25 de novembro de 2016

Papo no Backstage :: O Verdadeiro Perfil do Músico Profissional!!


Salve, Salve Moçada!!!! Estamos aqui novamente para mais um post no blog!!! Hoje eu queria conversar com vocês sobre o perfil de um profissional da música, um assunto importante, até para que possamos saber certinho como se portar e como fazer nossos trabalhos tomarem cada vez um rumo mais satisfatório!

Nas minhas concepções um músico no dia de hoje se aproxima mais de um homem de negócios do que realmente uma pessoa com uma postura mais alternativa, aquele estereotipo que músico é um cara largadão, não se importa com sua imagem, não se importa com sua carreira, isso de fato tem ficado para trás... E é bom, por que de fato não é essa a real da nossa profissão, e nada melhor que o próprio profissional do ramo para exteriorizar uma imagem correta da sua profissão, só assim que conseguiremos atribuir um certo respeito por nossas atividades profissionais!





Não que você terá que tocar de terno e gravata (odeio roupa social) ao menos que você seja um músico de orquestra ou de eventos formais, mas o que eu quero dizer é em relação ao posicionamento que você deve ter na hora de conduzir sua carreira.

Eu fico muito feliz por que cada vez mais os profissionais da música estão abrindo os olhos para as questões administrativas de sua carreira, por que por muito tempo as coisas foram bem diferentes!

Geralmente o cara que escolhe ser músico, ele escolhe tal profissão visando fazer algo que ama, e nesse ponto muitos se ferram! O cara que escolhe uma carreira mais "segura" geralmente ele pensa em uma estabilidade financeira, já começa com um outro conceito! Infelizmente muitos músicos pensam na satisfação pessoal que é estar atuando na música e esquecem do bolso!

- Fazer o que ama é um direito seu!

Você escolheu ser músico por que gosta muito disso!! Assim como eu! Mas em nenhum momento trabalhar com o que a gente mais curte se resume apenas na satisfação pessoal, como sempre digo, o artista não paga suas contas com "Dó-Ré-Mi."

O fazer o que ama acaba sendo um pretexto para um bando de egoísta não querer pagar pelo seu serviço ou desvalorizar sua mão de obra, e as vezes o músico não percebe isso, de tão sagrado que música é pra ele, muitas vezes ele não consegue nem ver um valor financeiro em seu trabalho e alguns espertões aproveitam da boa fé do pobre músico e exploram o cara! Isso não pode acontecer!

Porém como disse anteriormente isso está mudando, o músico atual não é aquele cara que pensa somente no show em si e esquece do resto! O músico atual, pesquisa sobre economia, administração, Marketing e política! Claro... Estamos dando os primeiros passos nessa nova formalização da profissão, mas eu vejo as coisas com olhos bem otimistas, em uns dez anos daqui pra frente nossa realidade será bem diferente e isso é bom!

O músico está deixando de lado sua inocência artística e se ligando em fatos que fazem toda a diferença no seu ramo de atuação!

Temos que enxergar nosso nome artístico (banda ou artista solo) como uma razão social, ou seja como uma empresa! Quando o cara pensa assim ele movimenta o nome dele, e trabalha em prol do seu crescimento, se você é uma empresa, você tem despesas, investimentos, lucros e ganhos, pensar dessa forma é o ponta pé inicial para as coisas começarem a mudar e você dar o real valor nas coisas!

Vale salientar que ninguém vai te respeitar se você não impor esse respeito, não espere dos outros o que você quer para você!

Quando você pensa como uma empresa você impõe margens de lucros, investimentos e despesas, enxerga que mesmo sendo um trabalho artístico ele tem uma precificação no mercado que vai de acordo com sua especialização e tempo de atuação (experiência). É bom levar isso em conta por que as vezes os valores deverão ser alterados, acompanhe sempre os índices inflacionários, analise como andam esses fatores para você redefinir seus valores de acordo com o necessário, se não você quebra! Pense que um dia tocando de graça é um dia sem trabalhar, Imagine se a bolsa de valores fechar por um dia, ou se a Coca Cola deixar de vender refrigerante por um dia!? Um rombo nas economias da empresa, agora pense isso para o seu ramo! Veja o quão prejudicial pode ser! Viu... Quando pensamos de forma empresarial as coisas assumem outras proporções!! É importante estar atento à tais fatores!

Saber negociar, conhecer a política atual do seu país, entender de economia, ser uma pessoa esclarecida, dominar um segundo idioma, são fatores que os músicos estão ficando mais atentos, o profissional de música não pode apenas conhecer de música, a área administrativa é super importante! Dessa forma não há limites para o seu cresciimento, não se prenda em pessoas que irão te explorar, sua carreira seu crescimento só depende de você e toda vez que você negocia um preço abaixo da sua tabela, é um prejuízo, toda a renda não satisfatória é um prejuízo, inverta sua maneira de pensar, pense como uma empresa! Tenha noções administrativa, tenha um olhar financeiro sobre todas suas ações profissionais! Caminhe à favor do seu crescimento... é um bem comum, para você, seus colegas e quem o prestigia!!! O mundo está interligado, ninguém mas atua sozinho, ou isolado, conhecer de outras áreas, ajuda você a determinar as ações mais corretas para seu trabalho!
Pense nisso!!!



ROCK!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário