3 de maio de 2017

Papo no Backstage :: E quando a crise se torna uma desculpa?


Salve! Salve Moçada!! Como andam todos vocês? Espero que bem!

Por aqui tudo na mais intensa correria! Do jeito que gosto do jeito que sempre quis! Hoje o papo é sobre a tão comentada crise financeira que estamos vivendo!





Ok! Quarta Feira... 03/05/2017 em termos políticos, financeiros e sociais o Brasil vive um período conturbado de mudanças, reformas e recolocações! Escândalos políticos, inflação, desempregos, a corrupção escancarada mostrando que o fato de sermos uma população preguiçosa e desinteressada em termos sociopolíticos fez com que nosso país chegasse à um estágio incalculável de corrupção! Sabe a velha expressão.... "Amarrar cachorro com linguiça" É isso que fazemos quando o assunto é política... Não sabemos votar! Sabemos apenas ficar sentados cobrando um direito que não é nosso (direito do cidadão, apenas para quem exerce o papel de cidadão!) para ter direitos temos que cumprir com certos deveres... E sim a população tem uma obrigação e vamos dizer assim, uma obrigação política. Qual nossa obrigação? Estar atento e cobrar resultados do que foi prometido, se informar sobre onde está sendo aplicado o montante gerado pelos impostos e se as obras na sua cidade estão ocorrendo dentro dos prazos e dos orçamentos, fiscalizando os políticos, cobrando os resultados a gente diminui os percentuais de corrupção!

Só há corrupção por que permitimos! Não estamos atentos e não entendemos de política, não entendemos de administração, na verdade, mal e porcamente sabemos somar algumas dezenas de reais, nos distraímos com qualquer pedaço de carne, gole de cerveja ou uma TV ligada, dentro disso abrimos margens para que ocorram os tais desvios! Lógico que vai rolar... A população não está atenta! Enfim... o resultado disso tudo é a CRISE! Será?

Porém já repararam como muitos usam a crise como um elemento desculpa? As praias estão cheias! Os shoppings com bons movimentos, há filas nos mercados, novas empresas estão surgindo!

De uma forma ou outra a economia está girando! Eu vejo isso! Sim... Vi muita gente perdendo o emprego, mas eu também vi gente arrumando emprego, e fazendo de um momento ruim uma oportunidade para um novo recomeço!

Ou seja... A crise existe para quem quer se acomodar! Essa semana na avenida paralela a rua que resido abriu um consultório odontológico enorme e todo sofisticado! Não só esse, mas outros estabelecimentos estão sendo inaugurados!

Vi amigos que perderam o emprego... e na necessidade já arrumaram outros trabalhos, ou alguns... até abriram o próprio negócio... Mas também vi gente que usou a crise como escudo para não levantar em uma segunda-feira pela manhã e ir bater perna atrás de uma assinatura em sua carteira de trabalho!

Enfim... Há de tudo! As pessoas que precisaram de um emprego, correram atrás de sol à sol até conseguir e conseguiram... Quem foi mais acomodado acabou ficando na sombra!

Não que o momento político e financeiro esteja favorável, Sim! É um momento delicado, toda e qualquer ação deve ser friamente pensada... Mas não podemos permitir que o fantasma da crise nos desencoraje! Mesmo que instável, a economia nunca vai parar de girar! Há um mercado!! As coisas estão caminhando! O ponto que quero chegar é que, mesmo em um momento delicado na economia de um país as pessoas consomem, podem até diminuir alguns orçamentos, mas todos nós consumimos, seja no supermercado, no posto de gasolina, em uma loja de roupas, seja força, luz ou água, enfim... o consumo é a maneira de sobrevivência!

Por que a crise acaba sendo mais uma desculpa do que um fator determinante na economia? Por quê o valor do combustível aumentou e os postos continuam cheios, Por quê a conta do mercado aumentou, mas precisamos abastecer a dispensa! Mesmo com tudo mais caro, estamos consumindo! Até mesmo questões mais supérfluas como um óculos de sol legal na vitrine, ou um tênis que você gostou! O consumo continua por que no Brasil temos crédito! Não precisamos ter dinheiro para comprar e sim... o poder de consumo! Em outros países você não parcela tênis em dez vezes! E se você parar para pensar é um absurdo estarmos caindo no crédito para comprar certas coisas... Mas sim isso ocorre! E o brasileiro não percebe isso! Não temos dinheiro, temos poder de consumo! Nisso muitos rebolam nas prestações e nos juros!

Quando um país entra em crise, os primeiros a lucrarem são os bancos! Justamente por tal fato... Não deixamos de consumir na crise, apenas potencializamos nosso poder de consumo! Essa análise nos leva a pensar que a grande maioria da população não tem condições de comprar um par de tênis! Perigoso tal situação se você inverte a lógica do pensamento não é mesmo!?

De fato esse mesmo tênis, quinze anos atrás era mais barato, e não era necessário o crédito, porém muita coisa mudou, hoje tudo é parcelável, a única coisa que não muda é o consumo, talvez chegue o dia que estaremos parcelando uma bala, mas ainda terá o consumo, tendo o consumo a definição de crise não é bem essa que anda passando nos telejornais! O que está ocorrendo é o surgimento de um novo modelo da população consumir!

O que estamos chamando de crise são os altos impostos e inflação sobre tudo que estamos consumindo que aumentou consideravelmente! E Qual a razão desse aumento? A corrupção! Simples, vamos fazer uma breve análise, supomos que para a economia interna girar e atrair investidores é necessário um capital de giro... estimado em 30 mil (independente da moeda) Se algum espertalhão vai lá e retira 6 mil, sobra apenas 24 mil, o país não gira e não atrai investimentos, logo, precisamos suprir esse "buraco" com isso temos as impostações, por isso pagamos tão caro nas coisas! E sempre iremos pagar, porém tudo é negociável, tudo é parcelável, dessa forma fazemos o mercado funcionar, por que ainda há consumo, aliás mais ainda do que antes, pois há os juros e inadimplência, mais dinheiro para cobrir os rombos na economia! Logo a coisa vai andando! E a tal crise para alguns acaba sendo benéfica!

Enfim, há oportunidades! Se as Casas Bahia tem público, precisa de vendedores, se antes você pagava tudo em 48x, hoje você paga em 60x com a primeira parcela só para daqui cinco meses, viu... "vantagens" para você! Se antes você pagava cem reais em um tênis, hoje você paga quinze reais desse tênis durante um ano inteiro "vantagens" para você! O consumo está aí, seja como for há sempre um novo reposicionamento na forma da população consumir, porém sempre estaremos consumindo! Se antes você pagava 10 mil reais em um carro popular, hoje você paga 40 mil por que ele vem com ar-condicionado, você não tem esse dinheiro, mas é possível o parcelamento, preço final!? 50 mil reais (juros embutidos) "vantagens" para você! Enfim!! O mundo é dos espertos! (não iremos fugir desse jargão!!) Quem souber se comunicar, se estabelecer no mercado, vai colher bons frutos, quem tiver uma boa estratégia de comunicação vai continuar de portas abertas!

A crise existe para quem não está preparado, a crise vai afetar quem não sabe olhar para o futuro e está pensando somente no agora, enquanto você está na beira do abismo, pode ter certeza que teve gente que já inventou um mecanismo para não cair! Quem se acomoda, não estuda, não se atualiza, vai cair na crise e pior... vai se acostumar com isso! Do mais muitos usarão a desculpas da tal crise para continuar na mesma! O sucesso está na mão de quem procura e não na de quem espera! 

Um abraço à todos!!!


ROCK!!!

2 comentários:

  1. Mto interessante esse papo sobre a crise, gostei mto, parabéns!!

    ResponderExcluir