7 de janeiro de 2011

Pentas Diatônicas


Olá Galera!! Tudo Bem??
Hoje vamos falar de Pentas Diatônicas, que consiste em juntar alguns graus da escala pentatônica, para termos com base na penta os mesmos intervalos da Diatônica...
 
Sim! Isso mesmo combinando algumas tonalidades podemos ter através dos modelos das pentas as escalas diatônicas, o raciocínio é muito simples, basta pensar o primeiro, quarto e o quinto grau de uma tonalidade, da seguinte forma:

Tomaremos como ponto de partida a escala diatônica de Lá Menor, que tem todos as suas notas naturais.
Então teremos as seguintes notas: A B C D E F G.

Como dito anteriormente um tom que só possui notas naturais, isso de uma certa forma vai simplificar o nosso raciocínio.
Pensando agora nas pentas para termos a diatônica teremos que pensar o primeiro, quarto e quinto grau, então podemos usar a penta de Lá Menor, de Ré Menor e Mi Menor, respectivos primeiro, quarto e quinto grau.

 

Agora analisaremos toda a cadeia intervalar dessas pentas para ver se as notas se encaixam.

Na penta de Lá Menor teremos: A C D E G.
Já na penta de Ré menor teremos as seguintes notas: D F G A C.
E por último na penta de Mi Menor termos: E G A B D.

Tirando as repetições teremos: A B C D E F G.

Vemos que a idéia encaixa perfeitamente nesse conceito, então juntando essas pentas podemos ter a diatônica do nosso primeiro grau.



Agora analisaremos em outro tom, vamos pegar o Mi Menor, a diatônica de Mi Menor possui as seguintes notas: E F# G A B C D.

Através das pentas teremos que pegar a escala de Mi Menor Lá Menor e Si Menor.

Na penta de Mi Menor teremos: E G A B D.
Agora na penta de Lá Menor teremos as seguintes notas: A C D E G.
E por último na penta de Si Menor termos: B D E F# A.

Desconsiderando as repetições teremos todas as notas da escala diatônica de Mi Menor: E F# G A B C D.

Esse esquema também serve para as escalas maiores, iremos analisar aqui também duas tonalidades maiores, vamos pegar primeiramente o Ré Maior.
Na Diatônica de Ré Maior, teremos: D E F# G A B C#.

Através das pentas também seguiremos o mesmo raciocínio, porém agora considerando as pentas maiores.
Teremos que ter como base então a penta de Ré Maior, Sol Maior e Lá Maior, analisaremos todas as notas das escalas, assim como fizemos com as escalas menores.

Em Ré Maior teremos: D E F# A B.
Na penta de Sol Maior teremos: G A B D E.
E finalizando na penta de Lá Maior teremos: A B C# E F#.

Desconsidere as repetições de notas e teremos a seguinte cadência: D E F# G A B C#.

Da mesma formas das menores, temos aqui na combinação de pentas as mesmas notas para a escala diatônica.
E assim segue para todas as tonalidades sejam elas maiores os menores, para encontrarmos as escalas diatônicas de qualquer tom através das pentas é só pensar o primeiro, quarto e quinto grau.

Lembrando que, usando esse raciocínio você terá as notas da diatônica e não os modelos da escala, os shapes continuarão sendo das pentas, porém combinados, a diatônica tem seus próprios padrões e shapes.

Uma outra dica! Nessa relação quando se refere aos tons maiores também pode se pensar nas relativas, acredito que o raciocínio é mais direto e menos confuso é só pensar as relativas de todas as pentas e do tom que você deseja encontrar.


ROCK!!!

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