17 de fevereiro de 2010

Técnica :: Palhetada Alternada - Francesco Fareri

Boa Tarde Pessoal!!!

Hoje daremos alguns exemplos de palhetada alternada usando os quatros dedos da mão esquerda, os licks são de autoria do virtuose italiano Francesco Fareri, uma grande influência para mim, são todos muito bem trabalhados e a forma como foram construídos trás uma sonoridade bem interessante.


Estarei exemplificando e comentando todos os exemplos, escalas e notas usadas, divisão rítmica e tudo mais...

Bom vamos aos exercícios...

O primeiro exemplo está em Si Menor, a digitação dele é bem aberta, o lick é bem trabalhado e usa bastante notas espaçadas, está sub dividido todo em semi colcheias, quatro notas por tempo.



Esse segundo exemplo também esta em Si Menor, aqui ele usa a escala diatônica, e o exercício também é prosseguido de semi colcheias, nesse ele usa com frequência três notas por corda, com algumas repetições e alguns saltos de corda



O terceiro eu achei muito interessante, é um progressão cromática muito criativa, e bem trabalhada sua divisão rítmica são as semi colcheias o que confunde um pouco o guitarrista na execução devido ao padrão melódico do exercício.



 A forma com que foi trabalhado, a execução e a divisão rítmica desse exemplo me chamou muito a atenção, para começo de conversa ele é composto por quintinas, uma quiáltera que corresponde a cinco notas por tempo (ferrou!!!) ele faz uns movimentos interessante ao longo do exercício o que exige bastante técnica e raciocínio rápido.
O exemplo está em Lá Menor Diatônico.



O último exemplo está em Ré Maior, todo em semi colcheia, esse exercício, abusa e usa das quatro notas por cordas, tendo idas e vindas nas mesmas, o que o torna bem interessante para se executar, trás uma sonoridade bela e uma execução um tanto quanto complicada...


Treinem sempre com um metrônomo, pois você só assim você terá o real e verdadeiro desenvolvimento de técnica, comecem devagar, pois os exercícios em questão, exigem muita atenção e precisão e vão aumentando a velocidade assim que se sentirem confortáveis...

Bom...nós nos aproveitamos dos exercícios do Francesco, abusamos da boa vontade do cara e talz, pra não sair de folgados chupins de uma figa, vamos aí fazer umas propagandas do trampo o cara.

O Francesco tem alguns CDs instrumentais gravados, o ultimo deles foi gravado em 2007 intitulado Secrets Within, que por sinal é muito bom, atualmente ele também está trabalhando com uma banda de Prog Metal chamada Blind Secrets (esse cara gosta de segredos hen!!!) recentemente passou a ser endosser da ESP Guitar, é conhecido pela técnica extremamente desenvolvida palhetadas ultra-rápidas e melodias muito bem trabalhadas...
Enfim acompanhe os trampos do cara aí por que vale muito a pena.


Site - Francesco Fareri
MySpace - Francesco Fareri
Francesco Fareri - Secrets Whitin
Blind Secrets - Fanaticology

É isso aí pessoal, para quem quiser desenvolver uma palhetada 'from hell' ficam aí esses exercícios que ajudarão bastante!!!


Um Abraço à todos!!






ROCK!!!

Um comentário: