27 de maio de 2014

Entrevista :: Sollo Amps

Fala Meus queridos amigos!!!

Tudo bem com vocês... trago hoje mais uma nova entrevista, porém dessa vez não estamos especificamente entrevistando um guitarrista e sim meu brother Filipe Carneiro contando um pouquinho da história e da proposta de trabalho da equipe da Sollo Amps, a Sollo é uma empresa voltada para para a fabricação de amplificadores valvulados, onde o que podemos ressaltar neles é a qualidade e proximidade com o músico/ cliente.... enfim!!! não irei me alongar muito na descrição, deixo vocês com as palavras do Filipe!!!









1-)Como iniciou a história de Sollo Amps?
O Renato Gomes e eu (Filipe Carneiro) trabalhávamos em uma empresa com desenvolvimento de hardware, e com o tempo fomos nos tornando bons amigos. Costumávamos conversar bastante sobre diversos o assuntos, e o principal deles era a música.
Eu sempre fui fascinado por música, e o fato do Renato ser um músico de primeira linha fez com que a gente conversasse bastante sobre isso. E a medida que a conversávamos sobre o assunto, foi despertando nos dois a vontade de fazer algo pela música. E sabíamos que a gente podia fazer isso, já que trabalhávamos com tecnologia de ponta no nosso trabalho.
Foi em uma conversa no Mac Donald’s, depois de um dia cansativo de trabalho, que decidimos juntar o útil ao agradável e contribuir com a música fazendo o que a gente fazia de melhor: eletrônica. O Renato já tinha uma grande experiência desenvolvendo amplificadores valvulados e, como eu, era formado em engenharia em uma das melhores universidades do Brasil (a UnB). Mesmo assim a primeira empresa dele (RG Amps) tinha fracassado, não por falta de produtos de qualidade, mas por falta de alguém que cuidasse da parte administrativa.
Nesse ponto, eu já tinha um bom conhecimento de gestão pela minha posição na empresa, e por isso a união foi ideal. O Renato vem desde então se concentrando em criar produtos de altíssima qualidade, enquanto eu me concentro em levar esses produtos aos músicos certos, aos músicos que realmente vão ter a sua música revolucionada pelos produtos da Sollo.
Depois de quase 2 anos de existência da Sollo, crescemos ao ponto de precisar de um novo sócio para se concentrar mais no administrativo e financeiro enquanto eu ia cada vez mais mudando meu foco para atendimento ao cliente (marketing e comercial). Foi nessa oportunidade que entrou o nosso terceiro sócio: Rafael Danigno. Engenheiro por formação, a real vocação do Rafael é com finanças, e por isso mesmo ele vem estudando essa área desde então, já tendo concluído uma pós-graduação e estando prestes a concluir um MBA na área.

2-) Quais as vantagens que um guitarrista tem ao optar por um amplificador valvulado?
A magia da válvula não tem muita explicação... Existem as mais diversas teorias sobre o assunto, desde o fator histórico (as válvulas surgiram bem antes dos transistores) quanto fatores técnicos (harmônicas pares ou ímpares e etc.).
O fato é que, seja pelo motivo que for, a esmagadora maioria dos músicos acha o timbre da válvula mais bonito que o do transistor. E por mais que a tecnologia avance (e ela tem avançado enormemente), nada até hoje conseguiu substituir as válvulas, não é a toa que o amplificador valvulado está cada vez mais na moda.
Por isso, um músico que opta por um amplificador valvulado tem muito mais chance de ficar satisfeito com o próprio timbre e de agradar aos outros ouvidos também.

3-) O Mini 8, é um amplificador compacto com potência de 8 wtts, atualmente amplificadores valvulados portáteis e com uma potência mais baixa tem sido uma tendência das marcas, Quais os benefícios um músico pode ter na escolha de um amplificador mais compacto com uma potência mais moderada?
Os amplificadores valvulados tem alguns inconvenientes em relação aos transistorizados. São, por exemplo, mais frágeis e mais pesados. Qualquer guitarrista que já tenha tido um amplificador valvulado de 50W ou mais sabe que um amplificador valvulado pode ser bastante pesado! Por isso, ter um amplificador valvulado com mais potência do que você precisa significa que você vai carregar muito peso a toa.
Outro fator muito importante é que dependendo do projeto do amplificador, o seu timbre muda consideravelmente em volumes mais baixo ou volumes maiores. Principalmente quando você busca uma distorção mais vintage (que vem do power), ter um amplificador muito potente pode significar um volume proibitivo para alguns ambientes (casa, escola ou estúdios com pouca vedação).
Por último, cada watt de um amplificador valvulado tem seu preço. Além de carregar muito peso e não poder “abrir” o volume, você ainda acaba pagando muito mais quando compra um amplificador com mais potência do que realmente precisa.
Para quem busca praticidade e a possibilidade de abrir o volume em espaços mais restritos, amplificadores de baixa potência como o Mini8 são a opção ideal.

4-) Apesar de pequeno, o Mini 8 possui recursos de grandes amplificadores, ( loop de efeito, controles independentes de equalização). Explique um pouco sobre o processo de fabricação desse equipamento e quais os pontos explorados pela empresa para ter tais resultados?
Os produtos da Sollo são projetados por um engenheiro formado e com bastante experiência na área. Nós sabemos exatamente o que estamos fazendo.
Algumas pessoas custam a acreditar que o Mini8 com apenas 3 válvulas é capaz de alcançar o nível de distorção que alcança (já chegaram a nos acusar de editar os vídeos, por exemplo).
Esse mesmo raciocínio se aplica ao loop, aos 2 canais e aos controles de equalização. Quando você simplesmente copia um amp, é difícil trazer um grau de inovação como o que trouxemos, mas quando você cria o seu próprio projeto, você tem um conhecimento profundo sobre cada volt e ampère e esse tipo de inovação se torna realidade.

5-) A Sollo tem se posicionado com muita eficiência no mercado musical atual, conte um pouco sobre a filosofia de trabalho da empresa.
Nós sempre buscamos fazer nosso trabalho bem feito, principalmente no projeto dos produtos, na fabricação e no atendimento ao cliente. Acreditamos que fazendo isso vamos alcançar o reconhecimento da marca e com isso poder atingir cada vez mais músicos.
A nossa filosofia a de ajudar o músico e buscar a oportunidade de caminhar lado-a-lado na busca pelo melhor da sua música. Essa filosofia tem nos levado a buscar incessantemente produtos com mais qualidade e um atendimento cada vez mais diferenciado.
Esse trabalho é naturalmente reconhecido pelo músico que se torna nosso cliente/parceiro, e são esses nosso clientes que se tornam os principais propagadores da marca. Até hoje eu tenho contato pelo Facebook ou e-mail com os nossos primeiros clientes.

6-) Quais são os planos futuros da marca? Há previsões para novos projetos e modelos?
Temos sim planos de expandir nosso portfólio. Vamos começar expandido a nossa linha de valvulados para amplificadores de maior potência (principalmente para quem toca em palcos maiores). Paralelamente vamos desenvolver modelos maiores de gabinetes para acompanharem esse amplificadores.
Mais para frente temos planos de lançar pedais e até criar uma linha de amplificadores de entrada, com transistorizados ou híbridos para criar uma opção de qualidade ao músico iniciante.

7-) Para terminar gostaríamos de agradecer a presença da Sollo aqui no Guitar Tech, e pedir que deixasse uma mensagem para os leitores do blog e clientes da Sollo.
Nós que agradecemos a oportunidade e o espaço para falarmos sobre a nossa missão! O projeto da Guitar Tech é sensacional e desejamos todo o sucesso a vocês.
É um prazer imenso poder trabalhar com os músicos e principalmente com os guitarristas. Independente de serem nosso clientes ou estarem interessados em nossos produtos, gostaria de deixar aberto o canal entre o músico e a Sollo. Somente com a participação de vocês nós podemos desenvolver produtos cada vez melhores e descobrir maneiras de atender e contribuir com vocês.
Nosso e-mail é: contato@solloamps.com.br
Nosso site: www.solloamps.com.br
Obrigado por estarem até aqui lendo essa entrevista. Torço para que um dia a Sollo possa caminhar lado-a-lado com você.
Forte abraço a todos!

Um comentário:

  1. Como representante fico muito feliz em ver o sucesso da Sollo, abraços a todos

    Lucas Guilherme

    ResponderExcluir