7 de dezembro de 2016

Dicas Rápidas :: Segure a Ansiedade!


Fala aí Moçada!! Como andam as coisas!? Aqui os posts não param! Um tema importante! Uma dica pertinente... Como conduzir a comunicação da sua carreira artística!

Digo isso ao fato de que... Muitos músicos cometem graves erros na hora de comunicar ao público e aos fãs seus lançamentos, novas parcerias, novidades na carreira de uma forma geral!

O Brasil é um celeiro de ótimos músicos!! Porém a ingenuidade do músico brasileiro está em não conduzir muito bem suas ações de mercado em relação ao que cerca sua produção artística!





As redes sociais permitem o contato direto com o público, sem nenhum intermédio! Tanto para artistas grandes ou pequenos o facebook, twitter, instagram, entre outros tem a mesma função, divulgar e se comunicar com seus seguidores!

Artistas de um renome maior terão assessores e profissionais da área de comunicação para conduzir esse tipo de trabalho! Então eles de fato não se preocupam com isso! Por fim.. resumindo as coisas... Uma boa estruturação de uma carreira artística, ou você sabe fazer, ou você aprende, ou você tenha alguém que faça isso por você! O única coisa que devemos fazer é não cometer graves erros de comunicação! Como vejo muitos cometendo!!!

Não possuo perfis pessoais em redes sociais, logo minhas mídias sociais são voltadas para o meu trabalho... nisso sigo os caras que são meus ídolos, centenas de colegas de profissão, e um pessoal que acompanha o Guitar Tech  e as coisas que faço!

Eu vejo muita gente cometendo graves erros de posicionamento de mercado! As vezes quando estou vagando na internet vou vendo algumas novidades do pessoal e vejo que muitos pecam na comunicação! Um músico/ artista profissional precisa ter uma conduta mais direcionada!

O principal erro é esse... Não segurar a ansiedade diante de um lançamento, novo projeto e/ ou parceria! Eu sei que as vezes a gente tem algo tão excitante acontecendo em nossa carreira que a vontade é de sair na rua gritando! Muitos não seguram essa ansiedade e "queimam a largada" e acabam estragando um trabalho que ainda não está nem terminado!

Um exemplo disso cito a entrada do Bruno Valverde no Angra! Em tal momento o fantasma de Aquiles Priester ainda pairava sobre os caminhos do Angra, colocaram um batera jovem que até então não tinha um nome artístico muito estabelecido! Tudo rolando até então nas particularidades da banda! De repente surge um vídeo no canal do Angra divulgando o novo integrante tocando uma das músicas mais difíceis da era Aquiles!

Ok! A entrada do Valverde no Angra já era discutida meses antes, quando o mesmo começou a acompanhar o Kiko em sua carreira solo! O vídeo foi feito meses antes também... foi lançado no momento certo! Mas nenhum membro do Angra comunicou isso antes do prazo!

Não de margens para as críticas! O meio artístico é um porre! Além da mídia especializada você também tem um monte de neguinho Zé Roela que adora ficar opinando em tudo o que vê, sem o mínimo de conhecimento sobre! Particularmente falando eu detesto esse tipo de profissional... Crítico de algo! Ok! temos que ter os profissionais especializados em avaliar e analisar os trabalhos artísticos seja eles quais forem, mas arranjem um termo melhor para isso aí! Na boa!! Essa ideia de crítico me parece ser aquele cara que adoraria estar fazendo o que você faz, mas só tem capacidade para ficar dando agulhadas nos outros se é que me entendem!

Citando o exemplo do Angra... Imagina se os caras soltam a informação da entrada do Bruno antes de ter o material dele pronto!? O Ricardo já teve que carregar esse peso de substituir o Aquiles em sua volta ao Angra aguentando uma encheção de saco de todos os lados! Imagina o Bruno até então um batera jovem de vinte e poucos anos! O que iriam falar nas costas dele e do Angra! Mas os caras foram muito... muito inteligentes na comunicação com os fãs e as mídias em relação à troca de batera na banda! Eles sabiam das diferenças técnicas entre o Aquiles e o Ricardo, sabiam também da insatisfação dos fãs, sabiam que o Aquiles marcou uma era da banda e deixou muitos fãs que gostavam de seu trabalho! Ao colocar o Bruno e anunciar sua entrada junto com o vídeo os caras não deram o mínimo de margem para possíveis críticas pré conceituadas! E hoje o Angra tem o melhor batera nos seus 25 anos de existência! E eles sabem disso! E souberam comunicar isso da forma mais eficaz possível!

Analise qualquer lançamento de grandes artistas! Cito o Korn e o Evergrey por exemplo... três meses antes do lançamento de seus respectivos trabalhos lançaram um lyric video!, depois um clipe, aí soltaram mais umas duas músicas ou clipes, aí sim lançaram o cd! Sempre trazendo uma novidade, dentro de um prazo de 20 à 30 dias... Sem cansar a paciência dos fãs e sem perder o "elo" do lançamento com eles, e na hora mais exata, lançam o trabalho! Mas pode ter certeza que tudo já estava pronto meses atrás, tudo isso trás uma expectativa no fã! Nos como profissionais temos que saber segurar a ansiedade! Temos que deixar isso para os fãs!

Porém vejo muita gente caminhando na contra mão! O cara ainda não entrou em estúdio mas já está todo empolgado divulgando novidades de sua banda ou carreira solo! As pessoas leem tudo aquilo e ok! O fato é que.... você não tem nada para mostrar ainda! Uma informação é muito vago... é legal que você tenha um teaser, um pequeno vídeo, qualquer coisa nesse sentido que não se resuma apenas em uma informação vaga! Você precisa ter um material que impressione e sustente suas palavras, caso contrário seu laçamento vai ser tão irrelevante quanto qualquer porcaria que circula nas redes sociais e você sabe o tanto de porcaria que as pessoas colocam no ar não é mesmo! Rsss Pense diferente!

Um lançamento não pode ocorrer de maneira fragmentada! Você não pode entregar certas informações por que isso vai fazer com que o público perca a curiosidade no seu trabalho e também perde-se o interesse! Veja... Sua banda vai lançar um CD! E todo dia vocês postam uma novidade, sem ainda ter nada concreto sobre esse material, no primeiro dia as pessoas vão ler e achar legal! Na semana seguintes elas já estarão cansadas de ouvir sobre! Em um prazo de um mês essas pessoas te bloquearão! do tipo..."Ah!!! Que cara chato!!!! Fala, fala e não lança logo essa porcaria! Perde-se a credibilidade, o valor e sentido de profissionalismo sobre o trabalho! Atente-se tome cuidado! Coloque seu trabalho no devido nível, não resuma seu trabalho a qualquer coisa colocada na internet, por que sim... a medida que você divulga um lançamento com vagas informações sobre... ele perde a credibilidade!

Reflita sempre antes de colocar algo de forma precoce na web! Veja se é o melhor momento em questão para se fazer isso! Nunca divulgue informações vagas pois elas irão comprometer seu trabalho no futuro!

Pense que um lançamento deve impactar!! E não dar margens para críticas vagas, o famoso "Chegar chegando"! De uma certas forma você deve aniquilar certos conceitos negativos que possam pairar sobre o seu trabalho, a medida que você divulga uma informação com um conteúdo vago, uma certa "fatia" do seu trabalho perde o valor, e quando chega no dia do lançamento aquilo que deveria impactar geral acaba não tendo o mínimo valor, por fim acaba acontecendo o efeito contrário ao desejado!!! Estejam atentos à tudo meus amigos!!!




ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário