18 de fevereiro de 2010

Tudo Sobre EVO....

Boa Tarde Rockers!!!

Hoje teremos um post diferente, conversaremos um pouco sobre uma guitarra muito especial para um guitarrista muito especial...Rsrsrs!!!
O post de hoje é sobre a EVO...conhecem?? pois bem, Mr. Vai a conhece muito bem, essa guitarra é praticamente uma amante pra ele, das mais de 120 guitarras que o cara tem essa é a preferida, imaginem então, o poder de fogo dessa guitarra, o Steve já usa ela à anos para gravações turnês e tudo mais, tanto é que ela está só o pó da carcaça, a guitarra está toda detonada, cheia de cicatrizes como diz o proprietário, vamos conhecer detalhadamente as modificações feitas, características, detalhes no corpo braço, Hardware e o por que que essa guitarra se tornou a preferida do Steve Vai.



De acordo com o próprio Steve Vai a EVO ao longo dos anos sofreu muitas mudanças, muitas coisas foram trocadas, outras adaptadas, outras criadas, para que a guitarra se adequasse cada vez mais ao modo de Steve Vai tocar, a guitarra é constantemente usada em várias situações e os técnicos do guitarrista estão sempre revisando o equipamento, devido a forma extrovertida e até certo ponto violenta de Steve tocar a guitarra precisa estar sempre passando por reavaliações e regulagens para que sua tocabilidade seja preservada. O instrumento possui 'escoriações' por todo o seu corpo, e também um grande racho na parte de trás do corpo, fato que preocupa muito o guitarrista, pois ele e seus técnicos não conseguem reter ou pelo menos conter essa rachadura, é algo que aumenta com o passar os anos e infelizmente em poucos anos a guitarra deverá ser aposentada.



Ainda sobre a parte traseira do corpo, no lugar daqueles pequenos escudos para proteger as molas e toda a fiação interna da guitarra, o cara poe alguns esparadrapos com algodão, pois acredita ele que isso abafe a vibração das molas e consequentemente o ruído delas.




Como podemos ver nas fotos o braço está novinho em folha, Sim!!! Foi trocado, o braço original quebrou acidentalmente em um show na Austrália em Fevereiro de 1997, para a substituição, muitos braços foram testados e após trocentos testes finalmente acharam um que trazia uma boa sonoridade, era um braço com o headstock preto, cuja pintura foi adaptada as cores originais da guitarra, e o 'casamento' entre o novo braço e o shape da guitarra segundo Steve, foi muito bom e trouxe uma sonoridade incrível, sendo claramente superior ao braço antigo, a troca de braço ocorreu na Alive in an Ultra World tour.



Fora o braço muitas outras coisas foram mudadas na guitarra ao longo dos anos, começando pelos knobs controladores de tonalidade e volume, que Steve mudou dezenas de vezes, foram desenvolvidos modelos exclusivos para ele até que encontrasse os modelos que se adaptassem perfeitamente a sonoridade da guitarra e a tocabilidade exótica de Steve Vai.
A ponte foi outra peça que sofreu bastantes alterações, como sabemos as JEMs possuem Floyd Rose, e esse tipo de ponte é muito instável, o conjunto da força de tração entre as molas e as cordas, apenas equilibram a ponte  na guitarra, inevitando desafinações, instabilidades e falta de sustain, agora imaginem um cara super criterioso como o Steve Vai, pensem no tanto que ele importunou sua equipe técnica até conseguir deixar seu floyd o menos instável possível, enfim além e vários e vários testes, para encontrar a ponte que mais se adequava ao equipamento, foram instaladas na parte interna da guitarra, naquele local onde é ponte é equilibrada pelas molas mais duas molas para equilibrar a pressão das cordas e inibir qualquer tipo de instabilidade ocorrido até mesmo pelo próprio ato de tocar.







Por volta de 1998 durante uma gig Steve Vai percebeu alguns ruídos na amplificação da guitarra, ele comunicou os capangas que atendem à todas as exigências do mestre e no dia seguinte  trouxeram a EVO de volta Steve foi testar e sentiu uma sonoridade completamente diferente do original, ele não curtiu e foi novamente falar com os técnicos pra saber o que tinha sido feito, o cara então disse que trocou o captador o braço por um outro Dimazio Evolution, pois o cap antigo estava com alguns problemas na fiação e blá blá blá... aí o Steve Vai ficou meio grilado com a situação e chegou pro técnico e disse que não queria que o captador fosse trocado por que ele gostava daquele cap e talz... mas aí o técnico disse que já havia jogado fora na noite anterior, na cidade que eles haviam tocado, meeeeuu!!! aí o cara desesperou mandou o motorista do ônibus voltar e foi atrás do captador, chegando na cidade em que estavam ele fuçou tudo o que tinha que fuçar e acabou achando o captador e o recolocou de volta na guitarra... o ruído nunca mais voltou... curioso né??
Os captadores usados na guitarra são Dimarzio Pro Evolution, que foram desenvolvidos seguindo as exigências do guitarrista.



Um fato curioso em cima de um dos captadores da EVO tem uma fita com a inscrição “KONX”, a razão para essa fita é o fato de que as palhetadas dele são tão fortes que as vezes a palheta enrosca no captador...sei lá, cada louco com sua mania!!! E sobre a palavra “KONX” é mantra antigo alquimista que se acredita ter originado com Aleister Crowley. É feito para ser usado em vários encantamentos que são supostas para invocar entidades desencarnadas do abismo a se materializar no plano físico.
Bem maluco esse cara hen!!!

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre o modelo JEM como foi feita, por que foi feita, quais alterações o modelo sofreu ao longo dos anos e algumas curiosidades.
Quando o modelo estava sendo planejado Steve Vai queria que a JEM tivesse uma aparência clássica, e depois de muitos experimentos com diversas cores, ele decidiu pelo branco com ferragens dourada e a marcação em roseira o que realmente deixa o instrumento bem requintado, então a Ibanez mandou para ele quatro protótipos para que fossem testados, ele passou um tempo com as guitarras  gostou muito e aprovou o modelo.
Naquela mesma época ele já estava trabalhando com o pessoal da DiMarzio elaborando um novo modelo de captadores, para serem instalados em suas Ibanez, que também foram enviados à ele quatro modelos, o Flathead, Knucklehead, Panhead e Evolution o que mais o agradou foi o Evolution, que logo foi colocado em produção.
A principal razão da qual Steve Vai curtiu os Evolution, foi o som encorpado e ao mesmo tempo muito belo que o captador era capaz de extrair das cordas, então ele pegou os caps e instalou em uma de suas guitarras e passou a usá-los, para diferenciar essas das demais guitarras ele resolveu escrever algo no corpo da guita para poder facilmente distinguir as guitarras, foi aí então que ele escreveu EVO, para fazer referência aos captadores e foi aí então que surgiu a EVO essa tal famosa e adorada guitarra que estamos falando agora.
Ele ainda possui uma outra guitarra com uma marcação escrita, FLO da qual ele não compartilha conosco e diz que é um segredo, acredito eu que seja o nome da amante dele, Florinda, Florisbela ou qualquer coisa nesse sentido...
Com o passar do tempo Steve Vai foi conhecendo melhor suas novas guitarras, e havia alguma coisa na EVO que se destacava, mesmo sendo um modelo exatamente igual os outros, havia algo nela que Steve sentia alguma diferença, o toque era diferente e o timbre se destacava das demais, é uma guitarra que o deixa seguro e confortável para realizar qualquer tipo de som que ele deseja.
Passou a usá-la frequentemente um pouco antes das gravações do
Sex and Religion e até então é sua principal guitarra ele só troca de guitarra quando procura um timbre no qual a EVO não possui, como o timbre da FLO que recebeu captadores Fernandez Sustainer.
Atualmente ele vem usando outras guitarras por duas razões, primeiro por que a EVO está caindo aos pedaços, outra por que ele não está afim de instalar um Sustainer na EVO pois isso descaracterizaria o som da guitarra...
O estado físico da EVO preocupa intensamente o cara, diz ele que o valor emocional dessa guitarra é incalculável, todos esses anos que ele passou junto da EVO compondo, gravando, realizando shows são muito importantes para ele, e essa guitarra trás uma inspiração especial para compor...
Acredito que sim afinal foram dela que saíram incríveis melodias que poucos são capazes de produzir!!!

Bom..é isso pessoal!!! Fica aí toda a história desse instrumento que realmente é muito importante para o rock e para esse grande guitarrista...
Ficamos na torcida para que a EVO ainda venha a render bons clássicos...

Um abraço à todos!!!


ROCK!!!

2 comentários:

  1. cara, o nome FLO é por q a guitarra é uma JEM FLOral (JEM 77FP), só q ela foi pintada de branca...por isso nome FLO....não precisava dizer q ele falou com VCs (sem falar) rsrs...abraço

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha!!! Fala francisco!!! muito obrigado pelo esclarecimento...hehehe imagine que isso foi só uma brincadeirinha pois não havia conseguido informações sobre essa FLO.. mas acho que ele nem saiba que a gente existe na verdade isso é praticamente certeza... heheheh mas valeu aí cara por ter esclarecido essa dúvida pra gente... muito obrigado por fazer parte do blog espero que tenha curtido!!!


    rock!!!

    ResponderExcluir