17 de maio de 2017

Dicas Rápidas :: Procurando sonoridades e acordes!


Salve!!! 

Vocês já pararam para pensar como nosso aprendizado as vezes acaba sendo muito pragmático!? Escalas, acordes, shapes, formatos, fórmulas, arpejos e etc... Será que tudo se resume à isso!? Em termos de acordes, temos as tríades, tétrades e algo à mais!? Será que só temos isso mesmo? Será que todo o conceito e composto musical se resume somente as fórmulas e padrões que temos!?




Ok... A música tem um lado teórico muito 'tentador' que nos faz entender todos os conceitos e aplicações... tentador e necessário.. para que você entenda essa ciência chamada música!

Só que mais legal que entender é poder dominar! E isso exige muita experiência e conhecimento! Da mesma forma que possuímos um lado bem pragmático na música também temos um lado mais livre... relacionando as composições, improvisações e criatividade! Nesse plano você põe todo seus estudos teóricos em dúvida e vê que as vezes é legal contrariar as regras! As vezes até parece que a exceção à regra acaba também sendo uma certa regra, dependendo do que se está fazendo!

Ouvindo as bandas que curto, analisando certas coisas e até mesmo improvisando e compondo comecei a perceber (logicamente após anos de estudos) que certas sonoridades mais peculiares não encontramos nas fórmulas e shapes.

É engraçado, por que estudamos anos na vida para entender que as vezes é melhor contrariar o conhecimento.... Logo esse é o domínio da ciência... Muito legal trabalhar dessa forma! E claro que você não pode abrir mão do estudo e sair caçando qualquer coisa no braço do instrumento por que isso não irá funcionar! Trabalhar acima da ciência como dito anteriormente exige muita experiência!


Então é legal em certos momentos você apenas pegar sua guitarra (violão, baixo e etc...) e procurar sonoridades e harmonias além daquelas que encontramos nos livros e apostilas.... Você verá que há outro mundo para ser explorado! 

Pensando nas notas e nos intervalos e obtendo algumas relações entre elas podemos chegar em sonoridades bem distintas e também padrões ainda não explorados, o que também ajuda no desenvolvimento técnico! 
Vale muito dedicarmos um período do nossos estudos as descobertas, a entender um universo além dos acordes e escalas conhecidos, você com certeza terá resultados muito legais e sonoridades muito características! Boa sorte nos estudos!!!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário