26 de junho de 2012

Improvisação :: Escalas Simétricas - Escala Diminuta

Fala Galera!!! Voltamos com nosso curso de Improvisação, veremos agora algumas escalas simétricas, escalas que possuem alguma uniformidade, no espaçamento de seus intervalos e também na configuração dos shapes.

Nesse tópico veremos quatro escalas (escala diminuta, escala dom-dim, escala aumentada, escala hexafônica) e também entenderemos à fundo suas aplicações.

Primeira escala a ser estudada será a Escala Diminuta.

A Escala Diminuta possui oito notas, portanto temos uma escala octatônica, devido a sua simetria possui apenas três tonalidades, que iremos considerar aqui (A, D e E) tònica, quarto e quinto grau. As outras tonalidades se harmonizam entre si devido a simetria da escala, seu deslocamento intervalar ocorre de um tom e meio tom, escala muito usada no Jazz, Bossa Nova e Rock Progressivo, estilos onde a sofisticação harmônica se faz mais presente, escala conhecida também por ser uma inversão da Escala Dom Dim.

- Relação Intervalar

T          2M          3m          4J          5dim          6m          6M          7M
     1T           1/2T         1T        1/2T             1T          1/2T          1T


Aplicando nas tonalidades...


T          2M          3m          4J          5dim          6m          6M          7M
A           B            C            D            Eb             F            F#            G#
D           E            F            G            Ab            Bb            B             C#
E          F#           G            A            Bb             C            C#            D#


Relação Simétrica e Tonalidade

A tríade ou a tétrade diminuta possui uma simetria entre os seus graus, ou seja entre as notas envolvidas no acorde temos sempre o deslocamento um tom e meio, isso faz com que a tonalidade do acorde sirva para as outras notas que são envolvidas no acorde em termos de improvisação, da seguinte maneira:

Adim = A - C - Eb - Gbb
Ddim = D - F - Ab - Cb
Edim = E - G - Bb - Db

Então de acordo com a simetria, sibdividimos o tom para as suas tensões, completando, como mostra o esquema acima os doze sons.


Aplicação e uso da escala:

As escalas alteradas possui, geralmente um uso muito particular, no caso, a escala diminuta tem como principal função resolver o acorde diminuto, porém podemos ter mais algumas funções com essa escala, como temos o sexto grau maior, podemos usá la na função dórica e tambem através do sétimo grau maior podemos usá la para resolver o acorde domimante do Campo Harmônico da Escala Harmônica.

Se aplicarmos essa escala no terceiro grau, o relativo, teremos o 6M dessa escala fazendo a 4A desse acorde, tendo então o Modo Lidio, deconsiderando sua terça, sobre esse mesmo grau, ainda desconsiderando a terça temos o 7M da escala que fará uma escala aumentada em relação ao terceiro grau.

Pegando pelo quinto grau, o Sexto maior da escala caracterizará o Modo Frígio em relação á esse grau. o quarto grau da escala trás uma intenção da escala harmônica, e a tônica traria uma intenção de escala aumentada.

No sétimo grau pegando o sétimo grau maior da escala teremos um modo Frígio, o terceiro da escala, desconsiderando sua terça forma o modo Lídio, p quinto grau através de sua terça nos trás o modo dórico, e o sexto grau menor, trás a intenção da escala harmônica.

Enfim, são infinitas as opções de uso dentro dessa escala, ainda mais quando consideramos cadências, as funções dessas notas da escalas são inúmeras perante aos outros acordes.

Tudo isso é possível pois a melodia funciona como uma extensão do acorde, então a nota que você estiver colocando sobre um devido acorde ela terá uma função e uma classificação, independentemente se ela está ou não na escala, ela tem uma função direta em relação ao acorde.


Shapes    

Devido a simetria possuíremos dois shapes que se distribuírão no braço através da própria relação de simetria da escala, basicamente cada shape se subdividirá em quatro, correspondendo a relação simétrica da tétrade, e são distribuídas através do braço do instrumento de acordo com a distribu~ição intervalar da escala ( 1 tom, 0,5 tom)

É isso ae pessoal! Espero que tenham entendido e bons estudos com essa escala, qualquer dúvida é só me escrever.

cursosguitartech@gmail.com


ROCK!!!

4 comentários:

  1. brother. essa escala é usada pra compor Metal. quais outras escalas é mais usada?

    ResponderExcluir
  2. brother. essa escala é usada pra compor Metal. quais outras escalas é mais usada?

    ResponderExcluir
  3. depende... uma escala não determinará o estilo a ser tocado, ou propriamente aplicada a escala, alguns gêneros musicais favorecem o uso de algumas escalas, essa escala pode ser usada no metal sim! Jeff Loomis costuma usar, basicamente ela tem a função de corresponder ao acorde diminuto, outras escalas usadas no metal são:os modos gregos, escala harmônica, escala cigana, pentas, entre outras

    ResponderExcluir