11 de março de 2011

Entrevista :: Ozielzinho

Olá Pessoal!!! voltamos com as entrevistas!!! Hoje teremos aqui a presença de um dos grandes nomes da nova safra de guitarristas brasileiros! estou falando do Ozielzinho um grande talento da guitarra brasileira...


Na entrevista Oziel trata de vários assuntos... carreira, equipamentos estudos, enfim tudo o que é de extrema importância para todos os estudantes de música...


Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Oziel pela entrevista simpatia e atenção dada ao Blog!!! Valeu cara!!! sucessos sempre!




1-) Conte um pouco para nós como foi seu início na guitarra e quais foram suas influências?

Primeiramente obrigado pelo convite da galera do Guitar Tech e parabéns pelo blog que posta dicas e informações sobre guitarra, coisa que existia na época que comecei estudar música. Aprendi a base de tudo com meu irmão mais velho, aprendi com ele as formações de acordes, ritmos e percepção musical. O estudo de técnica iniciei com um método do Ricardo Carreras (Cebolinha da antiga banda Kadoshi) nesse método aprendi as principais escalas e alguns licks gravados nos discos do Kadoshi. Depois disso foi tirando musicas de ouvido e praticando o que aprendi no método, assim fui desenvolvendo minha técnica no passar dos anos, na verdade ainda hoje tento melhorar hehehe. Minhas influencias foram o guitarrista do White Cross que nem sei como escreve o nome do cara, Matias Jabs (Scorpions), Randy Rhoads, Malmsteen e os brasileiros (em ordem alfabética) Ardanuy, Juninho Afram e Kiko Loureiro. 

2-) Falando um pouco sobre equipamentos, quais guitarras, amplis e pedais está usando?

Uso guitarras e violões Condor, a KXFM é a guitarra exclusiva para tocar som pesado, é equipada com captadores EMG 81 e 85 (Zakk Wylde Signature) e Floyd Rose Gotoh. A GX50 é modelo strato da Condor que recentemente troquei os captadores para EMG DG20 (David Gilmour Signature) é minha guitarra mais versátil usada bastante no estúdio pra gravar todo tipo de estilo. Tenho também uma CLP2 que é o modelo LesPaul da Condor com hardware todo original, também muito usada no estúdio quando preciso de um timbre vintage mais encorpado. Meus principais pedais são todos NIG, uso o Dual Drive (Overdrive duplo), Dual Chorus (Chorus duplo e estéreo) Patch Finder (Controlador de pedais), Amp Simulator (Simulador de amplis) e o X-Treme Distortion (Distorcao bastante versatil que vai de um leve overdrive até uma distorção "xtrema". Meu ampli é um Orange Rocker 30, é todo valvulado e usa falante Celestion Vintage 30, o ampli é simplesmente demais. Todos os meus equipamentos são interligados por cabos e conectores Santo Angelo, acreditem, um bom cabo faz uma diferença, e grande, no timbre do instrumento.

3-) Possui no momento algum projeto que gostaria de comentar com o pessoal?

Para 2011 quero lançar meu CD com 10 músicas, algumas já conhecidas pelo pessoal da net e outras inéditas. Recentemente lancei a vídeo em DVD Guitarra Rock que esta tendo uma ótima aceitação. Outro produto que lancei foi o "Curso de edição de vídeos e criação de playbacks" o cara começa assistir sem saber de nada e termina sabendo criar seu próprio playback e editar vídeo de forma profissional para postar no youtube, esse DVD virou uma febre porque todo mundo quer fazer sua própria musica e editar seus próprios vídeos e nem todos tem equipamentos necessários e esse DVD ensina você usar o que tem pra fazer coisa boa.
O próximo projeto em vídeo aula dedicada sobre Arpejos, recebo muitos emails sobre questões de arpejos, como faz aquele arpejo, como limpa, como executo meus arpejo com boa definição. É só isso que irei abordar nesta vídeo aula, dicas, regras, exercícios e bastante licks para praticar, acredito eu que será útil para muitos músicos.

4-) O que tem estudado e ouvido ultimamente?

Atualmente um guitarrista que ouço bastante é o Andy Timmons. Estudar a técnica dele é bastante interessante porque ele não segue tantos padrões como outros guitarristas, o Andy é uma boa referencia como guitarrista, tem uma técnica incrível, expressão, dinâmica, feeling e é pra mim o guitarrista mais completo.

5-) Qual o melhor show ou momento em sua carreira?

Acho que ter sido finalista do Guitar Idol em Londres foi um momento muito importante pra mim que só veio a acrescentar a minha carreira mesmo não tendo ganhado o premio.

6-) A internet hoje nos trouxe um novo rumo na maneira de se fazer e estudar música, como você vê toda essa tecnologia aliado com a música?

A internet realmente facilitou muito a vida do estudante de musica, costumo dizer nos meus workshops que hoje só não aprende quem não quer, porque tudo esta lá. Porem toda facilidade tem seus efeitos colaterais. Eu lembro que antes do celular eu sabia vários números de telefones decorados, mas com a "facilidade" das agendas dos celulares, hoje ninguém lembra dos números de ninguém, muitas vezes nem do pai ou da mãe. Na musica não é diferente, antes a gente tirava solos de ouvido pela fita K7 ou disco de vinil, mas hoje temos o salvador da pátria, o Guitar Pro, agora ninguém mais tira musica de ouvido, é só ir na net e procurar o arquivo da musica (que alguém fez) e pronto. O problema disso é que o musico nunca desenvolvera sua percepção musical e sempre vai depender do tal arquivo de Guitar Pro, é comum ver em fóruns do gênero um desesperado procurando a tablatura de musica fulana ou cicrana. Eu não aconselho o uso dessa forma, vejo o guitar pro como uma ferramenta para postar uma dica, lick de exemplo, um progressão etc, mas não como atalho para pra tirar musica.
Mas realmente a musica é muito beneficiada com a internet, hoje alguém coloca um vídeo no youtube e já fica conhecido em todo mundo o que facilita para divulgação de musicas, vídeos e venda de produtos.

7-) Voltando a falar um pouco sobre equipamentos, costuma variar muito o seu set de uma gravação para um show ou workshop?

Ao vivo o setup é sempre o mesmo, meu set de pedais NIG, meu Ampli Orange microfonado com Shure57. Já no estúdio eu costumo variar até porque trabalho com estilos bastante diferentes, para isso misturo os timbres dos pedais com meu PODXT, ou também misturo com os gabinetes do Amplitube 3 passando pela interface STEALTH PEDAL, isso abre uma nova janela de timbres e efeitos para gravações. Gosto sempre de usar os pedais analógicos misturado com outros equipamentos digitais para preservar o máximo do sinal analógico

8-) Agradecemos a sua presença, e gostaríamos que deixasse uma mensagem para os leitores do blog.

Bom a internet esta ai para ser bem aproveitada, cuidado com as facilidades demasiadas porque sempre tem consequências. Estude realmente o que precisa estudar e não fique repetindo a mesma coisa que já sabe, assim você não aprende e apenas faz barulho pro seu vizinho. Separe pelo menos 40 minutos para estudar de verdade, isso vale mais do que um dia inteiro de barulho.
Um grande abraço a todos do Guitar Tech




ROCK!!!

9 comentários:

  1. Oziel vc já é ícone consagrado no Brasil,e me desculpe o Timmons,mas a "groove or die" ficou muito mais encorpada com vc tocando...
    Parabéns Ozielzinho e a Guitar Tech, pela entrevista!!!

    ResponderExcluir
  2. Deus Abençoei cada vez mas a sua VIDA, Quando estamos com Cristo somos mais que VENCEDORES.
    abraçossssssssss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ozielzinho, vc realmente faz um excelente trabalho, espero um dia chegar lá rsrs... Que Deus continue te abençoando cada dia mais e mais!!!

    ResponderExcluir
  4. valeu galera!! a entrevista ficou massa né.. o Oziel é um guitarrista impar um cara muito gente boa

    parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  5. Participem do Fã Clube Official

    http://faclubeozielzinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Amigos, por favor, alguém qual o nome do efeito que ele usa na música "Compromisso"? O efeito parace chorus, mais não consigo chegar naquele timbre. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hélio!! Bom Dia!!! Ramon aqui te respondendo! tudo bem? Cara eu não conheço especificamente essa música... procurei no youtube e não achei... vc pode me enviar o link dela que com ctz eu irei ouvir atentamente e te dar uma ajuda! valeu... agradeço seu acesso e sempre esteja aí com a gnt no blog... há sempre informações novas.... um abraço

      Excluir