22 de novembro de 2009

Blues - Parte 2 (Melodia)

Fala aê Galera!!!
Bom, como já falamos de toda parte da harmônia do Blues, seguiremos para a melodia.
No Blues é muito constante o uso do 'Shuflle", que é uma unidade de tempo muito caracterista desse estilo, que consiste em usar uma semínima e uma colcheia tercinando ambas as notas, dando aquela caracteristica marcante do Blues.

Primeiro conceito que íremos ver serão os Singles Notes, que é um riff muito padrão dentro do Blues, abaixo seguem os modelos:


Acima temos os três padrões de riffs mais comuns no Blues, e você aplicará eles dentro das progressões harmônicas que estudamos no post anterior, obedecendo a dissonância do acorde em questão.
Por exemplo, se for um acorde menor com sétima você pode usar o primeiro e o terceiro padrão, pois obedecem a dissonância em questão, se for um acorde com sétima, você deverá usa por exemplo o primeiro ou o segundo, por obedecer também a dissonância do acorde.

Abaixo seguem mais dois exemplos que também servem para as progressões do post anterior, pode ser usados tanto em Am7 quanto A7, lembrando que vocês podem variar as tonalidades.



Riffs em Power Chords:
Esses riffs são legais também, se trata de uma variação usando os power chords
Seguem os desenhos:




Aproximação para o acorde IV
Agora veremos alguns licks de aproximação para o acorde IV, que é o quarto grau do campo harmônico, do qual você estará tocando.


Esses proxímos exemplos também são licks de aproximação, mas dessa vez usaremos alguns acordes para fazer a aproximação.




Turn Around:
O Turn Around é uma progressão realizada nos dois ultimos compassos de uma harmônia, geralmente para chamar o início da harmônia.



Turn Around com 6ª
O turn around com sexta, muda um pouco o padrão rítmo em vez de usar o shuffle, você irá usar colcheias tercinadas.




É isso aê pessoal, Bons estudos e boa semana!!!!
Não se esqueçam de aplicar o shuffle nos itens a serem estudados, isso é muito importante e é a maior caracteristica do Blues.


ROCK!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário