28 de julho de 2011

Improvisação :: Vamp - Primeiras Escalas

Fala Pessoal!!!

Depois de um apanhado geral no post anterior daquilo que vem a ser improvisação iremos começar a ver as coisas de modo mais prático, pois todo mundo aqui está mesmo na vontade de mandar um som, hehehe então vamos colocar umas sugestões de harmonias aqui:


Harmonia 1:

||   Am   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   ||

O que temos aqui é um Vamp em Lá Menor, um Vamp seria uma harmonia seguida de um único acorde, as vezes rola uns lances assim... então aqui é basicão, o que vamos fazer é usar a Penta de Lá Menor por enquanto, apenas para ir experimentando algumas coisas, no seu Band in a Box, coloque essa harmonia e manda a ver bonito no Am.


Harmonia 2:

||   C   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   |   %   ||

Temos então um outro Vamp, agora em Dó Maior, o lance aqui é usar as relativas, escalas relativas são escalas que dentro de uma maior e outra menor possuem as mesmas notas, no caso Am é relativo de C, não precisamos decorar maior e menor, decoramos a menor e aplicamos esse conceito, decoréba pela metade, praticidade em dobro, simples assim, então aqui nesse Vamp de Dó Maior você continua usando a Penta de Am, vai dar certinho!


Harmonia 3:

||   Am   |   %   |   C   |   %   |   Am   |   %   |   C   |   %   |   Am   |   %   |   C   |   %   ||

Bom.. aqui resolvi elaborar uma harmonia usando as relativas, no caso Am e C a idéia é aproximar os acordes para que você possa sentir o efeito das escalas sobre os acordes relativos, então você mantem a Penta de Am.

É muito importante saber improvisar em todos os tons, entáo é isso que faremos agora, vou colocar abaixo novas sugestões de harmonias para qur vocês possam além do Lá menor, que é sempre um tom inicial nos estudos saber improvisar em outros tons também

||   Am   |   %   |   C   |   %   |   Am   |   %   |   C   |   %   |   Am   |   %   |   C   |   %   ||

||  Bm    |   %   |   D   |   %   |  Bm    |   %   |   D    |   %   |   Bm   |   %   |   D   |   %   ||

||   Cm   |   %   |   Eb   |   %   |   Cm   |   %   |   Eb   |   %   |   Cm   |   %   |   Eb   |   %   ||

||   C#m   |   %   |   E   |   %   |   C#m   |   %   |   E   |   %   |   C#m   |   %   |   E   |   %   ||

||   Dm   |   %   |   F   |   %   |   Dm   |   %   |   F   |   %   |   Dm   |   %   |   F   |   %   ||

||   Em   |   %   |   G   |   %   |   Em   |   %   |   G   |   %   |   Em   |   %   |   G   |   %   ||

||   F#m   |   %   |   A   |   %   |   F#m   |   %   |   A   |   %   |   F#m   |   %   |   A   |   %   ||

||   Gm   |   %   |   Bb   |   %   |   Gm   |   %   |   Bb   |   %   |   Gm   |   %   |   Bb   |   %   ||


Coloquei acima então, não todas, porém as tonalidades mais ocorrentes, com os seus respectivos relativos, então façam isso, junto com o Band in a Box, pratiquem em todas essas tonalidades, em pouco tempo vocês estarão dominando a penta em todos os tons, o lance aqui no momento é saber usá - las e em todas as tonalidades, pois isso é muito importante.

Quem tiver dúvida em relação as escalas, tramposições, relativos, enfim alguma dúvida em relação ao conteúdo que foi explicado nesse post, consulte os post anteriores, ou pergunta nos comentários, pois assim que eu puder eu respondo, não deixem de perguntar pois é muito importante ter todos os conteúdos esclarecidos, para se ter o total domínio dos conceitos sobre improvisação...


ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário