ajudar o pessoal que está dando os primeiros passos ou que visam o profissionalismo dentro da música..

    vc comentou sobre o cenário atual.. cara música é status não tem jeito ninguém ve isso como profissão.. então não importa oq vc toca.. e sim com qm vc toca...entendeu? a música momentânea é podre.. puro limbo! a sociedade.. nosso povo tem uma grande dificuldade em absorver.. digamos conteúdos ideológicos então caímos em um brejo social saca!? é oq a gente vive.. é muito difícil mudar esse ideal... o cenário musical brasileiro é muito injusto.. quem realmente manja.. conhece da coisa não tem seu espaço e agora qualquer Zé Mané que conhece dois acordes.. e os combine com uma letra fútil se torna "o cara".. então vc estuda anos para ser sempre algo irrelevante pq a massa não te da o devido valor.. enquanto outros com um conhecimento afunilado.. com musicas afuniladas.. passam conteúdos afunilados para uma sociedade afunilada.. entende? pode parecer loucura.. mas a música age de forma muito intuítiva.. vc é aquilo que houve e 95% dos brasileiros não tem capacidade/ vontade de absorver um conteúdo que valha a pena... sabemos que vivemos em um cenário de desgraça social.. e vc acha que as vítimas dessa desgraça vão querer ouvir o sepultura jogando a verdade na cara deles.. vão nada eles vão querer é fugir da realidade.. pq não tem competência de enxergar algo melhor então ouvir mensagens fúteis que em boa parte reflete o contrário de suas realidades lhes convém muito bem.. tipo o efeito das tele novelas sabe? então a grande idéia por trás de todas essas mazelas sociais.. é a fuga da realidade.. uma busca por consolo.. caímos então na idéia do pão e circo... veja como nossa sociedade está atrasada... em pleno século 21 ainda sofremos com as manipulações da idade média!!! não estou aqui apedrejando a sociedade mas sim os artistas construtores de opiniões.. que deveriam informar melhor seus fiéis seguidores e parar de usar a igorância dele para acumular riquezas...são eles ocupados pela massa desinctualizada! pq eles formam opiniões.. acredito que 90% de nossos artistas não teem conteúdo o suficiente para assumir esse papel de artista.. e enquanto eles porcamente fazem o papel de mentes informativas os caras q realmente deveriam estar nesse papel ficam ofuscados sem espaço sem alternativas! é uma verdadeira cadeia alimentar.. eu sei lá não me iludo com questões financeiras.. faço o meu som do jeito que quero e não consigo apenas tocar pela grana.. curto tocar aquilo que me faz sentir útil.. não consigo nem ouvir sertanejo por exemplo pq isso destoa muito do meu principio intelectual.. não dá velho é mta hipocrisia os caras não sqbem um nada de música são totalmente burros fazem uma música pobre e sujam as mentes da nossa sociedade.. pra mim isso não vale a pena quero mais é que se danem priorizei a coisa bem feita o estudo o crescimento como pessoa e profissional.. sei lá tento da força q posso mesmo sabendo q é quase impossível curar essas feridas... pelo menos sinto q estou fazendo a minha parte...heheh

    se o seu text ficou grande imagine esse meu agora...
    mas é isso ai valeu aee pela oportunidade de um debate construtível

    grande abraço velho!!

    ResponderExcluir
  7. Hmm, parte do que você falou no primeiro paragrafo é histórico na verdade. Eu não diria "Brasil", hoje em dia
    acho muito perigosas as comparações de longe.

    De fato, é revoltante ter uma voz e não ser ouvido, mas esse fato "injusto" não se dá só na música, imagina quantos
    empresários, jogadores de futebol, intelectuais, todos de sucesso, estão no lugar de pessoas que tem muito mais
    talento, habilidade, e coisas pra dizer? Porém, é um fato global, as vezes é sorte, as vezes é apadrinhamento, as
    vezes você nasce virado pra lua.. heheh

    Lendo seu post, eu penso: é algo que a gente fala pros amigos, mas queria falar pro resto do mundo, e que
    todos entendessem. +É foda mesmo, quem me diz: " a vida é simples, é a gente que complica",
    tá viajando! hauhauha.

    Sobre os comentários no geral não me foquei muito, porque tem muita coisa que ando repensando ultimamente, por isso dei uma réplica mais geral..

    Mas é isso aí, o negócio do debate eu acho que é algo que deveria ser uma prática constante em muitos campos profissionais e da vida também. Platão há muito tempo já acreditava no elucidamento através da dialética. Assim a gente consegue falar, ouvir, e as vezes reformar nossas concepções.

    Abraço e até!!

    ResponderExcluir
  8. fala meu velho!!! blz!!??

    sim vc tem razão no meu comentário sobre a música ser difícil no Brasil.. na verdade é em todod o mundo é que aqui tudo é mais distante sabe.. informações.. equipamentos.. até mesmo cultura uma guitarra de qualidade aqui é dez vezes mais caras que nos EUA por exemplo... música de qualidade... música informativa e conteudista aqui não tem valor.. não tem suporte né meu velho! pelo seu intelecto vc deve saber muito bem como é isso.. como vc mesmo disse é um problema histórico, no meu ponto de vista é uma grande inversão de valores dos quais nunca entrarão na minha cabeça.. nunca aceitarei esse tipo de coisa!
    sim! isso é digamos 'global' não se restringe a música muito pelo contrarío não só em profissões... mas em qualquer meio social existe esse tipo de 'injustiça'

    legal!!! cara um debate é uma troca de experiencias e conhecimentos e é uma coisa que prezo aqui no blog as vezes posto sobre esse asses assuntos para provocar a negada mesmo a falar a botar pra fora oq pensa... pois acredito que é assim que tem q ser o q é bom temos q dividir com os outros ai a gente começa a quebrar a barreira do individualismo do ql a gente estava falando lewmbra? quebrando o individualismo quebra se os preconceitos, ou opiniões mal concebidos assim as coisas ficam mais faceis de serem compartilhadas certo! da mesma forma q estamos fazendo agora!

    é isso aee.. cara mto obrigado pelo debate!! vamos sempre conversando isso é mto bomm
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Fala cara, blz??
    Recentemente vi um tópico no fórum do cifraclub discutindo esse tipo de coisa, ficou gigante.. se você quiser depois procuro o link pra você

    Hoje respondi um post duma pessoa, que esta pensando em fazer um blog sobre guitarra, e aproveitei e divulguei o seu! hauahua

    Flwss, abs!

    ResponderExcluir
  10. Opa!!! Eaee velho!! sussa???

    massa qlqr coisa cola aí nos comentários o link terei o prazer de conferir.. esse é um tipo de assunto que engloba muita coisa e é sempre legal discutir, pois a verdade nem sempre é esse espelho dàgua superficial que vemos por aí... é bom concientizar o pessoal!!

    massa! muito legal! agradeço a divulgação.. se quiser pode passar meus contatos ou qlqr coisa assim aí troco uma idéia com o cara!!

    valeu velhoo

    abração!

    ResponderExcluir
  11. Opa!
    Os links:
    (Discussão)http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/256781/

    (Blog) http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/257208/

    Vlw, abs!

    ResponderExcluir