16 de maio de 2011

Entrevista :: Faiska

Boa Noite Pessoal!!!

Voltamos aos posts.. desculpe pelo esse hiáto de algumas semanas, estava com problemas no meu PC, porém voltaremos com tudo... entrevista com esse grande nome e talento da guitarra brazuca... o Faiska, na entrevista ele nos conta um pouco de seu início guitarra, mudanças e adaptações que tivemos ao longo dos anos e também alguns detalhes e toques importantes para quem está começando, ou até mesmo para aqueles que já são profissionais nesse instrumento...

Aproveito para agradecer a Roberta e ao próprio Faiska pela a atenção e simpatia, pessoas assim são muito importantes aqui no blog para nos ajudar a crescer cada fez mais!!! Valeuuu pessoal!!!

Segue então a entrevista...





1-) Como foi sei início na guitarra? Conte um pouco sobre suas influências da época.


Comecei a tocar aos 11 anos e queria ser um Beatle.



2-) Ainda em relação ao seu início na música quais foram as principais mudanças, em termos de informação e equipamento?

Na época não se tinha quase nada de informação. As coisas demoravam muito pra chegar aqui. Os instrumentos nacionais eram precários e os importados caros e de difícil acesso.



3-) Até que ponto acredita que a informática pode beneficiar o profissional da música?

A facilidade que se tem hoje pra se gravar um cd é impressionante. Temos todos os benefícios só não podemos esquecer que nós somos os músicos, nós que tocamos e não o computador.





4-) Em termos de equipamento o que tem usado ultimamente?

Estou usando as guitarras N. Zaganin Faiska Signature, Cordas Solez, Amplificadores Meteoro Falcon 50G Faiska Signature e os meus pedais de sempre, Tube Screamer, Rat, RC Booster, Chorus NUX, Delay NUX e Wah Wah Cry Baby.



5-) Costuma variar muito o seu set de um show ou workshop para uma gravação?

Não, uso sempre o mesmo equipo, só acrescento um ou outro pedal se for necessário. Se me chamam pra gravar um country levo um vibrato ou tremolo, se for um funk levo um phaser e assim por diante.





6-) Nos dias atuais o que anda ouvindo e estudando?

Gosto de vários estilos musicais mas guitarristas tenho ouvido os de sempre, Joe Pass, Scott Henderson, Jeff Beck, Mike Landau, Eric Johnson, etc.. Hoje em dia o povo não está muito preocupado com solos de guitarra a não ser os fritadores de plantão. Muito chato.



7-) Atuando também como um profissional da educação musical, como você analisa nos dias de hoje o ensino da música no Brasil?

Acho que existem bons professores e boas escolas no País, isso é maravilhoso. Eu sou autodidata por falta de opção. Leciono na EM&T e minha aula é personal, o que tento fazer é ensinar de acordo com a necessidade e gosto do aluno. Além da teoria pratico muito com o aluno e ele sempre sai da aula tocando algo novo. Isso motiva ele a continuar porque do contrário ele desiste.





8-) Acredita que toda essa demanda informativa e facilidade de acessos à vários tipos de conteúdos pode viabilizar o aprendizado?

Sem duvida nenhuma, eu sempre digo que hoje em dia só não aprende quem não estuda ou não tem talento.



9-) Agradecemos a sua presença no Guitar Tech e gostariamos que deixasse uma mensagem aos leitores do blog.

”Nunca desista do seu ideal. Em qualquer profissão enfrentamos obstáculos. Portanto faça o que gosta e seja feliz, senão um dia você acaba se arrependendo.”

Abraços,



Faiska

Um comentário:

  1. Faiska,Dicionário musical indispensável na vitrola de qualquer guitarrista!

    Moacir Smek Ponta Grossa-PR.

    ResponderExcluir