Boa Noite Guitarristas!!!
Continuamos nossos estudos sobre Harmonia, agora direcionando mais para a Harmonia Funcional.
Harmonia Funcional é um conceito que se aplica a um único acorde, sem estabelecer nenhuma relação com o campo Harmônico do Acorde.
- Dominante Secundário: Acorde que realiza a função de Tensão ou Preparação relacionada ao acorde seguinte.
Ex.: || C7M | Em7 | A7 | Dm7 ||
|| G7M | Am7 | E7 | A7M ||
Na primeira cadência comecei no Campo harmônico de Dó, até chegar no A7 que nesse caso faz a função de Dominante do D7M, fugindo de seu Campo harmônico e fazendo o papel de Dominante Secundário.
E no segundo caso, segue-se inicialmente no Campo Harmônico de Sol Maior até chegar no E7 que exerce a função de Dominante Secundário em relação ao A7M.
- Substituíção Tritonal: Quando substituímos a cadência II/V por uma cadência uma 4A acima, detalhe, mantém-se a tônica original.
Ex.: || Dm7 | G7 | C7M || -> 4A -> || G#m7 | C#7 | C7M ||
|| F#m7 | B7 | E7M || -> 4A -> || Cm7 | F7 | Bb7M ||
Nos exemplos acima, o que foi feito é a substituição da cadência Dois / Cinco para uma cadência uma 4A acima, mantendo a tônica.
- Dominante Extendido: Cadência progredida apenas de acordes dominantes (X7).
Ex.: || D7 | A7 | E7 | B7 | F#7 | C#7 ||
- Segunda Cadencial: É a famosa cadência ocorrente entre a Sub-Dominante e a Dominante, Cadência II/V muito comum na MPB e na Bossa Nova.
Ex.: || Dm7 G7 | C7M || || Gm7 C7 | F7M ||
Dominante Substituto: Localizado à meio tom da tônica por possuir o mesmo tritôno do Dominante pode substituí-lô mantendo sua função e sonoridade.
Ex.: || Dbm7 | C7M ||
|| Abm7 | G7M ||
É isso aê!!! por hoje é só pessoal!!!!
Bons Estudos!!!
ROCK!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário