4 de maio de 2017

Papo no Backstage :: As Coisas Externas!


Boa Tarde Pessoal! Como vão todos vocês?

Seguimos com nossos bate-papos! Hoje mais um assunto muito importante para se estar nas pautas! "As coisas externas a música, mas que fazem todo o diferencial no cotidiano de sua profissão!"

O que quero dizer é que trabalhar com música engloba o conhecimento de muitas outras áreas (financias, marketing, comunicação e etc...)

Desde pequeno sempre fui muito curioso! Sempre gostei de aprender mais, sempre me interessei por muita coisa!





Quando criança era fascinado por esportes e automobilismo, passava o dia pesquisando coisas sobre... Não havia internet, eu buscava informações na biblioteca da escola e nos livros de uma tia minha! Sempre muito curioso queria saber como funcionava um carro, os mais rápidos, os mais aerodinâmicos, coisas assim, me interessava pela escalação da Copa do Mundo de 94, pesquisava e sabia todas as curiosidades de tudo o que me impactava! Coisas que me interessavam na época, coisas que iam de encontro com minha realidade e o momento que estava vivendo!

Me lembro que fora isso já na adolescência tive um grande interesse por Marketing (em tal época meu pai cursava um MBA na ESPM). Eu ficava lendo os livros dele, achava surreal como o Marketing e a Comunicação direcionavam um serviço ou um produto de maneira tão eficaz determinando um público!

Ficava lendo os livros, artigos, pesquisava em tudo o que podia! Porém eu tinha um certo problema que eu só me interessava por aquilo que gostava, não sei ao certo se isso é um erro ou um acerto! Mas eu tinha essa tendência de me aplicar somente no que eu tinha interesse, era normal a displicência nas matérias escolares, algumas vezes cheguei à cair na malha fina das recuperações por que não "estudava"!

O fato de você concentrar sua atenção apenas no que você tem interesse tem uma vantagem que sempre fiz questão de destacar que é o aproveitamento do conteúdo, logico que quando temos um interesse sobre algo o aprendizado se torna muito mais eficiente! Em termos de música, quando comecei a estudar à sério isso foi determinante!

Agora... O que isso tem em relação com a música!? Tudo!!! O problema é que hoje em dia ser músico profissional engloba muito mais do que apenas estar desempenhando suas funções em estúdios e palcos! Por isso que vejo muito sentido nas coisas paralelas que estudei!

Na faculdade lembro que foi quando comecei a procurar emprego, logo comecei a me interessar por política, economia! Tudo acaba sendo ciência, bem tal como a música (coisa que já falamos anteriomente!)

Atualmente tudo que me envolvi na vida em termos de pesquisas e estudos uso na minha profissão, e faz um diferencial enorme! O sujeito que é músico e se resume apenas na música não vai expandir suas relações profissionais!

Acredito que nas pressas de concluir a segunda década desse novo milênio, o músico tem que entender de relações pessoais, economia, internet, administração, política, marketing e financias! Pontos cruciais para que você tenha capacidade de elaborar um plano de carreira, um planejamento administrativo e gerenciar seus trabalhos!

Música é negócio! Sim!! Não podemos fugir disso! Porém temos que ter a real interpretação do que seria esse tipo de negócio!!

Estamos em 2017 meus amigos! Não podemos mais ter aquela visão antiga que a música é uma arte intocável e sagrada, acima de todo e qualquer tipo de condicionamento de mercado!

Não estou dizendo que devemos então abrir mão da qualidade musical, e começar a aderir todo o tipo de tendência e colocar no mercado um monte de porcarias (como muito tem sido feito!).

Na verdade é o contrário! Pensar em financias, marketing, estratégias de mercado e ampliação de negócios é proteger e organizar seus serviços e produtos! Pensando assim você se posiciona de uma forma mais madura no mercado!

As coisas mudaram, hoje o músico precisa estar na internet, movimentar likes e seguidores, caso contrário terá certas dificuldades!

A gente vai se adaptando sem abrir mão dos princípios culturais na música! Eu trabalho como músico/guitarrista, por que eu amo fazer isso! E sinto que é o que melhor sei fazer! Isso não quer dizer que coloco a arte acima de tudo e estou disposto a morrer de fome para continuar fazendo o que amo! nada disso!

Se na música não houvesse um mercado promissor eu não teria entrado! Eu nunca vou aceitar tocar uma música de qualidade cultural duvidosa, se fosse para ser assim eu também preferiria estar em outro ramo!

Eu vou sempre fazer a música que amo e acredito! Porém eu vou sempre conduzir e administrar isso! Por que não adianta nada investir em equipamento, estudo, gravações e não ter o retorno disso!

Logo estar em contato com outros ramos me fez ser menos "inocente" quando o assunto é administração do trabalho! E isso é importante, talvez todas as profissões acabam por abraçar outros ramos também! No fim temos que estar sempre ampliando nossos conhecimentos!

É importante ser curioso, inquieto em relação a busca de novos conhecimentos, isso pode ser benéfico para seus afazeres profissionais!

Importante fugir da letargia e da estagnação.... As vezes a gente se acomoda, na ideia de que nunca vamos usar tal coisa em nosso trabalho mas sim! As vezes podemos usar.... Através da música eu consigo ver tudo, arte, manifestação artística, gerenciamento administrativo, organização profissional, táticas de comunicação e marketing! isso sempre me influencia a estudar mais, pois sei que tudo pode ser aplicado ao meu desenvolvimento profissional, assim cada vez eu me torno melhor no que faço!

Até mesmo nas questões artísticas!!! Não há limite e regras para nada!!! Consigo ver Heavy Metal em tudo, da mesma forma que tudo pode virar Heavy Metal! Tudo mesmo! O importante é estarmos com o raciocínio sempre ativo! Sempre relacionando os fatos e adquirindo novos conhecimentos, dessa forma estamos sempre reciclando nossa aprendizagem em tudo que possa ser.... Não há limites para o desenvolvimento intelectual!!! Mude sua postura já! Estude mais! Tudo é motivo para estudo! Um quadro, uma música, uma matéria em uma revista de negócios.... Tudo é ciência... E por fim tudo faz parte de um único contexto, não estar atento á essas coisas é ser um profissional incompleto, independente do seu grau de instrução! Atente-se!




Nenhum comentário:

Postar um comentário