15 de maio de 2015

R.I.P. :: B.B. King


Olá caros amigos do Guitar Tech!

Realmente hoje não é um dia feliz! A guitarra nessa sexta feita, em termos mundiais acordou triste, acordou de luto! Infelizmente uma das maiores, ou se não a maior lenda do blues e da guitarra partiu e nos deixou!

B.B. King faleceu essa madruga precisamente por volta da 1h40m da manhã! Sim, ele era uma lenda, isso de fato chega a ser um pleonasmo! King era mais do que isso, era rei, era majestade! E hoje acordamos sem ele nesse meio!






Digamos que a primeira vez que o vi tocar guitarra pensei... Nossa! como esse vovô é tão carinhoso com o instrumento! Eu sempre acostumado com as pancadas e pulos de Dimebag, me surpreendi com a leveza do Rei!

Não posso dizer que ele era minha maior influencia ou algo nesse sentido, mas definitivamente ele mudo minha maneira de enxergar guitarra.

Ao meu ver B.B. King era um patrimônio histórico, não teremos mais isso! ele se foi e nunca será como antes... Acredito que o mundo, a cultura perde muito com essa partida e todos nós ficamos muito abalados quando isso acontece!



Não veremos mais aquele senhor galante sempre muito bem vestido com seus smokings brilhantes, cantando com uma potência única, já não ouviremos mais aquele timbre de guitarra que nos remete a década de 50, que nós faz viajar pelo tempo, sentido que o blues é uma história, sentindo que King era majestade por que construiu um legado no instrumento!

Quando lembro do rei lembro.... de um senhor cantando com muito amor, sempre sorrindo, sempre gostei de vê-lo ao vivo, esse senhor tocava tão suavemente, com tal sorriso que hoje nos trouxe lágrimas, mas que ficará para sempre!



É uma coisa natural, a passagem de uma pessoa, nós sempre sabemos disso! King já era idoso, já havíamos recebido notícias de seu estado, mas é sempre difícil de entender ou até mesmo aceitar!

E nessas horas palavras são difíceis, pois nada reverte o fato, sempre ficamos indignados, achando que há algo que podemos fazer, infelizmente a majestade foi para um plano superior.

Ouvir sua voz e os lamentos de sua guitarra é algo único, não costumava estudar com frequência os fraseados de King, mas com certeza ele animou muitos almoços de domingo da minha família, gostava muito de pegar a guitarra e improvisar sob suas harmonias, era sempre um pouco frustrante pois nunca conseguia chegar aos pés de sua imponência na guitarra, até por que o rei tocava com maestria! Extraia uma essência da guitarra que era única, havia muito amor pela guitarra e pelo blues em seus solos!



Sempre improvisos bem longos, cheios de um sentimento único, coisas que nos fazia arrepiar de emoção! Sempre gostei de vê-lo tocar, por de fato transparecer algo único, é isso que faz um grande guitarrista, e foi isso o que o tornou uma lenda!

A passagem de King deixa a guitarra de luto oficial, é um lugar que fica vago e que ninguém poderá ocupar, The King is gone!



Estamos em 2015, e B.B. King nos acompanhou até aqui, agora retirou-se para descansar, infelizmente não teremos mais nada como ou parecido, ou até mesmo próximo de King! é algo que se foi, e não tem mais volta! Nosso consolo, sua obra que é tremenda e de valor incalculável!

O rei atravessou eras, surgiu quando o blues estava se solidificando como uma cultura norte americana, não foi o primeiro, mas foi um grande marco!



Me lembro em uma entrevista quando perguntado a King, como desenvolveu suas técnicas para tocar guitarra, ele disse com um sorriso afável, Minha técnica é o amor pela guitarra e pelo blues! Hoje em dia há poucas pessoas fazendo isso! Vejo que hoje há uma industria, sim! isso é fato! é tudo muito pasteurizado, é muita gente tocando igual, perdeu-se o brilho e charme de eras mais antigas, isso ocorre por que a sociedade anda perdendo essas valores, hoje em dia ninguém aprecia mais nada, ninguém para míseros cinco minutos para apreciar algo, ou obter algum tipo de informação que seja sadia para nosso intelecto!

E quando uma passagem dessas acontece sempre fica uma grande tristeza, pois nunca mais teremos isso! Perdemos algo de grande valor em uma era onde os valores estão totalmente acabados!



King descansou... um descanso merecido! acho isso algo natural e vem em um determinado momento onde a pessoa realmente precisa descansar, o rei seguiu seu caminho, para outros hemisférios acima de nossas compreensões, esse mundo anda hostil demais, talvez um senhor sempre bondoso e elegante, que pregava o amor através da música, que tocava sorrindo transparecendo esse amor precisasse de um novo reinado!

Feliz por ter vivido em uma era onde nos prendemos as últimas esperanças de valores culturais e ter o privilégio de apreciar a magia da música do nosso vovô da guitarra, triste por saber que hoje poucas pessoas veem valor nisso! As novas gerações, não estão preocupadas em buscar boas referências de música, cultura, artes e afins, hoje a informação é tão rápida, onde não conseguimos absorver nem 10% do que nos é despejado, ninguém se preocupa em apreciar um bom solo de guitarra, e com a passagem de King, nosso espaço se torna consideravelmente menor!



Aquilo que ficou de King foi sua história e devemos  valorizar isso, e prezar para que as próximas gerações saibam o valor disso! o legado de King e de outros também deve ser mantido vivo, ele viveu isso, e nós devemos manter isso vivo!

Eu, ao observar King nunca fui guitarrista, nunca pensei em analisar seu modo de tocar, mania as vezes idiota que nós guitarristas temos, eu simplesmente esquecia por algumas horas que era guitarrista e me colocava na simples condição de apreciador e me admirava com suas improvisações, por míseras duas horas de show eu esquecia de guitarra e admirava sempre o sentimento e paixão de King!



É meio estranho dizer isso, esquecer de guitarra, enquanto aprecio talvez a maior lenda delas, mas foi isso que King fez... ele foi acima da guitarra... a guitarra é um instrumento majestoso de uma poder enorme e King se projetou acima disso!

King não é aquele cara a ser estudado e sim apreciado, não há fórmulas, há paixão... por isso que ninguém extrai o som que ele extraiu!



B.B King marcou eras! Fez um trabalho digno de seu título de rei! fez história, foi um marco, na linha do tempo da música, da cultura e ele tem um espaço importante!

Nessa manhã de sexta amanhecemos diferente! Sem a presença do rei! Ninguém ocupará seu lugar, pois não há ninguém páreo para isso! Ficamos um pouco desamparados, claro! Há outros grandes nomes que de fato estão sempre lutando para manter a guitarra e a música em geral mesmo de dentro de uma realidade cultural ingrata sempre vivas e dignas de seus valores, mas pode ter certeza que os grandes hoje também amanheceram com esse mesmo sentimento que eu, você e tantos outros mortais da guitarra!



Essas são minhas últimas palavras para o rei e sobre o rei! um cara que eu tinha uma admiração enorme, não era uma influencia era algo a ser admirado, não pesquisava sobre suas teorias na guitarra e sim sobre seus sentimentos, King não precisava de teorias ou coisas nesse sentido, seu modo de tocar estava acima disso! King era majestade era algo além de nossas considerações!



Todo guitarrista tem um pouco de B.B. King mesmo que você não aprecie tanto, mas você tem um pouco de B.B. King, todos na verdade deveriam ter, pois o rei era pura sinceridade, bondade, humildade, amor, deu sua vida pela música e guitarra, fez muito por nós, fez muito por nossa cultura, foi um valor tremendo a favor das boas considerações culturais, devemos valorizar isso e manter isso vivo para as próximas geração, o rei deixou seu cajado, manto e coroa e todos precisam sabem quem ele era e qual seu valor... Ele não foi rei a toa!

Um abraço para todos!


The thrill.... the thrill will never be gone!!!! Descanse em paz eterna majestade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário