24 de novembro de 2016

Papo no Backstage :: Um diferencial!


Olá meus amigos!!!

Como vão todos!? Seguimos com mais um bate papo! Hoje o tema é esse como se diferenciar! Porém eu vou falar de uma forma mais direcionada para a guitarra! Citarei exemplos, falarei da nossa incansável busca por um diferencial e também quais os conceitos que abordam os nossos ídolos na hora de construir um caráter artístico!





Analisando as coisas no geral eu não sei em qual determinado momento que os guitarristas trocaram suas guitarras por uma câmera de vídeo e o palco por um estúdio de filmagem! Quero dizer que... vídeos e mais vídeos... todo mundo faz vídeo, todo mundo tem um canal no youtube! E tocar hen!! E ir pro palco, compor gravar, ter seu material? Está todo mundo fazendo a mesma coisa e isso está até ficando chato! Cada vez está mais raro um cara que vem pro mercado e inova, faz diferente, é original, vira ídolo!

A história da guitarra sempre foi essa a busca por inovação por um diferencial! Isso perdura até hoje, obviamente está cada vez mais difícil se diferenciar, mas eu ainda acho que isso é possível!!!

Vamos citar Hendrix! O cara levou o conceito de guitarra para um outro lado, tocava tudo do seu jeito, contrariou regras e teorias, enxergava os sons através de cores, criou uma maneira própria de tocar, mesmo com um breve período de carreira é até hoje considerado um dos maiores!




Um outro exemplo clássico, Ace Frehley do Kiss e sua guitarra que saia fogo!!!


Falando em se diferenciar, os caras do Kiss são mestres nisso, a própria imagem da banda já dizia muito sobre, lembrando que Jimi Hendrix, foi o cara que colocou fogo na guitarra em um show, seria essa a inspiração de Ace!?

Outros caras também impactaram, sejam pela maneira de tocar, por suas técnicas ou pelo visual, vale lembrar de Eddie Van Halen e seus tappings na velocidade da luz!




Não só os tappings, mas também o uso de alavancas, o próprio sistema de ponte flutuante que foi um projeto idealizado por ele, as roupas sempre cheias de listras, Eddie foi e ainda é uma grande referência em muitas coisas!

Ritchie Blackmore também foi importante, difundiu a música clássica com o rock, trazendo novos elementos, fortalecendo o virtuosismo e sendo um dos vanguardistas desse conceito na guitarra!!!


Nitidamente foi uma das maiores referências de Yngwie Malmsteen! Não só para ele, mas para inúmeros guitarristas!

Ainda sobre virtuosismo e a inserção da música clássica do rock, importante citar Randy Rhoads!!! O baixinho que impressionou Ozzy!



Tony Iommi e seus riffs macabros e suas afinações mais pesadas inovaram e criaram o que conhecemos por Heavy Metal!


De fato um cara inspirador, que influenciou e ainda influencia muita gente!!!

Ainda nessa galera do Ozzy e do Black Sabbath, obviamente não vamos ignorar o Zakk Wylde!!! Esse trás uma maneira bem rock n` roll de tocar guitarra, timbre único pegada matadora, solos incríveis, muita influencia de country e southern rock! Canta muito bem, uma voz única, toca violão, toca piano, compõe em diversos segmentos musicais!



E o conhecido como mago das guitarras?? Dono dos solos mais melódicos que conhecemos, sua filosofia ocultista, seus trajes diferenciados, suas guitarras de dois braços, influencias do blues e uma maneira bem diferente de tocar guitarra com um arco de violino! Sr. Jimmy Page!!!


O tempo vai passando e vai ficando cada vez mais difícil se diferenciar, mas há sempre uma maneira, o músico criativo, o guitarrista inquieto está sempre pesquisando coisas novas, que tal trazer um pouco de política para o rock, e um pouco de hip hop pra guitarra! Sinergias que Tom Morello fez com maestria!!!



O início dos anos 90 trouxe o virtuosismo ao seu ponto mais extremo da guitarra, todos queriam tocar rápido e se tratando de ser virtuoso é muito fácil cair nos moldes e padrões guitarrísticos, porém mesmo dentro desse conceito os caras sabem se diferenciar!

Joe Satriani sabia que música instrumental é um pouco segmentada e fez inúmeros solos incríveis em cima de harmonias pop, é o cara acessível da guitarra! O cara que até sua mãe ouviria!


Satriani é de fato incrível, muito musical, a primeira opção de guitarrista instrumental de muitos apaixonados por música! E ele sabe disso!

Já Steve Vai, considerado por muitos o maior gênio da guitarra, aluno de Satriani apelou por uma performance mais teatral, solos incríveis... melodias muito marcantes e uma presença de palco que chega a assustar!!



Incrível a maneira como ele toca! Incrível sua musicalidade e sua conexão com o instrumento! Muita luz no figurino no palco, mas por si só o cara já é um iluminado!


Paul Gilbert, guitarrista da mesma geração dos dois anteriores, inclusive amigo dos caras se posicionou pelo uso de técnicas bem ousadas e por modelos de guitarras bem diferenciados!



Esse cara tem mãos de ET! Sonoridades sempre incríveis, fez muito sucesso em carreira solo e com o Mr. Big!!!

E o que falar dos bends certeiros de Gary Moore e uma maneira extremamente particular de tocar! O cara era um poeta com a guitarra na mão... Um verdadeiro glenteman!


Não era um extremo virtuoso, mas sim... tocava muito!!!

John Petrucci, particularmente é uma grande referência, se o cara quer desenvolver sua técnica, está ai a influencia mais certa! John Petrucci, o cara é zica! Toca demais... toca difícil pelo simples fato de achar isso divertido! Um técnica praticamente perfeita, o sujeito é quase um robô, música extremamente difíceis, compassos ousados, composições com mais de 20 minutos! Um conhecimento de equipamento fantástico, e um dos timbres mais belos que já ouvi!!!


                                                       

Engraçado que hoje vemos os frutos do legado do Petrucci, todo  guitarrista tem suas influências, e no momento atual vejo muita gente surgindo e facilmente notamos que o John Petrucci hoje é um cara que influenciou uma geração... Marcou um momento, há vários caras novos no mercado, que você vê que o sujeito cresceu escutando Dream Theater!

Temos também um doido que surgiu tocando uma guitarra de quatro braços,  em todos os sentidos, para cima, para baixo, como canhoto, como destro... e tudo isso de maneira muito virtuosa!!! Esse é Michael Angelo Batio... Como pode né!!?? Como consegue!? Que técnica doida!!!!




Kiko Loureiro!!! O cara que conquistou o mercado mais exigente do rock! O mercado americano! E olha que o Angra não tem tanto destaque por lá! Mas sim, sua maneira extremamente profissional de conduzir sua carreira, um conhecimento absurdo de marketing musical o levaram ao topo, mas com certeza sua fusão entre rock e música brasileira falam mais alto que qualquer conceito de marketing! O cara definitivamente é um grande músico! E hoje o mundo todo sabe disso!



Em termos de se diferenciar pelo modo bizarro da coisa o Buckethead é um mestre! o cara surgiu para mídia em 2001 quando fazia parte do Guns n` Roses! Um guitarrista alto com roupas pretas e uma marcara branca e um balde da KFC na cabeça chama muita atenção e de fato é um grande diferencial, na parte musical ele não deixa por menos, o cara é bizarro, muito bizarro, sons e músicas extremamente malucos! Não dá pra entender onde o cara busca essas referências, sem falar que o processo criativo do sujeito é incrível ele tem centenas de cds lançados, teve um mês que ele lançou um CD por dia! Sim... um CD por dia! Não me lembro o ano, mas foi no mês de outubro! Como pode... Um CD por dia!!! fora que as combinações harmônicas e melódicas desse maluco não são nada convencionais!!! Mas sim... um grande gênio!



Fora que nos shows o cara ainda tem todo um lado teatral com performances e danças, um showman, além de um guitarrista muito habilidoso!!!

Os anos vão passando, coisas novas surgem, o mercado fica cada vez mais concorrido, na verdade cada vez há menos opções, já que muito inovaram, fica difícil encontrar um novo conceito!!! Mas sempre tem um cara que encontra!!! Tosin Abasi.. e suas oito cordas! ele e sua banda o Animals As Leaders fazer parte do segmento Djent Prog Metal, uma vertente mais pesada e mais rebuscada do progressivo que combina elementos de vários outros estilos musicais e tende a ser mais pesado, logicamente!


Tecnicamente o cara é um absurdo, toca muito!!! muito mesmo!!!

Da geração mais antiga me lembrei de Andy Timmons, que não poderia estar de fora desse artigo, o cara tem um conhecimento incrível de música brasileira, um feeling absurdo, uma técnica impressionante e temas muito bons de se ouvir! E além de tudo é uma pessoa muito simpática!



O Richie Kotzen também é um cara que merece destaque, por saber combinar qualquer elemento musical em qualquer situação, se ele quer ser pop ele consegue se quer tocar jazz e fusion, também manda um baita som! Canta muito e suas músicas sempre são muito boas de se ouvir!!!



Para finalizar cito uma galera mais recente também, os meninos do Polyphia, sei lá, esses caras não devem ter nem 25 anos e já fazem um som muito maduro! São muito bons, muito musicais, temas incríveis, técnicas muito bem apuradas, vale o destaque, tocam de maneira única, criaram identidade para a banda e fazem um som muito agradável de se ouvir, é possível passar o dia todo ouvindo os caras, mesmo sendo um som instrumental é muito bom de ouvir!


No geral é isso.... Todos os grandes artistas trazem contigo uma característica única, alguma coisa que só o cara tem, nisso que ele se destaca, há muita gente tocando igual por aí, ainda mais hoje em dia, que está muito fácil gravar, ter seu som e colocar isso pra frente, de fato isso é legal, é bom que todos tenham condições de gravar seus trabalhos, porém é importante pensar em um diferencial, não basta apenas saber tocar, é importante saber comunicar isso, é importante você ter algo que te faça único, para que quando você se inserir no mercado sua imagem não seja relacionada com alguém que já existe, há muita gente tocando como o Malmsteen, como o Satriani como o Kiko Loureiro... enfim.. há inúmeras cópias por aí... e ser uma cópia é muito fácil, difícil mesmo é encontrar em você algo único, chega até ser desafiador nos dias de hoje! E cada vez o mercado estará mais abarrotado, cheio de cópias e de gente querendo espaço onde um outro artista já se consolidou, porém sempre terá uma meia dúzia de loucos que irão inovar e irão achar um meio de mostrar o seu som com personalidade, cada vez fica mais difícil, mas é um bom desafio! E aí!? Quem será o próximo!? Você?? Quem sabe hen!!! Abraços à todos!!!




ROCK!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário