21 de novembro de 2016

Papo no Backstage :: De fato... Ninguém irá te ensinar a tocar bem!!


Olá Meus amigos! Como vão todos vocês? Espero que bem!!

Fazia uns dias que eu não colocava algo novo nessa sessão, pensei em um tema legal e cá estou eu para atualizar as coisas!

Sei que o título do post é um pouco impactante! Mas de fato é assim... Ninguém irá te ensinar a tocar bem! Na verdade não é essa a função de escolas e professores! Importante não confundir as coisas!





Nenhum conservatório, escola, faculdade ou professor fará você tocar bem! Nenhuma instituição por melhor que seja, fará isso! Pois isso só depende de você!

É muito importante termos ciência desse fato, pois assim a gente para com esse costume de depositar nossa confiança em tornos de nossos objetivos em terceiros! É bom que você saiba que isso só depende de você! Você irá determinar o rumo dos seus objetivos!

Pois bem! Qual a real função dos educadores musicais!? Facilitar seus estudos, mostrar caminhos mais concretos, te aconselhar, te passar os conteúdos, organizar seus estudos e aprendizados, te ajudar a traçar metas, te aconselhar e te direcionar para um campo de atuação!

Veja... Não há nada dizendo sobre tocar bem ou mal.... isso é uma responsabilidade do aluno!

Agora uma outra questão... O que de fato seria tocar bem?? Acredito que é algo bem amplo de se dizer... Mas tocar bem é fazer da melhor forma possível aquilo que você se dispõe a fazer!

É legal que você tenha suas influência e dentre elas você capte aquilo que eles tem de melhor, ou aquilo que chama mais a atenção quando você vê seu ídolo tocar... É um bom caminho!!! Estudar inúmeros instrumentistas de gêneros variados e de uma forma extrair algo de tudo isso e somar no seu conteúdo musical!

Esteja sempre pensando em música, veja música em tudo o que você fizer, dedique boas horas do seu dia ao instrumental, isso é fundamental para seu crescimento!

Seja esperto! Defina seus pontos de facilidades e de dificuldades, as facilidades (zona de conforto) irão para o palco, as dificuldades serão exercitadas até se tornar algo fácil de executar!

A resposta da sua dúvida é a sua dúvida!!! Como aprender a andar de bicicleta?? Andando de bicicleta! Como aprender a nadar? Nadando!!!!

Iniciativa é sempre importante! Não espere tudo do seu professor, corra atrás também, não seja tão dependente, vá em frente, pesquise, se aprofunde em algo, tenha curiosidade, esteja sempre procurando algo novo!

Precisamos de mais músicos inteligentes, a inteligência é um fator determinante em tudo o que você faz, de fato cada vez mais... e isso não é apenas na música, mas em todos os ramos as pessoas tendem a serem mais automatizadas do que seres pensantes.. Não vamos apenas reproduzir... vamos compor também, isso anda muito em falta... boas composições, temos que ter essa curiosidade em desvendar o instrumento acima das teorias e das técnicas com o pensamento bem aberto, pensando em música, pensando em som!!!!

Pense acima da teoria... Não se limite, a teoria é um recurso e não sua única ferramente, lembre-se muitos de seus ídolos deixam tudo de lado na hora da composição... pensam mais em sonoridades do que em fórmulas e teorias!

Tudo está no raciocínio e na maneira de enxergarmos as coisas e também em como observamos e aquilo que extraímos de outros músicos, tenha uma visão ampla, não se limite ao seu instrumento, aproveite tudo o que você vê, analise linhas de outros instrumentos e as traga para o seu! Independente do que seja, tudo é crescimento, tocar bem é saber extrair uma lição de tudo aquilo o que você vive, inclusive fatores externos à música, mas para isso é necessário estar pensando em música à todo momento! O cérebro nunca pode parar! Quanto mais você o exercita, mais aumenta sua capacidade em absorver coisas! Nada pode passar por você sem que você agarre algo, as pessoas inteligentes estão sempre ativas, as pessoas inteligentes procuram melhorar dia à dia, não enxergam limites para o crescimento, possuem um olhar analítico em tudo o que vivem! Se atente à isso!!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário