28 de dezembro de 2011

Improvisação :: Modos Maiores

Fala Pessoal!

Agora trataremos dos modos maiores, faremos da mesma maneira que fizemos nos menores, usaremos a mesma estruturação acredito que organização é fundamental para alcançar resultados desejados.
Pois bem... vamos aos conteúdos. Já vimos que possuímos dois modos maiores... Mixolídio e Lídio... pois bem vamos então as suas funções...

Modo Jônio (Natural):  T – 2M – 3M – 4J – 5J – 6M – 7M  ->  C – D – E – F – G – A - B        

Modo Mixolídio:  T – 2M – 3M – 4J – 5J – 6M – 7m ->  C – D – E – F – G – A – Bb

Modo Lídio:  T – 2M – 3M – 4A – 5J – 6M – 7M  ->  C – D – E – F# – G – A - B         

Então beleza... temos aqui a estruturação deles agora vou explicar como funciona tudo isso... Primeiramente coloquei o modo natural para nos servir de base para podermos trabalhar os outros dois, o modo mixo é um modo maior com a sétima menor, maior com a sétima menor nos remete ao acorde X7, o acorde dominante, usado muito em blues e jazz por exemplo...

O Lídio é um modo maior com a quarta aumentada.. é um modo bem curioso, aparesar dessa dissonância pesada, que é a 4A, musicalmente ele costuma soar de forma bem amistosa , muito usado no rock instrumental por caras como Steve Vai, Joe Satriani, John Petrucci entre outros...

Aplicando dentro de uma tonalidade, Dó Maior, por exemplo seguindo a idéia de um tom sem acidentes, em termos de escala no modo Mixo o Fá maior e no modo Lídio o Sol Maior , a mesma relação I IV V que tivemos para os menores temos para os maiores.            
Logo caímos no seguinte esquema:

Dó Maior – Dó Mixo – IV – Fá Maior
Dó Maior – Dó Lídio – V – Sol Maior

São essas as escalas que devemos usar.. para o pessoal assim como eu  acustumado a pensar pela relativa ainda teremos mais um passo que será..

Dó Maior – Dó Mixo – IV – Fá Maior – Relativa - Dm
Dó Maior – Dó Lídio – V – Sol Maior – Relativa – Em

Então no final das situações deveremos usar Dm e Em, respectivamente.

Agora falaremos dos arpejos:

Em relação ao Lídio, usaremos o mesmo esquema do I IV V do quarto grau de Dó Maior, já que estamos usando ele... teremos a seguinte relação

Dó Lídio – Escala – Sol Maior – Arpejos – I IV V – G, C, D – Relativos: Em, Am, Bm

O Mixo, por ser o modo do acorde dominante se torna um pouco enjoado em relação aos arpejos, pois a sétima menir acaba sendo um intervalo que restringe um pouco o uso dos arpejos, aconselha se o uso do V7 e do VII(b5) da escala.

Agora partiremos para os acordes modais.... lembrando que aqui teremos o mesmo esquema dos menores, os acordes serão aqueles que você pode usar a favor do modo ou para trazer uma sonoridade diferenciada através da dissonância do modo em cima de um acorde natural.


Acordes Lídios: C, Cmaj7, C9, C6, C(#4), Csus2
Acordes Mixos: C7, C7(sus4), Cm7(b5)

É isso aí pessoal dúvidas é só da um toque... de modos maiores é isso tudo ae!


ROCK!!!

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