28 de março de 2013

Conduções Rítmicas I

Fala Pessoal!!! Tranquilo!

Hoje trabalharemos algumas conduções rítmicas, elemento que é muito importante para trazer o groove para uma banda, e é muito interessante prestarmos a atenção nisso na hora de tocar, o groove bem feito trás uma sonoridade diferenciada para a banda!



Primeiramente, trazemos a condução em colcheia, bem própria do rock, uma figua essencial para entendermos como funciona o groove, que sempre estará atrelado ao baixo e a bateria, a banda por si só, funcionará através da figura ditada pelo groove.





Logo acima temos a semi colcheia, comum no heavy metal, digamos que ela seja uma evolução da colcheia, por ser o dobro dela, muita atenção na hora da execução, pois quanto mais acrescentamos figuras mais trabalhosa fica a execução.






Temos as tercinas, presente no rock, heavy metal, jazz, blues entre outros, a tercina também é trabalhosa de executar por fugir do raciocínio binário.





O shuffle, peculiaridade do blues e do jazz, se caracteriza por uma seminima e uma colcheia tercinada, é uma variação muito interessante e responsável pelo groove de tais segmentos musicais.



ROCK!!!