4 de maio de 2012

Improvisação :: Penta em Três Oitavas

Olá Pessoal! Tudo Bom!

Temos aqui logo abaixo uma diferente ‘visão’ das escalas pentatônica, na qual eu chamo penta em três oitavas, que constitui no seguinte, aproveitamos a digitação das duas últimas cordas e a aplicamos nas demais, dessa forma com uma única digitação vamos costurando a escala, unindo sempre três modelos da mesma, exemplo: (1,2 e 3) (2,3 e 4) e assim por diante.
Vale a pena ressaltar a sonoridade, que realmente ficou bem legal, trazendo algo completamente diferente daquilo que estamos habituados a escutar em diversas melodias.
Uma coisa que sempre me intrigou e me incentvou a buscar novas sonoridades é saber que por mais simples que seja a escala, ela sempre tem algo novo a nos proporcionar, e por mais que sejamos entendidos e especialistas no instrumento sempre aparece alguma novidade entre as escalas, arpejos e acordes.
Essa regra não se restringe apenas para as pentas, pois estamos oitavando uma escala, ou seja usando as mesmas notas em regiões diferenciadas, logo podemos aplicar essa regra a qualquer outra escala, e até mesmo arpejos, com o andar das matérias irei trazendo novas concepções desse modo de analisar uma escala e até mesmo novas escalas.
Pode-se também para se ter algo mais amplo aplicar alguns licks, padrões de digitação dentro das pentas em três oitavas
Enfim... segue abaixo os modelos... assim como os shapes que já conhecemos dividi os padrões em cinco novos modelos.


Aconselho além de estudar a idéia, aplica-lá em improvisações e composições para comprovar o efeito da sonoridade e aumentar o sua visão melódica dentro desse instrumento!

ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário