2 de janeiro de 2015

Review :: Hibria - The Skull Collectors


Fala Moçada!!!! Tudo em cima??

Hoje vamos de review!!! e eu trago para vocês um play sensacional, talvez o melhor CD de Heavy Metal que já escutei na vida!!!! tive a honra de conversar um pouco com o Abel, na entrevista que fizemos e que ficou do cassete! nas conversas e troca de emails pude conhecer mais um pouco da realidade do Hibria, recentemente inauguramos a sessão de reviews aqui no blog, então quis fazer um review desse fantástico álbum, o Abel me deixou a vontade para escolher o álbum e eu quis fazer o review do Skull Collectors por que é um CD muito especial para mim!! Conheci a banda em 2004 pela internet e pelo lançamento do Defyning the Rules, fiquei maravilhado pela sonoridade da banda, O Skull Collectors é o segundo álbum de estúdio dos caras, lançado em 2008, se destaca por uma sonoridade extremamente voraz, pesada e excêntrica! Claro que o Hibria tem outros ótimos trabalhos tanto ao vivo quanto de estúdio, e possivelmente estaremos falando de outros trabalhos dessa banda em breve, mas vamos aí! bater um papo sobre essa obra de arte!!! vejo vocês no final dessa jornada!!







Tiger Punch - Tiger Punch é a opening track desse álbum, a introdução começa com um riff mortal de baixo, riff em two hands! técnica muito complexa, Yuri mostra logo de cara um vocal muito agressivo, as guitarras seguem fazendo seus trabalhos e acompanhando muito bem as melodias, refrão que se destaca, e dá liberdade para notas mais abertas nas guitarras! a batera segue moendo tudo!!! Ótimas linhas de batera! Uso inteligente dos instrumentos, e boas passagens usando a cúpula dos pratos! coisa que adoro nas linhas de bateras, acho que trás uma nuance muito boa para as músicas! a música tem um breve respiro e um primeiro solo de guitarra que apesar de muito rápido e técnico não se torna cansativo em nenhum momento e valoriza a sonoridade da música, seguindo um esquema meio "Iron Maiden" logo de cara temos o segundo solo, gosto muito desse revezamento de guitarras, vamos assim caracterizar, a mudança de timbres e pegadas sempre são favoráveis aos caminhos das melodias, também é um ótimo solo!, temos agora o Yuri cantando enquanto nos instrumentos rola um dobra absurdamente técnica, depois voltamos nos riffs de baixo, conduzido novamente através da técnica de two hands e mais um solo!!! se não me engano esse solo é do Diego kaspen! estou certo Abel?? rsrs) desconfiei pelo uso das alavancas, voltamos para versos e refrões, sempre muito bem conduzidos, o vocal de Yuri é extremamente seguro, potente e afinado, as guitas fazem um trampo perfeito de harmonização, a música se encerra em algumas dobras e passagens de se chamar a atenção! Logo de cara vemos que o Hibria é uma banda que não brinca em serviço e chega a assustar pela força técnica, pois bem... vamos para a segunda tijolada!!!


Reborn From The Ashes - Intro nas guitarras e sem muita enrolação já vamos para um pós-intro, vamos assim chamar, aqui a coisa fica louca, vemos uma fritação de bumbos que muito se destaca, as guitas acompanham, parabéns para a banda no quesito precisão rítmica! A condução da batera é bem violenta, boa de se escutar, logo o primeiro verso! gostei desse verso por que ele é bem inquietante! refrão de colocar a galera para cima e pular bem alto nos shows!!!! curto muito esse som!!! uma das minhas preferidas, backing vocals muito bem encaixados! e soca o primeiro solo!!! muito legal, muito bem feito! sem exageros! técnicas exuberantes, segundo solo, no esquema que comentamos, agora uma dobra que valoriza a melodia!!! Esses malucos são tão rápidos que eu estou ouvindo e escrevendo a mil por hora aqui para tentar acompanhar esses caras!! hehehe!!! logo o segundo verso que se faz diferente do primeiro! curto quando a banda não se acomoda nas passagens anteriores e ousa em novas ideias para os arranjos! um ótimo riff de guita, meio Judas Priest diria eu! no próximo verso a banda arrebenta e os bumbos vão novamente a mil por hora e os guitas e o baixista acompanham! mas um verso, bem diferente dos outros, mais bumbos e guitarras!!!! as linhas de guita enquanto rola os versos, são bem ousadas e completas, sem interferir no segmento das vozes!!! mais um refrão!!!!! soca a bota Hibriaaaaa!!!!! baita som!!!! batera comendo solta nos bumbos!!! esse baterista é um atleta... e a música se encerra em um solo mais tranquilo! muito bom! um som muito completo!!! animal!!!


Screaming Ghost - A intro começa moendo na bateria e logo as guitarras entram, com o Hibria é assim, muito peso, muita velocidade e pouca enrolação, som bem direto! bem legal! logo temos um primeiro solo, um tema, vamos assim dizer! uma convenção e logo temos o primeiro verso, aqui mantém as mesmas características do Hibria, vocal perfeito e linhas melódicas sempre caminhando para lados diferentes, o que leva as guitarras a fazerem um trampo mais elaborado, bom refrão!! e mais um verso, essa música é mais reta e direta! mas tem ótimas variações rítmicas e melódicas, o que é muito bom! Vemos que o som do Hibria é muito inquietante, muito louco, depois desse revezamento de versos e refrões temos uma parte de guitarra que eu achei muito inteligente! não sei se estou certo, mas me parece que as linhas de guitas se abrem! e cada um se completa na sua parte!!! logo temos o primeiro solo! sempre muito técnico e melódico, o Hibria de modo geral, mesmo tendo uma sonoridade bem complexa e rápida de maneira alguma soa repetitivo e enjoativo como muitas bandas desse segmento, as músicas são puras pauladas cheias de ideias originais que sempre empolgam o ouvinte! as sonoridade sempre caminham a favor da música! e esse play é muito bom de ouvir! no final dos solos vemos que  as guitas estão dobradas, corajosos os caras isso é muito difícil de fazer! outro verso, mais um solo! absurdo como as músicas vão se desenrolando! solo perfeito! agora temos uma dobra muito louca entre baixo e guitarras, novamente a técnica desses caras impressionam! verso e refrão! gosto desse refrão! o batera sempre que possível explora muito bem as cúpulas dos pratos! e nessa paulada a música se encerra! Hibria sempre muito técnico!


Sea Of Revenge - Introdução bem a estilo Hibria! Bons riffs e arranjos melódicos! Já temos o primeiro verso! Vamos indo! Curioso no Hibria é que geralmente as bandas costumam ser mais comportadas em seus versos na intenção de deixar as vocalizações mais livres porém o Hibria faz um instrumental absurdo, e Yuri sempre se conduz em cima disso tudo com muita maestria e segurança, Impressionante! Refrão que leva musica lá para cima! De cantar pulando! segundo verso! e volta nesse maravilhoso refrão! Tambem gosto muito dessa música, ela se destaca muito bem! um riff... e logo o primeiro solo, bends uníssonos! animal! solos muito bem feitos! mais um outro riff super mortal... mais um verso! é legal ouvir as coisas assim se concentrando nas linhas dos instrumentos, as linhas instrumentais do Hibria são muito ricas! temos então um pequenos solo com um harmônico que vai as alturas e mais um refrão! belas linhas de guita nesses refrões, tudo muito bem feito!


The Anger Inside - Provavelmente a música mais top desse CD! a intro já começa bem para cima!!! Vemos que essa música tem uma ótima energia! gostei muito dessa intro, legal os riffs de guitarra! agora estamos no verso, e o Hibria continua trabalhando muito bem dentro dos seus sistemas! e chega o refrão!!!! absurdo!!! uma pegada muito forte! no segundo verso rola algumas variações muito bem colocadas pela banda! primeiro solo... se não me engano quem segue nesse solo é o antigo guitarrista Diego Kaspen, bom uso dos tappings, solos bem melódicos e técnicos as mesmo tempo, próximo verso, que não tem nada a ver com o primeiro, a batera segue moendo bonito, poe a banda lá para cima! próximo solo de guitarra conduzido pelo o Abel, solo muito massa! tenho esse solo como umas das minhas referências de bons solos!, volta no riff inicial, próximo verso!, mas variações, o Hibria em nenhum momento repete suas ideias, sempre ideias novas, uma mais original que a outra! e seguimos para o refrão! e a música se encerra no riff inicial! Muito boa, bem direta e muito bem estruturada!


Devoted To Your Fear - Acho que de todas as músicas, ao menos na minha opinião, essa é a que começa mais bruta!!! Incrível a facilidade dessa banda em se superar compasso à compasso, logo após a intro um belo tema de guitarra, praticamente um coro! um interlude muito complexo, segue o verso e entra o Yuri na voz, sempre muito afinado, com uma potência vocal monstruosa, novamente os versos são inquietantes, sempre com ótimas variações, e logo temos o refrão! muito bom também, muito empolgante, de botar a galera para cima! continuamos com bons versos! senti a voz do Yuri em todos os momentos bem sólida, poucas variações de timbres, porém uma potência absurda e uma afinação surreal! seguimos com os refrões, refrão quando é bom tem que ser tocado várias vezes mesmo, mais um solo... vemos que o Hibria tem muita personalidade em suas músicas! logo temos um belo tema de guitarra! achei show essa parte! seguimos com outro verso! ótimas linhas de guitarras através dos versos, esse som é mais longo! quase sete minutos, mas é muito bom ouvi-lo! mais um belo solo, com uma base bem groovada entre batera, baixo e guitarra base! mais um ótimo tema, a banda abusa de sua boa musicalidade, agora temos mais um solo! apesar das várias passagens, e muitos solos, a música não fica saturada!! pelo contrário da vontade de ouvir mais! o refrão é de jogar a galera para cima mesmo, os refrão nos sons do Hibria são os pontos altos das músicas! repete o tema para terminar o som!


Skull Collectors - Title Track do álbum!!! então espere muuuuuuuuuita coisa boa desse som! A introdução é violenta, e logo temos um tema muito legal de guitarra, primeiro verso! ótimo verso, novamente ótimos arranjos, agora rola uma virada de batera, juntamente com as guitas que é surreal, nunca vi isso na minha vida! volta o riff da intro! muito bem feito, muito exuberante e complexo, o segundo verso temos linhas de guitas bem insanas, primeiro solo! segue-se muito bem, não será nenhuma novidade comentar sobre a forte personalidade das músicas e solos do Hibria, ótimos solos, ótimas dobras de guitarra! Nessa parte temos um 'break' se assim posso dizer, enfim! a música dá uma tranquilizada, parte muito bem colocada depois de um verso, mais um solo de guitarra! solo bem matador por sinal! a parte técnica é impressionante, após o solo um novo verso! mais alguns riffs extremamente rápido nos meio dos versos e novamente a intro! e assim a musca se encerram, realmente ela se destaca, e acho justo que ela nomeie o cd, a musica tem uma personalidade incrível, está entre as preferidas!


Burning All The Flames - Começa com uma introdução bem virtuosa, o baixo se destaca,! Aliás, o baixo faz um belo trabalho durante todo o CD! e aparece bastante, coisa pouco comum em bandas de metal, também consegue ser bem independente das guitarras, coisas menos comuns ainda nesse segmento musical, o refrão é muito bom, porém mais discreto, mas combina muito bem com as passagens anteriores! então eu aprovo! Logo já temos o primeiro solo! com algumas variações na base, o que faz o guitarrista trabalhar bastante! hehehe! um belo tema, nessa parte lembra bem o Iron, por ter passagens melódicas após os solos, acho que isso sempre funciona muito bem! rifis bem quebrados, batera muito bem construída, perto dos três minutos a música muda um pouco sua vibe! e o baixo destrói! novamente riffs bem rápidos e pesados! e vamos aos versos! Os caras realemnte são muito bons, os vocais do Yuri sempre muito limpos e claros! vamos para mais um solo! e a música se encerra no refrão, bela maneira de encerrar essa música! vamos a última pedrada e depois considerações finais!

Wings of Wax - Última música desse maravilhoso álbum, música um pouco longa... Quase nove minutos! Vamos ver as loucuras que os caras vão apresentar para fechar o Skull Collectors! Começa com um riff de guitarra, um pouco diferente das outras músicas, bem legal!segue para um outro riff, depois o verso, onde as guitarras fazem um trampo muito louco! bem pancada esse som! porém mais moderado e menos rápido que os anteriores, a vibe cresce no refrão, como já era de se imaginar! a música segue, conduzida por bons interludes de guitarra, boas passagens onde a precisão da banda segue impecável, novamente um verso, que como de costume trás sonoridades distintas dos versos anteriores, a originalidade marca essa banda! primeiro solo de guitarra, um solo mais simples, poucas notas e muito felling! mais um interlude, a banda caminha muito bem sempre com execuções perfeitas, novamente o refrão! Outro verso, que nos leva a outra vibe no som! mais um solo, esse um pouco mais técnico, usando  mito bem as técnicas de alavanca! e palhetadas muito precisas! alguns riffs com o uso de bends uníssonos e novamente a intro, repete-se o refrão! e nesse sentido a música se caminha para seu desfecho, assim como também o desfecho do Skull Collectors, essa obra prima do Heavy Metal!


Enfim!!! terminamos a jornada!!!! Os reviews que eu faço funcionam da seguinte forma, tudo muito natural, eu simplesmente dou o play e fico ouvindo e comentando as músicas! como se eu estivesse em uma roda de amigos, conversando sobre o determinado disco! Não curto essa parada de ficar avaliando e dando notas para uma música, por que aquilo que para mim pode ser 10, para vocês pode ser sete! e detesto ficar quantificando uma arte musical!

É assim que faço com todos os álbuns que passam por aqui, foi assim que fiz com esse, e digo... Essa galera do Hibria me deu trabalho!!! tinha hora que os caras estavam fritando nas músicas e eu moendo meus dedos no teclado do note! foi difícil acompanhar os caras! Digo isso por que a música do Hibria é incessante!!!! é inquietante... é muito vibrante! Eu sinceramente digo a vocês que estou com dificuldades de encontrar palavras para definir esse trabalho!

O Skull Collectors não é o único álbum dessa banda, teve algo antes e teve algumas coisas posteriores a ele, esse trabalho é de 2008, mas as sonoridades são muito atuais! vocês escuta e sente que os caras estão um pouco a frente do normal, É notório que a banda é muito experimental, que a galera pesquisa bem dentro dos mais variados meios musicais, e o mais importante é notório que o Hibria é alimentado pela sua própria superação, os caras trabalham sempre na intenção de extrair deles mesmos e por consequência do Hibria suas melhores essências! e isso que de fato faz dos caras cadas vez mais profissionais nesse meio artístico!

O Hibria é uma banda que surgiu na raça, e veio para ficar! Quem conhece a realidade das bandas nacionais de metal sabe da escassez em relação aos apoios e investimentos e os caras são heróis!

O Skull Collectors se destaca por uma sonoridade muito madura e bem produzida, os músicos soam muito bem e sempre muito a favor da banda! as músicas são extremamente rápidas e recheadas de passagens e interludes super bem estruturados e bem enriquecidos que podem até te levar pensar que esse fato pode saturar um pouco as músicas! Mas não! muito pelo o contrário, a forma como é conduzida as músicas do Hibria é perfeita... é ideal! em nenhum momento soa saturado, na verdade todas essas 'loucuras' dos caras te incentiva a ouvir mais e mais!

Particularmente o Skull Collectors é uma álbum muito importante para mim, pois vi com esse play que é possível unir vários elementos e passagens musicais sem saturar o ouvinte!

Ao Hibria fica meu muito obrigado em especial ao Abel! Pela oportunidade de trabalharmos junto as entrevistas e os reviews! Logo mais muitas outras novidades!


ROCK!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário