21 de agosto de 2010

Harmonia Tonal

Boa Noite Readers!!!


Depois de um certo período sem postar estamos de volta, vamos começar a falar um pouco mais sobre Harmonia, parte muito importante em uma peça musical, pois é a parte que dá toda a estrutura para um som.


Temos a Harmonia Tonal e a Harmonia Funcional, também conhecida como Harmonia Moderna, a Harmonia Tonal como o próprio nome refere está ligada a uma tonalidade e a Funcional, tem suas funções diretamente relacionada á um único acorde.


Bom, começaremos com a Tonal e logo veremos a Funcional...




Harmonia Tonal


Funções Harmônicas:


Tônica: Resolução -> I7M, IIIm7, VIm7
Sub-Dominante: Movimento -> IIm7, IV7M
Dominante: Tensão, Preparação -> V7, VII°


Bom, como vimos acima, as notas, mais propriamente dito, os graus de uma certa tonalidade possuem algumas funções.
Dentro de uma cadência é comum temos a sensação de: Início, Movimento, Preparação e Resolução, é como se fosse um caminho harmônico, e na tabela acima está exemplificado cada fator harmônico e sua devida função.


Para vocês entenderem melhor esse lance de funções harmônicas, veremos agora algumas cadências onde é comum denotas tais funções.


Cadência1: ||Tônica | Sub-Dominante | Tônica ||
Cadência2: || Tônica | Dominante | Tônica ||
Cadência3: || Tônica | Sub-Dominante | Dominante | Tônica ||


Acima há exemplos de cadências tonais mais comuns, agora vamos ver alguns exemplos usando acordes, partindo sempre de Dó Maior.


1) || T | SD | T || -> || C7M | Dm7 F7M | Am7 ||
Agora vou explicar certinho o que foi feito aqui, bom primeiramente analisei a cadência, vi que era um cadência de Tônica, Sub-Dominante e resolvendo na Tônica, então usei as funções harmônicas vistas acima e montei a progressão começando pelo próprio Dó, tônica, jogando o Ré e o Fá, II e IV grau nas funções de Sub-Dominante e resolvi no Lá Menor fazendo a função de Tônica, dando um sentido de resolução para a progressão acima.


2) || T | D | T || -> || Am7 | B° | G7 | C7M ||
Nessa eu tinha Tônica, Dominante e Tônica, comecei com o Am7, pra erar m efeito diferenciado andei na Dominante com o B° e o G7, ambos VII e V grau de Dó Maior e resolvi no próprio C7M.


3) || T | SD | D | T || -> || C7M | Dm7 | G7 | Am7 ||
Aqui uma progressão bem padrão e de uma sonoridade muito interessante, nessa eu tinha Tônica, Sub-Dominante, Dominante e Tônica. Comecei pelo C7M, joguei o Dm7 na função de Sub-Dominante o G7 como dominante e resolvi no Am7 dando o sentido completo para a cadência.


Dominante primário: Acorde de função de preparação e/ou tensão que exerce sua função sempre em relação à um Campo Harmônico.


Bom Pessoal! de harmônia tonal é isso..nos vemos em breve!


Abraços!!!






ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário