7 de fevereiro de 2017

Dicas Rápidas :: Trocando as cordas da sua guitarra


Salve Moçada!!!! Tudo em Cima!?

Bom.... Um assunto que muuuuuitos de vocês tem uma certa curiosidade e dúvidas sobre! Não é mesmo!?

Trocar as cordas da sua guitarra!!! Como fazer? O que não fazer? O que usar, e o que não usar!

Eu acredito que há muitos mitos e inverdades sobre tal tema!!! Por isso resolvi escrever sobre... Importante mencionar... Tudo que direi aqui é baseado nos meus conhecimentos e conceitos... Não é obviamente, uma verdade absoluta... Caso alguém tenha uma ideia diferente.... joga aí nos comentários pra gente debater!





Primeiro vou começar citando alguns dizeres e comentando o que penso sobre!


- Cordas pesadas dão mais timbre!?

Não... Não vejo as coisas dessa maneira... Acredito que a questão do timbre tem uma relação mais forte com a guitarra, madeira, captadores e amps à serem usados e também claro... do seu toque e refino técnico!

Por exemplo... Yngwie Malmsteen costuma gravar em (Eb) usando encordoamento 0.08... Tony Iommi usa o mesmo calibre afinando em (C). Sinistro não!!!

Antônio Araújo do Korzus grava com a guita afinada em (D) usando 0.10 e em (C) usando 0.11... Vejam... a galera do Korzus que é um puta som pedrada trabalhando dessa forma!!! Louco não!!!?

Eu não sei... Ainda não fiz essa experiência, mas tenho comigo que usar um calibre menos tenso pode até colaborar positivamente para o fator 'peso' nos seus timbres de guitarra já que... a corda naturalmente vibra mais!? Estou certo? Ou viajando... Alguém já fez esse teste!?

Uma coisa que para mim é importante, principalmente nas guitarras bases é a afinação, esse é o fato pelo qual gravo as bases com 0.10 em (E). Para os solos no caso uso 0.09 na mesma afinação... pra mim o desempenho de cordas mais grossas na hora de gravar as bases, pensando em afinação me é mais vantajoso!


- Cordas caras, possui um timbre melhor!?

Na minha opinião há inúmeros fatores que são responsáveis pelo timbre... Vejo que as cordas acabam não tendo uma determinatória... tão assim... destacável diria eu! Claro.... sinto uma diferença entre uma Ernie Ball para uma Giannini, por exemplo... Porém encordoamentos de qualidades próximas costumam soar bem uniformes, vejo que a qualidade da corda está mais direcionada no fator duração e afinação do que até mesmo no timbre!


- String Cleaners e outros produtos semelhantes ajudam na longevidade do encordoamento?

Sem sombras de dúvidas! Esses produtos geralmente são compostos de um óleo de extrato de limão, que são responsáveis por eliminar resíduos deixados por nossos dedos ao tocar as cordas, além de retirar esses resíduos, hidratam as cordas, fazendo que durem mais!


- Qual o ponto correto de trocar as cordas e por que isso é importante!?

Quando elas começam a oxidar e perder o brilho já pode trocar, importante não deixar chegar em casos extremos onde a corda perde muito o timbre e fica enferrujada, isso pode até estragar seu jogo de trastes... Aí o prejuízo meu caro amigo é muito maior! A importância da troca periódica das cordas é evitar o desgaste dos trastes, quebras repentinas e também perda de afinação!


- Guitarras com Floyd Rose, deve-se trocar as cordas uma por vez, para que a tensão do instrumento não seja alterada!

Não vejo dessa forma e não faço assim! Do meu set de guitarras, três delas possuem o sistema de floyd rose... Sempre que troco as cordas, elimino todas elas antes, limpo o instrumento e depois coloco um novo encordoamento! Em relação a tensão, é uma situação bem mais delicada, qualquer coisa se considerarmos a tensão como um valor X, qualquer elemto pode gerar um desequilíbrio, até mesmo um simples bend, dentro desses fatores, prefiro retirar todo o encordoamento, fazer a higienização no instrumento e colocar o novo encordoamento, se for uma boa guitarra, uma boa ponte, você não terá muitos problemas com isso!


Como fazer uma boa limpeza no instrumento!?

Um ponto importante! Esse é o principal fator pelo qual prefiro remover todo o encordoamento velho, assim fica fácil higienizar todas as áreas do instrumento! No braço temos geralmente uma madeira lisa e polida, isso faz ela mais sensível as intempéries e ações humanas. Uso sempre um lubrificante de hidratação (Huuuuiii!!!) Assim consigo higienizar o braço e também manter a madeira sempre em ótimas condições, no corpo evito todo e qualquer tipo de produto... Pois geralmente formam uma camada acima do verniz (claro que... quando temos o uso constante!) retraindo a sonoridade da madeira! A higienização das minhas guitarras, é feita sempre que toco... logo elas estão sempre limpas, sempre uso um pano seco, sem produtos químicos, quando há uma sujeira mais forte, difícil de tirar só com o pano, uso uma solução de água e álcool, apenas no local da sujeira! Partes de difíceis acessos, como tarraxas e ponte.. uso um pequeno pincel para remover as sujeiras.


- Mudanças de afinação e o tensor!

Tensor é uma peça interna no braço da guitarra que o mantém firme, caso não houvesse um tenso o braço da sua guitarra se transformaria em um lindo arco e flecha! Rssss... Importante... caso não necessário não mexa nele! Hahaha!!! Porém mudanças de afinação sempre desequilibram as tensões, logo há de se fazer ajuste. vai usar um encordoamento mais pesado? Solte um pouco a tensão para equilibrar as forças. Vai tocar com uma afinação mais baixa!? Aperte a tensão para nivelas as forças e assim por diante!

Do mais, evite nós nas trocas de cordas, pois isso as deixa mais vulneráveis as quebras e desafinações, sempre limpe sua guitarra... Isso é bom para o funcionamento correto das partes elétricas! Evite permanecer muito tempo com um único encordoamento! E bom divertimento! Espero não ter esquecido de nada... Qualquer coisa deixem nos comentários!!!!! Valeu!!!




ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário