10 de outubro de 2017

Licks :: Pentas com Notas de Aproximação


Salve Moçada!!!!

Vejam que legal esse estudo... Desenvolvi para um aluno meu que procurava novas sonoridades através das pentas e outras escalas, expliquei à ele... e também digo à vocês o quão é legal trabalhar com notas alvo, acrescentando-as em escalas que já usamos!

Aqui a relação é bem simples! Usei a pentatônica de Am acrescentando o segundo e o sexto grau, exatamente as notas da escala natural que são excluídas na hora de formarmos as pentas!

Claro que... Teoricamente falando temos a escala natural (diatônica). Mas... lembrando que na música muito vale a intenção das coisas, nos licks abaixo, mesmo estando na diatônica, temos uma sonoridade e características muito fortes da penta! Pois na verdade... foi na penta que pensei ao elaborá-los... Mesmo acrescentando intervalos que geram outras escalas... mantém-se a origem!





Acima temos seis ideias de como trabalhar com as pentas, espelhando outras escalas, mas mantendo a origem da ideia... resultando em novas sonoridades e intenções! Em algum deles também temos o uso de algumas notas outside, caracterizando o blues! Ideia muito legal... porém mais difícil de se aplicar!!!! Questão de treino!!!!!!




ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário