12 de outubro de 2016

Papo no Backstage :: E o Palco!!?


Fala Moçada!! Seguimos com mais um post da série "Papo no Backstage!" O tema de hoje é o palco e como ele tem ficado abandonado nos últimos tempos! Chega até a entristecer!

O palco ainda é a maior aventura do músico! Mas será que estão todos procurando mesmo essa aventura!?

De uns anos pra cá (última década?) as coisas mudaram muito, o palco passou a ficar cada vez mais vazio, em segundo plano e isso não é legal, nunca vou deixar de mencionar os benefícios da internet, mas logicamente também há pontos negativos nesses novos costumes sociais... um deles é a deserção dos palcos!!





Para mim não há emoção igual!!! Você estar no palco! Aquele frio na barriga... É como encarar uma grande montanha russa! Gosto de ambos, também sempre fui apaixonado por adrenalina! Mas enfim... Voltando ao assunto! A internet transformou as pessoas em seres cada vez mais reclusos, a convivência social está praticamente nula! na verdade a falta de shows é um efeito da individualidade social do ser humano! (esse termo existe? rsss...)

Com isso há outros fatores que se desmoronam, veja que uma causa leva à outra! Poucos pubs, pouco investimento na área de lazer, cultura e entretenimento, bandas de baixa qualidade!

Mas então, onde estão as bandas e os músicos!? Na internet! O público foi substituído por "views" e os aplausos por "likes" Orrasss.... Péssimo!!!! Péssimo!!!

O problema é que nada disso existe!!! likes, views, seguidores!!! Para mim não fazem a mínima diferença!!!! fazer um show ainda é a coisa mais legal do mundo... guardo momentos maravilhosos de shows bem legais que fiz ao lado das incontáveis bandas que já tive na vida.... Sempre lembro de um momento especial que uma banda minha tocou You Could Be Mine do Guns, (minha música predileta!) tivemos algumas dificuldades nos ensaios.... é uma música com uma particularidade autoral muito grande, realmente difícil de se executar... Porém na hora saiu todo certo e a galera pulava e cantava o refrão!!! cara aquilo foi incrível.... Me recordo dessas coisas... Mas não me recordo nada de views, likes e afins... Não que seja dispensável, como ferramenta de trabalho e marketing, Ótimo! É importantíssimo você estar presente nas plataformas e redes sociais, porém não é apenas isso... Nessa tecla que eu bato!

O ser humano se acomoda de maneira muito fácil, é só ver um caminho mais simples, um atalho... sujeito já se interessa, a internet democratizou o acesso e compartilhamento de conteúdos, hoje as mesmas plataformas de divulgação usadas por grandes artistas é também usada por quem está dando o primeiro passo, mas uma coisa e uma banda com 30 anos de carreira, outra é um músico de quarto querer usar da internet para se tornar "famoso."

É o que ando vendo ultimamente! Principalmente em relação aos guitarristas, viciados em views, likes, compartilhamentos... engraçado saber como esses termos fazem parte do vocabulário do músico de maneira assim tão evidente...

Isso também afeta o nível dos artistas, hoje todo mundo tem acesso, todo mundo produz um vídeo pro youtube, todo mundo grava sua música, então você passa a ter uma galera tocando sem afinação e com timbres horrendos... Sujeito grava um vídeo didático na lavanderia de casa de chinelo, shorts e peita do vasco da Gama! (nada contra... usei como exemplo!) Sem contar que o cara não sabe o que está falando, informa a galera de forma errada, não sabe nem usar o seu idioma de forma correta! Novamente.... nada contra a democratização da informação... muito pelo contrário... acho até muito legal... Mas.... qualidade e profissionalismo acima de tudo!

E nessa muitos embarcam.... cidadão grava o vídeo e no primeiro dia tem cem acessos!!!! Uaaalll!!! Nisso ele se engana!!! Esquece que músico toca!!! Músico faz show!!! E assim os palcos vão ficando cada vez mais abandonados... e os números de likes crescem cada vez mais e muitos músicos se perdem nessa quimera, fazem disso seu ideal de carreira!!! Muitos se acham até referências, se acham conhecidos e conceituados no pedaço! Meus amigos... conceituados são Steve Vai, Satriani e amigos! Conceituados são os caras que estão no palco, não estou falando de americano rico e famoso... citei esses caras por que estão sempre no palco, nas turnês.... fico imaginando o Satriani conferindo quantos "likes" ele tem em um vídeo dele!!!! Ah!!! o cara não está nem aí pra isso!!!! O que interessa pra ele é o show lotado e isso esses caras tem de monte! Usam a internet como uma ferramenta de trabalho e não fazem dela sua única fonte profissional... a questão é mais acima... é além disso... tem muita gente aí pensando de forma muito pequena!

Sei que as coisas realmente andam difíceis, ruim de conseguir shows, e pouco incentivo pra isso, mas a gente nunca pode parar, temos que estar sempre pensando em segundas ou terceiras alternativas, vejo alunos e amigos sempre se reinventando pelo simples amor de tocar e por não serem acomodados, precisamos fazer valer nossa condição de artista, precisamos mostrar que a internet é uma boa ferramenta de trabalho e não uma única alternativa, não podemos nos acomodar nesses novos costumes, pois dessa maneira, cada vez mais o palco fica vazio!!!!



ROCK!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário