28 de novembro de 2016

Papo no Backstage :: Por Favor, Desligue a Câmera!!


Olá Meus Amigos! Como vão todos vocês? Espero que bem!!

Novamente mais um tema para a gente discutir sobre aqui na nossa sessão "Papo no Backstage" Hoje iremos falar sobre a tendência da música na web, somos nossos novos rumos de trabalho e tudo mais!

Que fique claro logo de início que eu não sou contra o uso da internet em nosso trabalho, muito pelo contrário, Acho que é esse o rumo das coisas mesmo, e é por aí que temos que atacar! A única coisa que eu sou contra é trabalho mal feito!






Desde sempre as vídeo aulas são essenciais no estudo da música, eu mesmo aprendi inúmeras coisas com vídeo aulas do Kiko Loureiro, Paul Gilbert, Marty Friedman, Michael Romeo, entre outros!

Vejo muita gente gravando cursos bem legais e bem profissionais e isso é muito bom, só que nem tudo tem apenas o lado positivo, a internet trouxe muitos benefícios, mas também temos alguns fatores negativos!!!

O que se mais vê hoje em dia é guitarrista gravando vídeo, para o youtube, para o facebook, para qualquer porcaria que ele faça, tem que ter uma câmera ligada!

Ao meu ver a melhor sensação da música é você subir no palco! Acredito que não há coisa melhor, é uma adrenalina única, é como uma montanha russa, sempre dá um frio na barriga! É de fato muito legal! Música é uma profissão muito ampla nos dias atuais, os profissionais versáteis, vão expandindo cada vez mais nossas possibilidades de atuação! Mas ainda vejo que... não há nada como estar no palco! De fato, continua sendo o melhor de nossos afazeres!

A inserção da internet como uma ferramenta de trabalho dos músicos mudou certos hábitos, penso até que as novas gerações de músicos que estão vindo aí, nem saibam mais o que seria estar em um palco, por que cada vez mais a coisa caminha para o ostracismo, antigamente a música era a profissão de entretenimento, que juntava as pessoas, hoje vejo tudo se polarizando!

Sei que pode ser rentável, que de fato a internet é um campo de trabalho, mas não vamos segmentar as coisas  à tal nível que faça com que a gente perca a essência de nossa profissão!

Outro fator que me deixa descontente é a qualidade do material que muitos colocam no youtube ou em redes sociais! Vocês sabem.... não precisamos entrar nos detalhes, como temos materiais ruins por aí!

Eu acompanho muita gente, seja nas redes sociais, seja no youtube, há uma galera fazendo um ótimo trabalho, mas a maioria parece não se preocupar muito com o que está sendo colocando na internet, ou as vezes a ignorância é tanta que o sujeito não para pra pensar e avaliar se aquele trabalho que ele está fazendo é bom ou não!

A ansiedade em ter seguidores, de ser conhecido de ter seu trabalho em evidência é tão grande que essas novas opções (internet) acabam cegando um pouco o pessoal, nisso a qualidade do material cai!

Sem falar que essa nova onda de vídeos e mais vídeos, acabam prejudicando certos campos de atuação da música profissional!

Hoje em dia qualquer coisinha que o músico faça, tem que virar vídeo, o cara troca as cordas da guitarra... e faz vídeo, toca no aniversário da vovó e faz vídeo, ganha uma dúzia de palhetas da empresa X, acha que é patrocinado e faz vídeo, vai fazer um show em um lugar X e faz vídeo, briga com a namorada e vai gravar um vídeo, faz um lick tosco na penta de Am e vai gravar um vídeo com um timbre totalmente amador!

Tudo isso pode ser interessante... Mas há uma coisa!!! Pode ser interessante... Para quem é interessante! Entende?? É muito legal assistir os vídeos que o Kiko Loureiro grava das turnês do Megadeth, por que o cara tem muito à acrescentar para todos os guitarristas, desde o iniciante até o avançado, o cara tem experiencia, tem conteúdo, tem bagagem, entende!!!?? É muito legal também acompanhar o Silas Fernandes e seu programa semanal no youtube Rig on Fire!! Por que o cara tem muito para acrescentar, sabe o que fala, sabe como fala, tem conteúdo! Agora sempre vale a questão!! Será que seu trabalho é realmente importante para alguém?? Por mais fria que seja a analise, temos que fazer isso! Pare e pense... Será que isso é realmente importante? Faça uma reflexão antes de sair ligando a câmera e fazendo inúmeros vídeos sem critério algum!

Registrar o cotidiano de uma banda, seja nas gravações, seja na estrada é legal... Mas só é legal quando a banda já tem um bom número de seguidores, por que uma coisa leva à outra, uma banda com inúmeros seguidores, só conquistou isso por que tem estrada, e a estrada ENSINA! As vezes para um artista local, com um trabalho de um destaque menor pode não ser a melhor opção!

Outra coisa.... A produção!!! Coisa que muitos pecam! E produção é tudo, do seu cenário, figurino, iluminação e etc... Não façam as coisas de qualquer jeito!

Vai fazer um vídeo? Resolução no mínimo em HD, se atente ao cenário! Não grave as coisas em um cômodo qualquer da sua casa, Preste a atenção... ao seu figurino, não grave seu abençoado vídeo sentado na sua cama de shorts e camiseta sem manga, cuidado com o seu timbre! Tem muita gente gravando com equipamento ruim e tirando um som de lata velha na guitarra! Se atente ao seu português, por favor não fale errado em seus vídeos, tem muita gente que comete esses erros, caso a sua produção não atenda esses quesitos, melhor manter a câmera desligada!

A internet democratizou o acesso à inúmeras coisas e também facilitou as produções, hoje em dia com um orçamento baixo você consegue fazer muita coisa! Esse é um problema também, por que não há mais um filtro de profissionais, e as coisas tendem a ficar cada vez mais amadoras, pela enorme demanda que temos! Vinte anos atrás se você quisesse gravar uma vídeo aula, você tinha que contar com toda uma equipe de filmagem e edição, se preocupar com a tiragem e distribuição desse material, logo só realmente aquele cara que era um profissional de renome que iria fazer esse trabalho, hoje em dia tudo isso desapareceu, com uma câmera, as vezes com um celular o sujeito já está fazendo as coisas! Aí é isso que rola... Uma demanda absurda de material sem nenhum critério de qualidade, e cada vez mais gente entrado nessa! Perde-se o conceito de profissionalismo e da real função do músico! Pense sobre!!



ROCK!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário