Fala aí Rapazeada!!!
Bom, Hoje vamos deixar um pouco de lado a parte técnica, e falar um pouco sobre transposição.
Temos Transposição Harmônica e Transposição Melódica, na harmônica, trata-se de transpôr acordes, e na melódica, íremos transpôr solos.
Se aplica no simples fato de tocar, tanto uma harmônia, ou uma melodia em outros tons.
Exemplo: Temos a cadência: A Gm Dm C
Agora íremos transpôr isso para Mí Maior, ficará assim: E Cm Gm F.
Podemos fazer a transposição de duas formas, a partir do conceito de intervalos, ou ir contando de semi em semi-tons.
A transposição por intervalos é mais eficaz e prática, porém um pouco mais elaborada, já a transposição por semi-tons émais simples.
As duas são válidas, aí vai do guitarrista escolher qual ele se adapta melhor.
Transpondo por intervalo:
Devemos conheçer todo o conceito teórico e prático, para transpôr seguindo o conceito dos intervalos, se você tem uma cadência, e deseja transpôr, por exemplo uma terça menor (3m) acima, você deve pensar todos os acordes uma terça menor acima.
Da seguinte maneira:
A Dm Fm B, iremos agora, transpôr essa cadência uma terça acima, ficará assim: C Fm Abm D.
O que fizemos acima foi pensar todos os acordes da cadência uma terça menor acima, não da tonalidade, mas sim de cada acorde em questão.
Iremos fazer o mesmo na quarta justa (4J) e na quinta justa (5J), usando a mesma cadência.
A Dm Fm B --> 4J--> D Gm Bbm E
A Dm Fm B --> 5J --> E Am Cm F#m
Agora íremos traspôr por semi-tons, utilizando a mesma cadência, vamos passar tudo pra Dó, posteriormente prá Ré e finalizaremos em Sol.
Começando por Dó
Em relação a Dó, a nota Lá está à 1,5 tons (3 meio-tons), iremos então contar 3 tons de todas as notas, até obter toda a cadência transposta.
A-->C
D m-->Fm
Fm-->Abm
B-->D
O nosso resultado será essa: C Fm Abm D, o mesmo da trasposição em terça menor, pois Dó é a terça menor de Lá.
Seguiremos agora para Ré usando o mesmo conceito, mas agora pensando 2,5 tons acima, pois Ré está a 2,5 tons de Lá, então vamos lá, lembrem que 2,5 tons será 5 semi-tons
A-->D
Dm-->Gm
Fm-->Bbm
B-->E
Teremos, D Gm Bbm E, se igualando a trasposição em 4J.
Agora finalizaremos em Sol. Já é uma trasposição um pouco mais difícl pois Sol em relação ao Lá está 7 tons de distâcia, seria mais viável pensar ao contrário e veremos que o Sol pode ser encontrado um tom pra trás de Lá, então agora ao invés de pensar crescentemente, vamos pensar decrecentemente, ou seja, íremos raciocinar um tom para trás.
A-->G
Dm-->Cm
Fm-->Ebm
B-->A
Teremos então, G Cm Ebm A.
Veremos agora a trasposição Melódica, que tanto por intervalos e por semi-tons, será identica a transposição Harmônica.
Esse exemplo se encontra na escala natural de Mí Menor.
e)--12-15-17-15-12-----------------------------------------------------------
B)-----------------------17-15-12---------------------------------------------
G)------------------------------------------------------------------------------
D)------------------------------------------------------------------------------
A)------------------------------------------------------------------------------
E)------------------------------------------------------------------------------
Iremos transpôr isso uma quinta justa acima, o raciocínio é o mesmo, pensaremos todas as notas em questão uma 5J acima. A quinta justa de Mi é Si, o exemplo ficara assim:
e)-------------------------------------------------------------------------------
B)--12-15-17-15-12-----------------------------------------------------------
G)-----------------------17-15-12---------------------------------------------
D)------------------------------------------------------------------------------
A)------------------------------------------------------------------------------
E)------------------------------------------------------------------------------
Mais um exemplo transpondo na terça maior, que será em Sol
e)------------------------------------------------------------------------------
B)------------------------------------------------------------------------------
G)---12-15-17-15-12----------------------------------------------------------
D)-------------------------17-15-12-------------------------------------------
A)------------------------------------------------------------------------------
E)------------------------------------------------------------------------------
Agora íremos transpôr por semi-tons, vamos transpôr a progressão original para Lá Menor, que está há 5 meio tons acima de Mí, pensaremos então todas as notas cinco meio tons acima:
e)--17-20-22-20-17-----------------------------------------------------------
B)-----------------------22-20-17---------------------------------------------
G)------------------------------------------------------------------------------
D)------------------------------------------------------------------------------
A)------------------------------------------------------------------------------
E)------------------------------------------------------------------------------
Agora faremos isso para Sol Menor, que está há 3 meio-tons de Mi Menor. Pensaremos então todas notas 3 meio tons ou 1,5 tons acima.
e)--15-18-20-18-15-----------------------------------------------------------
B)-----------------------20-18-15---------------------------------------------
G)------------------------------------------------------------------------------
D)------------------------------------------------------------------------------
A)------------------------------------------------------------------------------
E)------------------------------------------------------------------------------
Transpondo Escalas...
Segue-se a mesma maneira da transposição harmônica e melódia, até porque, transpôr escalas é uma maneira melódica de se transpôr.
É mais interessante transpôr uma escala por tons, por se tratar de um esquema linear (com as tônicas todas na sexta corda).
Alguns exemplos: Temos o primeiro shape da penta de Lá Menor vamos passar esse shape, prá Dó Menor, Sol Menor e Mi Menor.
e)---------------------------5-8---------------------------------------------
B)----------------------5-8--------------------------------------------------
G)-----------------5-7-------------------------------------------------------
D)------------5-7------------------------------------------------------------
A)-------5-7-----------------------------------------------------------------
E)--5-8----------------------------------------------------------------------
Agora pensaremos 1,5 tons acima e teremos o shapes em Dó Menor
e)-------------------------------------8-11-----------------------------------
B)------------------------------8-11------------------------------------------
G)-----------------------8-10-------------------------------------------------
D)----------------8-10--------------------------------------------------------
A)---------8-10---------------------------------------------------------------
E)---8-11---------------------------------------------------------------------
Em Sol Menor é interessante pensarmos um tom para trás.
e)-- --------------------------3-6--------------------------------------------
B)-----------------------3-6-------------------------------------------------
G)------------------3-5------------------------------------------------------
D)-------------3-5-----------------------------------------------------------
A)--------3-5----------------------------------------------------------------
E)---3-6---------------------------------------------------------------------
Agora em Mi Menor pensaremos 2,5 tons acima e teremos isso:
e)-------------------------------------------12-15-----------------------------
B)-----------------------------------12-15-------------------------------------
G)---------------------------12-14---------------------------------------------
D)-------------------12-14-----------------------------------------------------
A)-----------12-14-------------------------------------------------------------
E)---12-15---------------------------------------------------------------------
Isso se aplica para todos os modelos da escala, não só da pentatônica, mas de qualquer escala!
Valeuu!!!
ROCK!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário