26 de julho de 2011

Sobreposição :: Escala - Arpejo

Olá Pessoal!
Como vão todos?
Voltamos com os posts, hoje veremos um assunto bem legal, muito importante para nós guitarristas. O que trago a voçês é um exercício mesclando escalas e arpejos, o mais interessante não é nem o exercício técnico em si, porém a aplicação dos conceitos nele existente, falando em improvisação, construção de solos, temos alguns elementos interessantes a se abordar, o primeiro deles é as escalas, porém muitos guitarristas usam apenas elas, o que faz com que o som fique muito reto, fora as escalas ainda temos os arpejos, que possui uma outra dinâmica, para quem não sabe os arpejos são as notas de um acorde tocadas de forma sucessiva, podemos usa-lôs também, de diferentes formas, mas aí vem a pergunta.. qual arpejo usar dentro de um certo tom?
O Arpejo é inerente a tonalidade, voce pode usar todos os arpejos dos acordes que formarão tal tonalidade, pois todas as notas que formarão os acordes e arpejos estarão correspondentemente em conjunto com o tom.
Exemplo: Se você tem a tonalidade de Mi Menor: Em F#dim, G, Am, Bm, C, D, você pode usar todos esses arpejos e assim por diante, no exemplo acima abordei o Campo Harmônico por triade, podemos ter esse conceito também nas tétrades, teremos então: Em7 F#(b5) GM7 Am7 Bm7 CM7 DM7

Abaixo segue um exemplo bem simples de tudo isso que falei, usei um arpejo em tríade de Dó Maior combinando com a escala do mesmo tom e fiz um lick de dois compassos, isso pode ser feito nos mais variados desenhos de escalas e arpejos.



Vocês não precisam ficar presos apenas a esse exemplo, pode-se variar bastante, pois os arpejos e escalas permitem isso, utilizar apenas o arpejos nas mais variadas digitações, ou até mesmo agrupá-lôs, da forma que eu fiz aqui, basta saber certinho onde está o arpejo correspondente ao modelo de escala no qual você estará, uma dica muito importante, evite saltos de regiões, priorize o arpejo que está mais perto da região que você estiver tocando.

ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário