19 de junho de 2017

Papo no Backstage :: Composição e o Processo Criativo na Música


Salve Moçada!!! Tirando as poeiras desse blog! Rss!!! Às vezes demoro... Mas estou sempre na ativa postando algo novo! Gosto de utilizar meu tempo livre fazendo algo interessante! Escrevendo no blog por exemplo! Eu estava pensando em algum tema legal! Por indicação de um dos meus alunos estava assistindo um vídeo onde o Steve Vai disseca sobre as composições de um de seus aclamados discos! E achei interessante e até mesmo bem simples a maneira que ele aborda o assunto!

Resolvi escrever sobre e expôr minha opinião e falar um pouco sobre tais fatores sempre muito peculiares no mundo da música!



Eu já tive que encarar algumas vezes a pergunta: "Hey Ramon! Como que se compõe uma música!?"

Nessas horas a gente respira à fundo... Analisa toda sua vida artística, tudo o que você estudou e tenta encontrar uma resposta mais objetiva possível para o assunto mais amplo da música.... Composição e Criatividade!

Como resumir em algumas palavras algo tão particular!? Bom... Eu não vou assumir essa responsabilidade, mas eu vou levantar alguns conceitos que ajudam a definir bons parâmetros criativos!

Que fique claro... Composição e criatividade não depende de conhecimento... Nem teórico nem técnico! Às vezes o conhecimento até atrapalha por nos enquadrar em certas fórmulas e conceituações! Temos que ter muito cuidado ao lidar com o conhecimento!

Em um momento ou outro vejo alguns alunos compondo! Linhas simples, mas que eles me mostram aquilo com tanto orgulho e eu fico lá de pernas cruzadas o queixo apoiado no braço só admirando... E orgulhoso de saber que tenho uma parcela nisso.... E por incrível que pareça.... Geralmente a galera que compõe não são os mais técnicos, não são os mais experientes e nem os que conhecem mais as teorias musicais! Curioso não!? Diria eu perigoso!!

Uma vez eu li um artigo que falava que toda criança nasce artista... e com o tempo o meio social ia aniquilando isso! Sim... Faz todo o sentido! No meio artístico é isso... Quando o cara se interessa pela arte (não necessariamente música) ele está nascendo para um mundo criativo! Dizeres como: "Não faça assim, faça dessa maneira!" "Isso está errado! Não é assim!" "Faça mais rápido!" "Evite isso, evite aquilo!" Devem ser tirados de pauta nas aulas de música e artes, cabe aos professores tomarem muito cuidado com a educação artística! Na intenção de conduzir bem o aluno você pode acabar reprimindo seu lado criativo! Devemos encontrar o equilíbrio exato entre corrigir e entender outras maneiras de processar as conceituações artísticas!

Eu sempre compus! Desde sempre... Até antes de fazer aulas, eu não sabia nada na guitarra e ficava inventando coisas próprias! Algo meio tosco de início... Mas que hoje fazem muito sentido! Minha primeira banda foi autoral! E tínhamos músicas legais!

O processo criativo do Into Infinity foi insano... ou talvez até mesmo doentio! Mais de duzentas composições para filtrar dez! Em certos momento eu estive tão incutido nesse processo que passava horas, dias, meses até mesmo mais de um ano para terminar um som! Já outros nasciam enquanto improvisava alguma coisa irrelevante durante um horário vago!

Outras surgiam enquanto eu estava dirigindo ou tomando banho.... Já aconteceu de eu estacionar o carro na garagem, entrar em casa, e começar a escrever a música... sem a necessidade de pegar a guitarra para ser o intermédio entre a composição e a escrita! O som chegava pronto de forma bem prática!

O problema maior foi quando tive que impor prazos para a criatividade... Algumas músicas já soavam um pouco obsoletas diante do momento que eu estava como músico e compositor... Mas as gravações já estavam rolando! Limite de tempo e criatividade são rivais! E nessa briga de cães e gatos eu varei algumas noites.. forçando meu processo criativo! Rssss... De fato só eu sei como foi lidar com toda essa loucura! As coisas foram fluindo, aos poucos acontecendo e consegui concretizar essa fase do trabalho!

Algo ainda mais enigmático! A questão criativa não apenas se traduz pelo aquilo que você é como artista e sim pelo o que você é como ser humano! Tudo aquilo que você vivencia... principalmente os fatores externos influenciam em seus trabalhos!

Uma viagem, um momento marcante, um trauma, pessoas, lugares... Tudo pode vir a acrescentar no seu modo artístico! Até certos mínimos acontecimentos que você não mais se dá conta pode influenciar em algo! O subconsciente é algo muito hermético!

Crenças, costumes, princípios, educação.... Tudo!!! Em muitas composições é possível denotar o DNA do compositor! Isso é muito legal!

Eu sempre gosto de trabalhar com algum conceito para uma música ou outra... Não possuo nenhum tipo de vaidade, não fico priorizando complexidades, escalas X ou Y... O importante é a intenção do som! Claro que penso em uma intenção... Uma melodia marcante, uma certa formatação.... Trocas de tonalidades, andamentos... tudo isso faz parte do sub-plano criativo!

O lance é estar ativo no conceito de inteligência criativa... Isso se resume em aproveitar tudo o que vivemos, vemos, ouvimos e transformar isso em um material criativo! nada pode passar despercebido, nada acontece por acaso... tudo que ocorre em nossas vidas tem um certo por que e deve ser armazenado, para um futuro uso... claro que em termos de processo criativo!

Na parte musical... ouvir outros gêneros ajuda muito! Eu toco rock instrumental... Mas aprecio muito Blues, Bossa Nova, Fusion, entre outros... Essas já se fazem referências diretas no meu processo criativo!

A composição é a parte na música que mais gosto! Algo que até considero sagrado... Nunca irei compor por dinheiro! É a parte da música... dentro dos vários sub-segmentos que atuo que ainda continua sendo um lazer! Sempre vou priorizar compor aquilo que curto e fazer um som que acredito! Independente do estilo! O importante é estar compondo algo sincero que tenha um bom sentido! Isso está cada vez mais raro!




ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário