Fala Galera! Tudo Ok??
Hoje iremos tratar de um assunto que gera curiosidade, dúvidas,
intrigas, brigas, divergências, debates, enfim, falaremos de um assunto que
todo guitarrista adora meter o pitaco... Timbre!!! Sim!!! Timbre!!! Como tirar
o melhor timbre de seus instrumentos, vamos derrubar alguns mitos, enfatizar
outros, vamos falar dos agentes mais importantes na elaboração do timbre, o que
usar, o que não usar, o que priorizar, o que está rolando na atualidade.
Vamos bater um papo sobre esse assunto, já deixo claro que
essa é a minha opinião e não uma verdade absoluta são coisas que vivenciei e
tomei como parâmetros!
Vamos começar pelo agente mais importante na construção do
seu timbre, esse agente está aí bem na frente do pc lendo esse artigo... Sim! Você...
guitarrista!!! O timbre começa pelo seu toque, você pode ter o melhor equipamento
possível, mas se acaso não tiver um toque refinado, limpo, dinâmico e claro a
coisa não vai ficar boa, então se atente a esse fato, preste atenção a esses conceitos,
limpeza, nitidez, dinâmica no seu som, o timbre começa por aí, é por essa razão
que você escuta guitarristas como Eddie Van Halen, Joe Satriani, Steve Vai, e
através de uma única nota você consegue discernir quem é quem!
Outra coisa muito comum entre os guitarristas, Ah! Vou comprar
o pedal X e estou resolvido em termos de timbre... Não! Uma coisa que sempre
falo em aulas, workshops... Pedal não faz milagre, o pedal atua sobre um
determinado timbre, em termos de prioridade quando o timbre chega no pedal, ele
já está pronto e tem outros dois agentes que irão ser responsáveis pela característica
do timbre... Guitarra e Amplificador! Eles possuem uma enorme ação sobre o seu
timbre, e definitivamente são eles que definem e caracterizam o som da sua
guitarra.
Então não é o pedal, ou pedaleira seja qual for o modelo que
vai determinar aquilo que sai do falante do sem ampli, e sim o próprio ampli e
a guitarra juntamente com a sua dinâmica.
Então é necessário ter um bom amplificador e uma boa
guitarra? Acredito que sim! Dentro da realidade que vivemos poucos tem acesso a
uma Fender ou Gibson e um ampli valvulado... Más o mínimo de critérios nisso é
necessário, temos bons instrumentos com preços mais intermediários, que irão
suprir muito bem certas necessidades.
Fica complicado conseguir tirar um bom timbre de um
equipamento com baixa qualidade, principalmente nas questões de amplificadores,
já vi em certos casos uma guitarra de uma marca não tão privilegiada como
outras em termos de qualidade, mas com cordas novas, bem regulada, com uma
altura boa nas cordas, e funcionar super bem!
Isso nos leva a uma parte importante, manutenção, troca de
cordas, regulagem do tensor, balanceamento da altura dos caps, tudo isso está
envolvido, e esses fatores também estão atrelado a algo muito importante, o
conforto ao tocar determinada guitarra, se vocês está com uma guitarra sem as
devidas regulagens você perde em conforto consequentemente perde em timbre!
Questões de pedais e pedaleiras é importante entender como
eles atuam, esses agentes atuam sobre o timbre, então eles não determinam seu
som de guitarra, apenas atuam sobre ele, dentro de suas determinadas funções,
então como falamos anteriormente o timbre está em sua guitarra e amplificador e
não no pedal, o que é muito legal, pois quando você liga diferentes guitarras
em um ampli, você pode ter uma gama enorme de timbres, e o contrário também,
quando você liga uma guitarra em mais de um amplificador, consegue timbres
totalmente distintos.
Outro fator importante, adequar seu equipamento para aquilo
que você toca, se você toca um único estilo é interessante você focar seus
equipamentos nisso, caso você seja um profissional que trabalha com diversos gêneros
musicais é importante você ter equipamentos mais versáteis, por exemplo, se o
cara toca Jazz é interessante uma semi acústica um amplificador adequado a
isso, você não vai conseguir um timbre ideal para esse segmento musical com uma
Jackson Flying V e um cabeçote Mesa Boogie.
Atualmente nas eras digitais que vivemos, o equipamento em
espécie está sumindo, dando espaço aos simuladores, menores, versáteis e
econômicos... Resta a dúvida!!! Isso Funciona? Eu respondo... Pode funcionar!
Por exemplo não vai rolar se você pegar uma POD HD 500 configurar a simulação
do Marshall JCM800 ligar tudo isso em um cubinho de 15 wtts da Meteoro, não vai
trazer um som descente. Essas simulações de amplis e pedais trabalham com
equalização, em termos de timbres a negada vai fuçando até achar uma
equalização semelhante a do equipamento original, mas tem uma coisa, nada
substitui a ação das válvulas e do falante de um amplificador, então se você
ligar seu simulador em um ampli valvulado descente aí a coisa rola! Por que
nessas condições você está de acordo com a realidade do seu timbre desejado.
Cabos! Sim isso é importante... Manter bons cabos e em boas
condições, troca los rotineiramente, cabos ruins ou danificados podem gerar
ruídos perda de sinal e coisas assim!
Para finalizar esse papo é importante enfatizar que outros
agentes externos podem descaracterizar seu som de guitarra, como a ambiência de
um lugar que você for tocar então é legal por parte dos músicos da banda exigir
dos contratantes uma boa condição do lugar onde vai rolar o evento para não
ferrar o som da banda.
Bom... acredito que de acordo com minhas experiências sejam
esses os principais quesitos a serem tratados na construção do timbre!
Espero ter sido bem claro e ter ajudado vocês.. Um abraço e
boa sorte para todos!
ROCK!!!