22 de novembro de 2013

Música :: Profissão, Carreira - Consolidação do Trabalho

Fala Galera!!! Como Vai??

Hoje iremos bater um papo sobre um assunto que é de interesse de todos os guitarristas, aliás, de todos os músicos de uma forma geral, vamos falar um pouco sobre Carreira, Gerenciamento, Crescimento, como se manter nesse ramo, quais as maneiras mais corretas e respeitosas de divulgar seu trabalho e conseguir progresso e quais os principais caminhos para conseguir boas parcerias.
Já deixo claro que tudo o que colocarei aqui não são verdades absolutas, apenas coisas que vivenciei e coisas que vejo por aí no mercado de trabalho musical.

O profissional da música pode trabalhar de diversas maneiras em diversas atuações, acredito que não falte trabalho, porém gosto de dividir essa profissão em quatro vias, Educação, Produção, Artístico e Consultoria, o cara pode na área da educação dar aulas, cursos, workshops, masterclass, montar uma escola, um conservatório, na parte de produção, pode- se ser um músico de estúdio, que grave bandas, ou um produtor musical, que organiza as bandas, grava, edita, cuida de toda a parte de produção artística de um conjunto musical, na área de consultoria podemos trabalhar com empresas que fabricam equipamentos, testando- os, renovando a produção, dando dicas de melhorias nos equipamentos, na relação custo benefício, ou seja direcionando a empresa de acordo com os propósitos da mesma e claro, de acordo com a realidade de mercado na qual vivemos, na questão artística, o ramo mais disputado, você pode trabalhar com uma banda, como sideman, como um artista compositor, gravando seu trabalho e tocando em shows para que as pessoas possa conhece-lô, então nessa parte é importante se antenar em umas coisas, aparência e presença de palco, eu sei, até concordo em certos aspectos, a imagem não faz e não define a arte musical de ninguém, as vezes o cara toca muito, mas não curte tomar banho e se vestir bem por exemplo, infelizmente a questão da imagem e estética são fatores importantes, você vai subir no palco e você será ‘pré julgado’ pelo público, que não entende de música mas entende de aparência, então você precisa estar esteticamente de acordo com a proposta musical do conjunto que você toca, presença de palco é importante, como se comportar na frente de uma plateia, e isso pode variar de acordo com seu público.

Em termos de guitarra, que é minha especialidade, vejo o mercado incluído nesses quatro conceitos que acabamos de relatar, porém com um grande número de profissionais e atrás disso mais um grande número de profissionais que são as empresas que mantém esses músicos; lojas, fábricas, enfim, toda essa estrutura. Logo tem muita gente, o mercado de certa forma está bem saturado, e os profissionais se reinventam das mais variadas maneiras para garantir seu espaço.
Lembro me quando comecei, você tinha duas marcas no mercado, que se sobressaíam, Meteoro e Tagima, e três guitarristas que garantiam seus espaços, Kiko Loureiro, Edu Ardanuy e Andreas Kisser, claro! Tínhamos muitos mais guitarristas, Sim! Mas esses eram as referências, atualmente temos dezenas, talvez centenas de marcas e músicos por aí, acredito que questões como internet e tecnologia democratizaram o mercado, mas ao mesmo tempo poluíram o próprio.

Hoje temos vários guitarristas que você nunca ouviu falar, muitas marcas desconhecidas que patrocinam esses caras e o mercado se mantém, não condeno isso, cada um gerencia sua carreira da maneira que achar mais interessante, mas isso deixa o mercado mais trafegado.

Perde se muito aquela questão do ídolo, do cara a ser seguido, da referência, da imagem do guitarrista conceituado que toca na europa, nos EUA e mundo a fora, para o público isso é entretenimento, para as marcas ter um cara de ponto é o marketing mais vantajoso, não digo que toca bem e tem  futuro só aquele profissional que teve oportunidade de estar tocando em outros continentes, mas o respeito que ele recebe, e sua imagem como músico acabam sendo mais fortes e influenciadoras, para uma marca isso é tudo, então perde-se um pouco desse conceito e da mesma forma que empresas e guitarristas democratizam esse mercado, acabam desestabilizando por essa via.

Já que entramos nesse assunto, qual é a melhor maneira de se obter um endorsement? Primeiramente deve-se pensar qual o papel e as vantagens que você como músico vai ter ao usar esse produto? É um produto que te agrada? Você conhece a marca? Isso vai valorizar seu trabalho? Você vai ganhar por isso?
Eu acredito que essa questão deve surgir naturalmente, tenha seu trabalho, grave suas músicas e as divulgue por aí, as propostas aparecerão, se forem boas você fecha, se não você não fecha.
Às vezes a marca tal procura um artista dá um pedal pro cara e fala para ele usar! Pronto! A carreira do cara está feita por que ele tem um patrocínio, agora é tocar no mundo todo, viagens, autógrafos, groupies, contratos, entrevista, vida de rockstar, por causa de um simples pedal! É.. realmente isso é um baita absurdo, mas muitos vão nessa onda.
Existem níveis de endorsement:
Nível A = Você ganha o produto da marca, e ganha um valor em dinheiro para usá lo e dessa forma sai nas revistas, sai nos sites e nas entrevistas, através de parcerias você consegue shows, workshops, produções, bons apoios para construir sua carreira, e juntamente a marca se divulga e cresce.

Nível B = Você ganha o equipamento e ponto final! Talvez você tenha algum espaço em sites e matérias do ramo, e na intenção de divulgar a marca o pessoal até consegue alguns eventos para você.

Nível C = Você ganha um determinado desconto no produto, e só, se tiverem dó de você talvez te deem um pão com mortadela, e quem sabe mediante a uma quantia em dinheiro você possa estampar algumas páginas de revistas.

De fato todas essas opções podem ser boas para você, dependendo claro do seu nome no mercado e na sua intenção com a empresa,  o nível A se a empresa for legal e a quantia em dinheiro for proporcional ao seu crescimento é uma proposta valiosa. No nível B se o equipamento for bom, se você gostar dos produtos e as propostas de divulgação do seu nome e trabalho forem interessantes por que não né!? De certa forma você está contribuindo para ganhos futuros. Em relação ao nível C é uma proposta chata que desvaloriza o profissional, geralmente só para ter uma divulgação muito parcial ao artista, pior de tudo é o que mais tem por aí, eu acho que não compensa você pagar para divulgar uma marca, por que a relação deveria ser contrária, os caras deveriam te pagar para você divulgar eles, não você pagar os caras para divulgar os caras, isso é praticamente um trabalho escravo, uma grande desonestidade da marca, você paga para trabalhar para os caras, Sim! Às vezes as marcas são boas, sua chance de divulgação melhora pode parecer até tentador, mas não acho legal pagar para trabalhar.

Porém são fatos como esse que transformam o mercado musical nessa bagunça, informalidade, desorganização, desinformação e por aí vai!

Creio que o mundo virtual internet, softwares facilitou a vida do músico hoje em dia não faltam materiais e escolas para o pessoal se profissionalizar, temos boas faculdades e boas escolas técnicas profissionalizantes, também está muito fácil gravar e expor esse trabalho para um público, pois a internet é uma janela sem fronteiras, o que nos leva há outra parte do assunto que tem muito haver com o que estamos falando, os guitarristas de youtube e concursos culturais! Galera! Na boa é a coisa mais chata do mundo você ver redes sociais entupidas de links de guitarristas improvisando, mostrando sons próprios ou participando de concursos, é a coisa mais chata que existe, eu recebo links, ou são postados na página do Guitar Tech e até em outras, mas sinceramente não assisto nenhum, por que isso é uma coisa muito chata, muito indelicada, muito sem educação, uma coisa de fato muito evasiva.

Eu fico imaginando o quanto de vídeos o departamento de marketing de uma marca grande como a Tagima, por exemplo, não recebe por dia! Ow! Assiste meu vídeo aí! Acesse e assina meu canal! Me dá um like! Compartilha meu vídeo! Cara que coisa chata!

Eu sei, acho legal, acho necessário o cara se divulgar, mas essa de vídeozinho na internet deu no saco já né! Também não condeno isso, até tenho meus vídeos para o pessoal poder acessar, mas acho que temos que ter meios mais corretos para isso! Não é legal você ficar empanturrando de links seus o facebook inteiro, por que duzentos neguinhos no mesmo dia, na mesma hora estão fazendo a mesma coisa! Eu sempre faço essa pergunta! Por que iriam assistir justamente o seu vídeo e não o do fulano? Puta coisa chata! Você quer divulgar sua banda? Ótimo, você deve fazer isso! Grave, com o mínimo de qualidade de áudio e gráfica, estabeleça bons contatos, seja um cara legal, estabeleça boas amizades com pessoas influentes do meio, e mostre esse material! Toque, planeje workshops, tente um espaço na expomusic, mas antes disso tudo estude e pratique, esteja pronto para chegar em qualquer guitarrista de ponta e dizer para o cara! Pô Fulano, muito legal seu trabalho, acompanho você há um certo tempo, estou tocando hoje no evento, você gostaria de conferir meu trabalho?

Sei lá, muito mais educado, fino, inteligente e respeitoso! E claramente você tem muito mais chances de conquistar a confiança e amizade dessa pessoa do que o outro cara que chegou via facebook e mandou uma mensagem... Ow veja meu vídeo se puder assina meu canal e compartilha o vídeo! Ah! Vá pro meio da roça carpir um quilometro de mato! Você acha mesmo que o sujeito vai se dar o trabalho de ver seu vídeo? E ainda compartilhar? Você acha mesmo que essa negada está preocupada com o que você, ou milhões de outros guitarristas estão fazendo? O cara não vai nem assistir seu vídeo! Perdeu tempo à toa! Pode ser que na primeira situação o cara dentro de um evento que ele está participando ele não tenha tempo de ir te ver tocar, mas com certeza ele vai lembrar-se de você, por que você foi lá e cumprimentou o cara, se apresentou olhou nos olhos do sujeito e falou com ele, fez seu meio de campo! É isso que tem deve ser feito! Ainda é a melhor maneira de divulgação!

Usar a internet é ótimo, mas use os meios certos, temos myspace, e outras redes direcionadas para profissionais que querem estabelecer relações com pessoas do mesmo ramo!

Outra coisa muito chata via internet, youtube  e todas essas paradas, são os concursos culturais! Chega também! Teve um que foi bolado de forma muito inteligente pelos grandes guitarristas Sidney Carvalho e Alex Martinho, foi um dos primeiros concursos culturais de guitarra que tivemos organizado por pessoas influentes do meio nacional, com patrocínios que viabilizavam o concurso, divulgando- os da forma mais correta possível revelando um grande talento nacional que foi o jovem Mateus Asato, campeão do concurso, que toca muito, que é um guitarrista inteligente, e se firmou no meio, devido à esse concurso, depois disso tivemos milhares de concursos de dezenas marcas, concurso gospel! Cara que puta absurdo! Concurso Gospel, ou seja, se você é budista, já era! você não participa! Enfim.. Resumindo, para não alongar muito essa parte! Você entra no youtube tem milhares de vídeos de concursos, uns bons, outros não, uns horríveis, outros que não tem o mínimo de vergonha na cara em postar o troço, mas você não sabe quem ganhou, o cara que venceu o concurso, ganhou meia dúzia de prêmios enfiou o rabinho no meio das pernas e voltou para casa... E sumiu!

É nessa parte que falo que tudo vira festa. Um tem uma ideia muito legal, bola o projeto e realiza, aí vão duzentos atrás querendo fazer igual, e fica aquela bagunça!

Não condeno nada disso, não me entendam mal, não condeno o uso da internet, não condeno as divulgações, não condeno nada em relação á isso, mas acho que devemos que ter o mínimo de respeito, critérios, planejamento e inteligência para isso!

Aí toda essa febre de internet e divulgação gera o seguinte... O nego pentelha tudo quanto é rede social com um vídeo, consegue 10 mil acessos, a marca tal endossa o cara, e vai tocar na expo em São Paulo, aí você para e se pergunta! Quem que é esse cara? De onde ele veio? Onde ele tocou? Onde ele estudou? Ahh!! Ele tem um vídeo no youtube, e tem dez mil acessos! Nossa que legal, ele já tocou no Youtube... Muito Bom! Aí tem ele e mais meia dúzia de gente assim, tocando lá! Fazendo o que? Fazendo as mesmas coisas que o Kiko Loureiro e o Edu Ardanuy fizeram há dez anos atrás, aí fica aquela coisa chata e cansativa que é a expomusic de Sampa! Nenhuma novidade! Todo mundo tocando igual, o mesmo tema, o mesmo timbre, a mesma pegada! Parecem umas rêmoras querendo sugar o espaço que o outro conquistou, chega a ser feio e humilhante!

Cada um tem seu espaço e se o cara for bom, original, inteligente ele se sobressai não precisa de muito, não precisa de vídeo, de facebook, basta tocar, se você for fera mesmo, naquele mundaréu de gente tocando na expo, se você for bom, nego para pra te ver tocar, mas tem que ser primeiramente bom, que é a parte mais difícil da parada!

Para finalizar esse papo, inicialmente deixo claro que esse é meu ponto de vista, dentro do que vivencio no mercado de trabalho, não sou dono da verdade, apenas coloquei o que penso sobre tudo isso, a forma mais correta de progredir cada vez mais é estudar sempre, se atualizar sempre, estabelecer bons contatos, ter ética, respeito pelos seus colegas, não inflar muito o ego, estar aberto para opiniões, estar pronto para mudanças, conhecer o mercado, conhecer sua profissão e as oportunidades que pode ter, gravar seu trabalho, ter qualidade nessa gravação, se portar socialmente, esteticamente de acordo com o trabalho que está desenvolvendo, não se vender por trocado de banana, saber se valorizar, saber negociar, saber dialogar, saber como anda o mundo afora da sua profissão, para você saber conversar de outras coisas, procurar os meios certos de divulgação, assinar contatos que podem ser benéficos para sua carreira e tocar, estar sempre tocando afinal, não há melhor publicidade do seu produto que não seja o seu produto!
É isso aí espero ter sido claro e ter ajudado em algo, desculpe alguma coisa, desculpe se desrespeitem alguém... Para qualquer coisa deixo meu contato: ramon.domingoos!hotmail.com

Abraço à todos!!!


ROCK!!!