20 de novembro de 2009

Blues - Parte 1 (Harmônia)

Fala aê Galera!!!???
Tudo em cima!!!??

Hoje vamos falar um pouco de Blues, um estilo muito interessante e místico, que merece muita atenção de nós, guitarristas, por se tratar de um estilo rico em solos e improvisação.

O Blues como dizem por aí é o pai do Rock n´ Roll!!! Concordo!!!! Seria então o Jazz, o vô do Rock!!!!??? Talvez...Hehehehe!!!!
Voltando ao assunto, o Blues é um estilo de música com uma estruturação harmônica bem simples, usando e abusano dos acordes com sétima e focando principalmente no primeiro, quarto e quinto grau do campo harmônico, sendo raras as notas outside harmonicamente falando. Isso permite que o guitarrista literalmente viaje nos improvisos, pois a harmônia é muito simples, permitindo várias soluções melódicas.

Popularizado por B.B. King, Buddy Guy, ostentado pelos gênios Eric Clapton e Steve Ray Vaughan e reinventado por Gary Moore, Jimi Hendrix e outros, o Blues é conhecido como, um estilo triste e com um felling maravilhoso, acima disso gostaria de destacar a criatividade dos guitarristas de Blues, que é realmente enorme, creio que por se tratar de estilo baseado em improvisação o blues nunca perde sua magia e originalidade.


Blues - Harmônia:
Como dito anteriormente a harmônia do Blues é muito simples, usando muito acordes com sétimas, e focando muito no primeiro, quarto e quinto grau.
As harmônias mais comuns são:

'Blues de 12 Compassos'
||   A7   |   A7   |   A7   |   A7   |   D7   |   D7   |   A7   |   A7   |   E7   |   D7   |   A7   |   E7   ||


'Blues de 12 Compassos - Quick Change'
||   A7   |   D7   |   A7   |   A7   |   D7   |   D7   |   A7   |   A7   |   E7   |   D7   |   A7 D7   |   A7 E7   ||  


'Blues de 12 Compassos - King Bee' 
||  A7  |  D7  |  A7 Bb7  |  A7  |  D7  |  D7  |  A7 Bm7  |  C#m7 C7  |  Bm7  |  E7  |  A7 D7  |  A7 D7  ||


'Blues de 8 Compassos'
||   A7   |   E7   |   D7   |   D7   |   A7   |   E7   |   A7   |   E7   ||


'Blues de 8 Compassos (2)'
||   D7   |   D7   |   A7   |   A7   |   E7   |   D7   |   A7   |   A7   ||


'Blues Menor de 12 Compassos'
||   Am   |   Am   |   Am   |   Am   |   Dm   |   Dm   |   Am   |   Am   |   Em   |   Dm   |   Am   |   Em   ||
 

'Blues Menor de 12 Compassos (2)'
||   Am   |   Am  |   Am   |   Am   |   Dm   |   Dm   |   Am   |   Am   |   Em   |   Dm   |   Am   |   E7   ||


Esses são os patterns mais comuns no mundo do Blues, notem, principalmente nos primeiros patterns o grande número de acordes com sétima, e o constante uso da cadência (I7 - V7 - IV7)
Os Blues menores, são Blues mais modernos, na linha do Gary Moore por exemplo.
É claro que isso não é uma regra, são apenas clichês, você pode variar, inventar coisas novas, inovações são sempre bem vindas!!!

Abraços e Bons Estudos!!!!



ROCK!!!



                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário