28 de julho de 2011

Improvisação :: Apresentação & Principais Conceitos

Fala Pessoal!!!! Tudo em Cima??

Conversando com o pessoal, com os leitores do blog, amigos, frequentadores e colaboradores decidi fazer um curso online aqui no blog mesmo sobre Improvisação, enfim, vou por aqui aquilo que eu aprendi nesses anos de guitarra e estudo...

Acredito eu, que a improvisação seja a parte mais importante da música, por que é essa hora que a gente vê se o cara manja ou não manja, se o cara conhece as técnicas, as tonalidades, as escalas e o principal a harmonia, que é ponto chave para uma boa improvisação, e conhece lá é de extrema importância...

Bom, como temos aqui todos os níveis de guitarrista desde iniciantes á avançados, vou começar do básico e assim vamos estrututando os conteúdos...

Primeiro de tudo o que seria improvisar... Em uma definição rápida, é você criar uma melodia sem ter parado para construi-la antes, usando escalas, arpejos, simetrias, combinados com as técnicas de expressão que conhecemos, em outras palavras.. rolar o som no bate e pronto! e isso não é fácil... improvisação deve ser sempre algo a ser estudado, deve te acompanhar em toda sua vida músical, pois não existirá nunca o momento que você vai parar e concluir, Pô meu! aprendi a improvisar, pois improvisação é vivência, é experimentação... você pode ter certeza que os maiores teóricos da guitarra, da música em geral, estudam improvisação, não me surpreenderia em nada se um dia eu ficar sabendo que um Frank Gambale senta em seu Home Studio e pensa... Putz meu! como é que posso resolver essa improvisação... enfim o que quero dizer... sempre tem algo há mais para se aprender e acrescentar.

Uma coisa que aqui já foi falado porém vale comentar de novo o grande segredo da improvisação é estar sendo coerente com o que a harmonia vai lhe proporcionar, não digo com isso que ser coerente é ficar dentro da escala, não existe verdades absolutas e ser coerente é musicalmente andar de mãos dadas com a harmonia.
Nós guitarristas, temos a péssima mania de se concentrar muito nas técnicas e nos solos e nos esquecemos da harmonia, as vezes o nego está mandando um baita solo porém não conhece e não sabe tocar um acorde da harmonia que por trás decorre, não se iludam! a harmonia é peça fundamental na improvisação e para  o som para estar bem legal você tem que ter o conhecimento geral dos acordes e suas funções, para que você possa trabalhar tal harmonia da forma mais inteligente possível.
Então podemos concluir que improvisação é conhecer bem os acordes, as tonalidades, suas funções e suas escalas, Sim!! porém tem o mais importante, a expressão, aquilo que você trás de textura, saber quando dar um bend legal, quando usar uma nota de repouso e qual usa lá, saber quando encaixar um fraseado mais rápido... tudo isso a gente vai vendo aos poucos e farei da seguinte maneira, cada post será uma aula sobre o assunto, onde colocarei uma harmonia e as possíveis soluções para a mesma! esse primeiro post foi mais um artigo do que pode ser abrangido na improvisação, e como usar todos os elementos, com o tempo as situações irão aparecendo e eu irei explicando tudo...

Ahh!! uma coisa, pra ajudar vocês, como estarei colocando algumas harmonias para estudo seria interessante vocês baixarem o Band in a Box, sempre trabalho com ele seja em aulas ou para estudo mesmo é um programa maneiro que você poe os acordes e ele toca pra você como MIDI, como se fosse um backing track você pode baixar o programa aqui.

Bom é isso pessoal nos vemos nos próximos posts.. iremos aprender bastante.


ROCK!!!

2 comentários:

  1. Irmao... vc roda muito! fala fala fala e não diz nada.

    ResponderExcluir
  2. caro amigo anônimo!!!! obrigado pelo seu post, acesso e disponibilidade para comentar!!!!

    Mas gostaria de te chamar a atenção para uma uma única e simples coisa!!! se vc ao menos ler o título decentemente verá que estou introduzindo o tema Improvisação e trazendo os conceitos gerais do curso, então logicamente será um post mais 'explicado' do que algo didático a se ensinar na guitarra!!!

    E se vc tivesse um pouquinho de inteligência...o mínimo necessário... teria ao menos procurado no blog e visto que tenho um curso completo de improvisação do 0 ao 100.. falando de todos os conceitos, escalas e abordagens... e esse post é apenas o introdutório ao curso!!!!

    Seja um pouco mais educado e inteligente nas suas considerações... e leve em conta que temos um curso completo de improvisação no blog... totalmente grátis só acessar e usufruir das boas do curso e do blog inteiro... tudo está aqui para que vc possa estudar e aprender de graça, todos os conceitos e conteúdos são colocados aqui com um grande rigor de revisão! então ao invés de ficar se preocupando com conceitos idiotas aproveita esse espaço para aprender um pouco... é bom pra vc!!!! É o melhor que vc tem a fazer! abs!

    ResponderExcluir