23 de agosto de 2013

Técnica :: Arpejos - Wishes

Fala Pessoal!!!

Uma das coisas que me perguntam sobre em workshops e aulas, é sobre os arpejos na música Wishes, pois bem resolvi transcrever os arpejos e colocar no blog.

Esses arpejos estão nos compassos 9, 10 e 11 do segundo solo, onde temos os acordes de Gm7 | Am7 | Bm7, quando eu estava compondo os solos dessa música eu tive a ideia de usar alguns arpejos, principalmente nesses compassos que vamos deslocando de tom em tom, sempre conseguimos boas sonoridades dessa maneira.

Porém eu não queria soar tão "comportado" nessa parte e usar arpejos dos próprios acordes que possui uma sonoridade já muito usada por muitos guitarristas, mas também não queria algo que guiasse o solo para outro caminho, ao longo dessa música, temas e solos sempre tive muita cautela em trabalhar isso! principalmente pelas várias mudanças de tonalidades, que poderia fragmentar muito a melodia,então minha ideia foi usar os relativos de Gm7, Am7, Bm7 gerando intervalos bem interessantes e favorecendo certas sonoridades, a tônica do arpejo maior cai na terça do acorde menor a terça do arpejo cai na quinta do acorde e a quinta do arpejo cai na sétima do acorde, dessa forma temos todos os intervalos do acorde com a exceção da tônica, que era um intervalo que eu realmente não fazia questão, dei mais ênfase nas dissonâncias, o que rola aqui é um deslocamento intervalítico entre acorde e arpejo! achei uma ideia bem criativa.

Em termos técnicos o arpejo é em fusa e no último tempo do compasso muda o padrão de digitação, o padrão da digitação não encaixa perfeitamente na figura executada, isso exige uma certa atenção no estudo do lick!



Segue o vídeo para quem quiser conferir a execução do exemplo!




ROCK!!!