24 de dezembro de 2014

Dicas :: Valorizando seus solos e entendendo as Harmonias

Olá meus amigos!!! Como vão todos vocês??

Bom!!!! estaremos em poucas horas comemorando o Natal, e eu estou aqui trabalhando ao som de Steve Vai, e dando algumas dicas rápidas para vocês, para nós!!! Guitarristas!!!

Um bate papo rápido, antes que o bacalhau do meu pai fique pronto, e antes que o Papai Noel venha até aqui trazer- me mais uma Ibanez Prestige!!!

O que eu queria conversar com vocês hoje é como construir uma boa linha de solo! Acredito que assim como eu, o que chamou a atenção de vocês na hora de decidirem por começar a estudar guitarra foram os solos dos caras que admiramos!

Sim! exato, até aí tudo bem! Mas infelizmente rola algumas coisas que fazem os guitarristas não aproveitarem muito suas musicalidades!!! As vezes, por pressa, por ansiedade, por qualquer outro motivo sempre nos focamos em estudar os solos e as improvisações e nos esquecemos da parte harmônica!



Inicialmente, o que seria Harmonia? Harmonia, da forma mais incisiva possível é o ato de tocar notas simultaneamente! de forma mais simples e prática.... podemos entender a harmonia por aqueles caras, que geralmente não chamam tanta a atenção como os queridos solos, que geralmente ficam aos encargos da segunda guitarra, ou teclado, ou baixo, enfim! harmonia são os acordes!

É importantíssimo você guitarrista estudar os acordes!

Qual a importância desse estudo? Primeiramente, conhecimento não ocupa espaço! estudar é bom e importante... seja lá o que for!!! Você estudando os acordes fica mais hábil para entender o que acontece dentro de uma música, e como aplicar as determinadas funções de escalas e arpejos na hora do seu solo!!! O Estudo dos acordes permite que você componha de forma mais original! A Harmonia é toda a estrutura de uma peça musical, o solo de guitarra, por incrível que parece é só uma parcela de toda essa estrutura, não desmerecendo, claro que ele tem sua importância, mas quando a música chega no guitarrista solo, ela já vem pronta, os acordes nos trazem todas as concepções harmônicas, rítmicas e melódicas, ao meu ver são eles que fazem a música acontecer!

Acredito que muitas vezes os guitarristas se concentram em um lado não muito correto da música, achando que se conseguir tocar ou improvisar seus solos preferidos seu estudo está completo, na verdade não, dentre seus solos e improvisações é importante que você estude as harmonias das quais você está improvisando, estude os acordes, faça uma análise harmônica!

Isso com certeza fará de você um guitarrista melhor, ampliará suas possibilidades, te fará um compositor mais abrangente! Então quando você for estudar aqueles solos ultra difíceis do Joe Satriani ou Steve Vai, sempre dê uma olhada com muito carinho nas harmonias, pois se não fossem elas esses solos não fariam sentido nenhum, ou melhor nem existiriam! então a harmonia tem um poder muito forte!

Entendendo as harmonias, você consegue entender o raciocínio dos seus ídolos e verá que muitas vezes a coisa é simples, na verdade não precisamos dos acordes mais mirabolantes para construir uma boa composição, a maioria dos caras até os mais conceituados na guitarra, fazem seus maiores clássicos através das notas mais simples! Não digo que estudar harmonia é conhecer apenas os acordes básicos, você deve conhecer todos os acordes possíveis, mas acima de tudo estudar harmonia, estudar música é aprender a ter bom senso e respeitar a arte, e saber qual sonoridade se encaixa melhor em determinada parte, e qual acorde traduz melhor aquilo que você quer expressar em sua música e qual acorde lhe trás a melhor sustentação para seus solos! sempre respeitando aquilo que você tem em mente, fazendo mais música por amor e não por vaidade!!! deixando sempre as coisas fluírem!!!!

Abraço à todos!!!! Bom Natal!!!!!!

ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário