17 de novembro de 2016

Os 5 Conceitos :: Organizando seus Estudos!!


E aí Moçada!!! Tudo em cima??

Organizando seus estudos!! Um assunto importantíssimo! Muitos alunos me perguntam sobre isso, recebo também mensagem e emails do pessoal que acessa o blog então resolvi tirar as dúvidas gerais!

Olhem... Para um bom progresso no seu instrumento é essencial que você seja um cara organizado!!! Você aprenderá as coisas de maneira muito mais objetiva!! Dividi o assunto em cinco tópicos!!! Vamos então à eles!!!






1-) Defina seu perfil, estabeleça uma carga horária de estudos!

Começando dessa forma você começa bem, peça ajuda para seu professor, sempre faço isso com meus alunos, defino um perfil pros caras, dessa forma a gente trabalha de maneira mais determinada, vou deixar aqui algumas sugestões de perfis do estudante de guitarra, analise-os veja o qual você se enquadra!

-Músico por hobby (iniciante) - 40 minutos por dia
-Músico por hobby (estudante) - Uma hora por dia
-Músico não profissional (estudante) - Uma hora e meia por dia
-Músico não profissional (atuante) - Duas horas por dia
-Músico estudante (profissão) - Três horas por dia
-Músico profissional (atuante) - Mais de quatro horas por dia


2-) Tenha um Planejamento!

Nada funciona sem planejamento! Há muita coisa para se estudar! Música é algo muito extenso, se organize! Crie um planejamento, de acordo com suas necessidades e dificuldades você vai administrando o tempo à se concentrar neles! Por exemplo se você é um cara que está detonando na parte técnica, mas está fraco na teoria, concentre-se mais na teoria do que na técnica, segue abaixo uma sugestão de planejamento de estudo, não vou determinar tempo de concentração em cada item, justamente por ser algo particular de cada músico

- Aquecimento
- Técnica Musical
- Teoria Musical
- Estudo de Harmonia
- Estudo de Percepção
- Estudo de Leitura
- Estudo Rítmico
- Prática de Repertório


3-) Procure estudar todos os dias!

Não seja um guitarrista domingueiro! O estudo diário mantém você ativo na música o tempo todo, estudar todos os dias te incentiva à isso! Mesmo que você não esteja com a guita na mão, você está pensando em música, por que os conteúdos estudados recentemente estão ativos na sua memória, então as vezes você está no trabalho e troca o cafézinho da tarde por uma pesquisa rápida no google em algum assunto de música, as vezes você está esperando sua namorada se arrumar para tomar uma gelada por aí e aproveita o free time para pesquisar algo (Sejamos francos, nessa onda de esperar a mulherada se arrumar, dá para treinar a discografia inteira do Dream Theater!!! Rsss...)


4-) Paciência, Persistência, Organização, Concentração, Direcionamento e Disciplina!

As coisas não acontecem do dia para a noite! Música é trampo é sério.. É dedicação total, tenha calma, não se anseie demais, entenda que tudo é passo à passo, se hoje não deu certo, amanhã dará! Um assunto de cada vez, não atropele os conteúdos, um assunto não compreendido hoje é uma baita dificuldade amanhã! Atente-se à isso!


5-) Sempre que necessário revise os conteúdos!

Sofria muto com isso antes de atuar na área didática da música, aprendia algo, as vezes não usava muito e Pufff!!! Sumia da minha mente, levava três meses pra entender os assuntos e três minutos para esquecer! Escrevia, lia, decorava, e sempre esquecia! Não adianta se não tocar não vai funcionar... Isso se chama teoria aplicada, tudo o que você estudar, aplique no instrumento e sempre que necessário, volte nos conteúdos para recuperar algo que ficou para trás!!!! Valeu.... Um abraço á todos!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário