5 de janeiro de 2010

Amplificadores :: Transistorizados & Valvulados

Boa Tarde Galera!!!

Vamos falar agora sobre amplificadores, focando principalmente na diferença entre valvulados e transistorizados exemplificando as vantagens e desvantagens de cada um e dando as principais características de ambos.

Começando pelos transistorizados, que são mais populares entre os guitarristas amadores, que não tem a pretensão de um equipamento profissional, apesar da boa resistência o amplificador transistorizado é mais limitado, a ausência das válvulas faz com que o timbre perca qualidade e quando aberto o volume com abundância o som se torna um pouco estridente e desconfortável, as principais vantagens dos transistorizados é a resistência e o preço, o sistema valvulado encarece o amplificador, além de deixa- lô mais sensível e necessitar sempre de algumas manutenções, já o transistorizado é um pouco diferente e mais fácil de se usar, você não precisa ter todo esse cuidado e estar sempre fazendo manutenções, ele é mais resistente, isso se deve ao fato de que as válvulas são equipamentos muito sensíveis e pouco resistente a quedas e mal uso, principalmente quando estão aquecidas, enfim, o ampli transistor é mais prático, porém assim como no lance dos pedais a praticidade não vence a funcionalidade, o timbre de um amplificador a válvulas é maravilhoso e inigualável, esse tipo de amplificador dá o verdadeiro timbre de guitarra, e é um amplificador projetado para se tocar alto e aquecido, ou seja quanto mais alto e mais aquecidas estiverem as válvulas melhor será o seu timbre. Sim!!! ele trabalha dessa forma meticulosa, por isso que quando você chega nos shows, os amplis já estão ligados, e você fica lá que nem bobo achando que o show já vai começar, e os caras só brotam no palco duas horas depois, é interessante antes de começar a tocar deixar o amplificador esquentar um pouco isso conservará mais as válvulas e proporcionará um timbre de melhor qualidade.
Em termos de custo/ beneficio, conservação, manutenção ele é muito mais 'fresco' que o transistor e necessita de certos cuidados para a melhor conservação e  prolongação da vida útil das válvulas, que são consideradas o coração de um amplificador valvulado, pois são elas que darão vida ao seu timbre, e a qualidade do mesmo depende do estado de conservação das válvulas, se você tem um ampli valvulado evite quedas, ao transportá - lô é necessário bastante cuidado, é interessante que o amplificador esteja bem apoiado evitando possíveis balanços e quedas, deixe sempre aquecer por uns quinze minutos antes de tocar, e evite transportá-lô quando ainda estiver aquecido, pois não só as válvulas mas como todo o sistema interno do ampli estará mais sensível.
Seguindo a mesma idéia do post anterior, aqui o melhor é mais trabalhoso e mais caro, comparando ambos o valvulado chega a ser as vezes 10 vezes mais caro que um transistor, logicamente dependendo do modelo, o valvulado como visto acima necessita muito mais de cuidados, precauções e manutenções, porém o timbre é muito superior e a idéia do som ficar melhor quando o volume está no talo é perfeita, coisa que o transistor não tem, nos valvulados você pode abrir o quando você quiser que você só tem a ganhar, agora no transistor se você pôe o volume no três o som já perde a qualidade, então para se ter um bom timbre no transistor você tem que usar o volume mínimo, ou seja para tocar em um show por exemplo, você precisará de um ampli transistorizado do tamanho do maracanã, dificultando em muito o transporte do equipamento, já o valvulado é ao contrario, quanto mais alto você pôe melhor é a qualidade do timbre, o que implica em um amplificador na maioria dos casos nem tão grande e nem tão potente pois a idéia é meter o bicho no talo, o que deixa então o transporte mais confortável, já vi guitarristas fazerem shows grandes com amplificadores valvulados de 25 watts, colocando o ampli no talo e conseguindo um timbre fantástico.
Já experimentei ambos amplificadores, e possuo um valvulado e um transistorizado, só uso o transistor para dar aulas, visando a conservação das válvulas do meu outro ampli, o timbre e a distorção valvulada se mostra muito superior, tanto que quando estou com o valvulado em 105% dos casos uso a distorção do ampli, e quando estou usando o transistor, mesmo que seja só para aulas acabo apelando pro pedal pois o timbre transistorizado não me agrada.

E então..qual usar!!?? Nessa parte a coisa é mais relativa, tem gente que não está afim de gastar muita grana, e nem ter dor de cabeça e apela para os transistorizados, outros prezam por um timbre de boa qualidade e acabam preferindo os valvulados, sou um desses caras, pois para mim o timbre é muito importante, e deve ser tratado como prioridade, então prefiro usar os valvulados, mesmo ciente de todas as controversas que cercam esse ampli.
Experimente, teste, comprove e acha o que mais te agrada, sempre levando em conta a relação custo/ benefícios, qualidade e versatilidade do equipamento e lógico, seu objetivo dentro do âmbito musical.

Um abraço á todos!


ROCK!!!

16 comentários:

  1. Muito legal e bastante esclarecedor esse post. Parabéns pelo blog, vai ser de grande utilidade para vários guitarristas de plantão e com dúvidas. Já foi pro favoritos.

    ResponderExcluir
  2. cara acho errado essa de transistorizado o certo seria estado solido "solid state".
    valvulado faz uma grande diferença quando se trata de som distorcido, já som limpo não...
    vide o JC120 Jazz Chorus q é um excelente amp de estado solido.
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado por qual motivo? O amplificador que usa transistores se chama transistorizado, o amplificador que usa válvulas (valvulas termionicas) se chama valvulado.

      A peça que gera a amplificação da o nome do amplificador.

      Excluir
  3. muito obrigado pelos comentários e sugestões galera!!!
    fiquem sempre bem a vontade para comentar e opinar..desde q haja sempre respeito!!! rsrsrs

    abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que vai do estilo tenho os dois tipos de ampli...
    valvulado e a transistor, agora redescobri o poder dos transistorizados de ultima geração, que é o caso dos amplis da HARTMANN,feito aqui no brasil e com muita potencia e reverb de mola e tudo mais , não deixando nada a dever para os melhoresamericanos, se compara com o JC120

    ResponderExcluir
  5. belos comentários!!!!
    valeu pelo debate aí galera... os comentários que foram deletados foram deletados pq foram contram as políticas do blog... houve gente ofendendo os pst e os próprios comentários de vcs.. e a gente não quer isso o primeiro passo para participar do blog é respeito caso contrário preferimos não contar com a presença do indivíduo...

    aqui a gente aceita todos os tipos de opinião desde que haja um respeito mutuo...
    quanto ao termo transtorizado usei tal termo por se tratar de um termo mais popular... é mais a linguagem do pessoal mesmo!! assim fica mais sussa de entender.. acredito que ambos termos estejam corretos! gosto muto do clean do valvulado pois é um clean diferenciado com várias nuances sonores trazendo climas e dinâmicas interessantes quando tocamos... no distorcido concordo contigo as valvúlas fazem um trabalho muito bom!!!

    os transistors atuais realmente melhoraram muito eu mesmo já usei uns com timbres e alcançes realmente muito bons! acredto que o valvulado saia na frente não por timbre mas sim por como ele age no seu timbre... valeu pessoal!!

    ResponderExcluir
  6. rapaz to numa duvida cruel to quase fechando pra comprar um valvulado da tube amps, (BASSMMAN) 50W 2X12 , to meio assustado, com isso tudo que falam dos valvulados, nunca tive um.
    Aqui em sergipe nao tem ninguem
    que trabalhe com manutenção de amps principalmente valvulado, oh duvida cruel!!!

    o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  7. Fala Beto blz meu caro!!!!???

    então vamos lá... todo o equipamento tem suas vantagens e suas desvantagens...em relação aos amplis trasistors e valvulados.. eh tudo isso que colocamos aqui tanto nos posts e nos comentários da galera....

    acredito que vc deva pensar no seguinte.. acima de preço, qualidade, vantagens e tudo mais...
    pense no que vc quer.. ql o seu objetivo com o ampli.. se vc qr um negócio prático que não de muito trampo e despesas aí o valvulado não compensa... mas se vc quer timbre.. meu caro... é melhor aventurar mesmo.... o valvulado requer um maior investimento, cuidado manutenção.. mas não há timbre igual!!! a dinâmica e definição de timbre compensa tudo isso... o ampli valvulado é um ampli que responde mais e a saturação dele é muito interessante, quanto mais vc aumenta o som mais timbre vc tem, ao contrário dos transistors que quando damos um 'grau' no volume o timbre perde qualidade...

    quando quis trocar de ampli pensei nessas hipoteses, queria timbre cara... então acredito que eu tenha feito a escolha certa, o valvulado requer mais cuidado... e manutenção e tudo isso mas o timbre dele é imcomparável...

    esse ampli que vc quer pegar.. é dessa marca aqui!?? www.tubeamps.com.br

    eu tenho um amplificador dessa marca é muito bom!!! e os preços são legais...

    então é isso espero ter ajudado cara.. qualquer duvida pode me mandar um email... ramon.domingoos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. CARA VALEU POR TER RESPONDIDO!
    VC ESCLARECE BEM AS DUVIDAS ESTA DE PARABENS SEU BLOG
    E QUANTO A MARCA, É EESA MESMO TUBEAMPS O DONO É MANOLO CARA MUITO EDUCADO E ATENCIOSO MANDOU FOTOS DO AM + CARACTERISTICAS VOU PEGAR ESSE
    BASSMAN, SEJA O QUE DEUS QUISER
    GOSTO MUITO DE BLUES, E ESSE LANCE DO TIMBRE É IMPORTATNTE MESMO.

    ABRAÇO CARA!!!

    ResponderExcluir
  9. Betãooo respondi seu email.. mas comento aqui tbm..
    muito obrigado..fico feliz em saber que através do blog to ajudando a galera....
    é.. o manolo!! sim ele mesmo!!! cara super gente fina... trabalha muito bem...
    cara vai fundo que eu acho que esse ampli vai encaixar certinho com tem estilo... se vc gosta de blues..vc curtirá a saturação desse ampli...cheguei a testar um desse na casa do manolo, pois ele tem um, muito massa o ampli!! já te falei no email.. mas não custa nada frisar... o manolo é um cara que trabalha bem pra diabo, um puta profissional.. porém fique em cima dele viu cara.. em relação aos prazos pois aquilo que te disse no email...meu apli levou quase um ano pra ficar pronto sendo q ele me prometeu em 4 meses.. então é sempre bom ficar na cola do cara pra não ter essas dores de cabeça... qto ao ampli...fenomenal!!! sem comentários.. vc irá curtir... pode ter certeza!!!! qlqr coisa comenta com ele que vc me conhece.. eu fiz um asset com ele... aí ele ja fica meio ligado nessa de prazos!!! hehehe

    grande abraço velho!!!!

    ResponderExcluir
  10. cara,o melhor amplificador do mundo é um valvulado sim.

    mas existem transistorizados melhores que boa parte dos valvulados.



    alem do mais,a valvula distorce mais um som,o que faz um transistorizado ser mais recomendavel para o jazz...

    ResponderExcluir
  11. sim... enfatizei a qualidade dos valvulados na intencao de mostrar sua grande efetividade em relacao a distorcao.. obg pelo acesso! abs.

    ResponderExcluir
  12. oi alguem poderia me esclarecer uma dúvida ,comprei um valvulado palmer p 100 ,nunca tinha tido valvulado antes,o cara q comprei disse q ele tinha cido todo revisado quando eu ligo ele mesmo no som limpo distorce um pouquinho ,é normal mesmo com o som baixo

    ResponderExcluir
  13. depende.... isso seria saturação da valvula..mas geralmente ocorre qdo o amp está em bom volume...

    ResponderExcluir
  14. O amplificador transistorizado é muito melhor porque eles podem trabalhar com refrigeração forçada e os válvulados podem ser danificados por choque térmico (ar frio com ar quente) provocando um "entortamento" em seus filamentos geralmente feitos de silício ou um outro material condutor.
    A vantagem principal dos amplificadores transistorizados é o preço mais acessível em relação ao outro, pouca distorção por crossover (dependendo do circuito) e de alta fidelidade, baixo aquecimento, a válvula não pode dissipar muita energia térmica para o ambiente pois não há como colocar um dissipador (no meu ponto de vista).A válvula termiônica possui um som melhor para algumas pessoas, mas eu não gosto muito, elas queimam muito rápido, por conta da sensibilidade dos componentes.
    Quanto mais tempo você manter ele ligado menor vai ser a sua vida útil, também pelo volume muito alto queimando o filamento.
    Essa é a desvantagem.

    ResponderExcluir
  15. Olá Daniel Tudo Bom?? Inicialmente muito obrigado pelo seu acesso e comentário! Fico feliz que tenha conferido o blog! Na questão do transistor ser muito melhor.... a gente precisa considerar as opiniões e estilos, eu por exemplo não ponho nem ferrando um transistorizado nas minhas gigs e gravações toco metal, costumo gravar com uma certa frequência, eu particularmente mesmo tendo ciência de todos esses conceitos que você mencionou e concordo com isso prefiro o sim dos valvulados.. e a maneira que ele atua no timbre... o transporte tbm é super chato precisa esperar ele desaquecer para transportá-lo sem nenhum dano, enfim.... há todos esses problemas que mesmo assim acabo tendo preferência pelo valvulado, vale salientar que o artigo foi feito em 2010, de lá pra cá muita coisa mudou, hoje temos equipamentos digitais absurdos fazendo frente há tudo o que possamos iaginar, exemplo.. o fractal e o kemper.. ainda não tive acesso a esse tipo de equipamento, mas vejo muita gente que toca o estilo que toco indo pra essa praia... tenho curiosidade sobre...

    ResponderExcluir