21 de novembro de 2013

Timbre


Fala Galera! Tudo Ok??
Hoje iremos tratar de um assunto que gera curiosidade, dúvidas, intrigas, brigas, divergências, debates, enfim, falaremos de um assunto que todo guitarrista adora meter o pitaco... Timbre!!! Sim!!! Timbre!!! Como tirar o melhor timbre de seus instrumentos, vamos derrubar alguns mitos, enfatizar outros, vamos falar dos agentes mais importantes na elaboração do timbre, o que usar, o que não usar, o que priorizar, o que está rolando na atualidade.

Vamos bater um papo sobre esse assunto, já deixo claro que essa é a minha opinião e não uma verdade absoluta são coisas que vivenciei e tomei como parâmetros!

Vamos começar pelo agente mais importante na construção do seu timbre, esse agente está aí bem na frente do pc lendo esse artigo... Sim! Você... guitarrista!!! O timbre começa pelo seu toque, você pode ter o melhor equipamento possível, mas se acaso não tiver um toque refinado, limpo, dinâmico e claro a coisa não vai ficar boa, então se atente a esse fato, preste atenção a esses conceitos, limpeza, nitidez, dinâmica no seu som, o timbre começa por aí, é por essa razão que você escuta guitarristas como Eddie Van Halen, Joe Satriani, Steve Vai, e através de uma única nota você consegue discernir quem é quem!

Outra coisa muito comum entre os guitarristas, Ah! Vou comprar o pedal X e estou resolvido em termos de timbre... Não! Uma coisa que sempre falo em aulas, workshops... Pedal não faz milagre, o pedal atua sobre um determinado timbre, em termos de prioridade quando o timbre chega no pedal, ele já está pronto e tem outros dois agentes que irão ser responsáveis pela característica do timbre... Guitarra e Amplificador! Eles possuem uma enorme ação sobre o seu timbre, e definitivamente são eles que definem e caracterizam o som da sua guitarra.

Então não é o pedal, ou pedaleira seja qual for o modelo que vai determinar aquilo que sai do falante do sem ampli, e sim o próprio ampli e a guitarra juntamente com a sua dinâmica.

Então é necessário ter um bom amplificador e uma boa guitarra? Acredito que sim! Dentro da realidade que vivemos poucos tem acesso a uma Fender ou Gibson e um ampli valvulado... Más o mínimo de critérios nisso é necessário, temos bons instrumentos com preços mais intermediários, que irão suprir muito bem certas necessidades.

Fica complicado conseguir tirar um bom timbre de um equipamento com baixa qualidade, principalmente nas questões de amplificadores, já vi em certos casos uma guitarra de uma marca não tão privilegiada como outras em termos de qualidade, mas com cordas novas, bem regulada, com uma altura boa nas cordas, e funcionar super bem!

Isso nos leva a uma parte importante, manutenção, troca de cordas, regulagem do tensor, balanceamento da altura dos caps, tudo isso está envolvido, e esses fatores também estão atrelado a algo muito importante, o conforto ao tocar determinada guitarra, se vocês está com uma guitarra sem as devidas regulagens você perde em conforto consequentemente perde em timbre!

Questões de pedais e pedaleiras é importante entender como eles atuam, esses agentes atuam sobre o timbre, então eles não determinam seu som de guitarra, apenas atuam sobre ele, dentro de suas determinadas funções, então como falamos anteriormente o timbre está em sua guitarra e amplificador e não no pedal, o que é muito legal, pois quando você liga diferentes guitarras em um ampli, você pode ter uma gama enorme de timbres, e o contrário também, quando você liga uma guitarra em mais de um amplificador, consegue timbres totalmente distintos.

Outro fator importante, adequar seu equipamento para aquilo que você toca, se você toca um único estilo é interessante você focar seus equipamentos nisso, caso você seja um profissional que trabalha com diversos gêneros musicais é importante você ter equipamentos mais versáteis, por exemplo, se o cara toca Jazz é interessante uma semi acústica um amplificador adequado a isso, você não vai conseguir um timbre ideal para esse segmento musical com uma Jackson Flying V e um cabeçote Mesa Boogie.

Atualmente nas eras digitais que vivemos, o equipamento em espécie está sumindo, dando espaço aos simuladores, menores, versáteis e econômicos... Resta a dúvida!!! Isso Funciona? Eu respondo... Pode funcionar! Por exemplo não vai rolar se você pegar uma POD HD 500 configurar a simulação do Marshall JCM800 ligar tudo isso em um cubinho de 15 wtts da Meteoro, não vai trazer um som descente. Essas simulações de amplis e pedais trabalham com equalização, em termos de timbres a negada vai fuçando até achar uma equalização semelhante a do equipamento original, mas tem uma coisa, nada substitui a ação das válvulas e do falante de um amplificador, então se você ligar seu simulador em um ampli valvulado descente aí a coisa rola! Por que nessas condições você está de acordo com a realidade do seu timbre desejado.
Cabos! Sim isso é importante... Manter bons cabos e em boas condições, troca los rotineiramente, cabos ruins ou danificados podem gerar ruídos perda de sinal e coisas assim!

Para finalizar esse papo é importante enfatizar que outros agentes externos podem descaracterizar seu som de guitarra, como a ambiência de um lugar que você for tocar então é legal por parte dos músicos da banda exigir dos contratantes uma boa condição do lugar onde vai rolar o evento para não ferrar o som da banda.
Bom... acredito que de acordo com minhas experiências sejam esses os principais quesitos a serem tratados na construção do timbre!


Espero ter sido bem claro e ter ajudado vocês.. Um abraço e boa sorte para todos!


ROCK!!!