28 de dezembro de 2011

Improvisação :: Modos Menores

Boa Tarde Pessoal!!!

Primeiro gostaria de parabenizar e agradecer todos vocês, ultrapassamos as 500 visitas diárias hoje!!! Valeu mesmo pessoal, isso é muito importante para todos nós e é muito bom saber que o blog cresce dia à dia!!! Rock n´ Roll!!!!!

Bom.. voltando ao assunto.. continuaremos nosso curso! Já vemos a iniciação em improviso modal, modos naturais, agora entraremos nos modos dissonantes, para isso gostaria de organizar bem as coisas, e dividir os modos por post, veremos primeiro os menores (Dórico, Frígio) os maiores (Lídio e Mixo) e para finalizar o único diminuto (Lócrio) acho que assim a parada fica mais organizada!

So Let´s Go! Modos menores, possuímos dois, o Dórico que mantém a estrutura da escala natural adicionando a sexta maior e o Frígio que também parte da escala natural porém com a segunda menor.
Teremos essa divisão intervalar:
Dórico: T – 2M – 3m – 4J – 5J – 6M – 7m
Frígio: T – 2m – 3m – 4J – 5J – 6m – 7m

Vamos agora aplicar em uma tonalidade para ver o resultado que teremos:
Aproveitamos o nosso querido Lá Menor sem acidentes para distribuir na cadeia dos intervalos:

Lá Eólio: T – 2M 3m- 4J – 5J – 6m – 7m  ->  A – B – C – D – E – F – G   


Lá Dórico: T – 2M – 3m – 4J – 5J – 6M – 7m ->  A – B – C – D – E – F# - G


Frígio: T – 2m – 3m – 4J – 5J – 6m – 7m ->  A Bb – C – D – E – F – G

Antes dos modos coloquei o modo eólio (menor natural) para podermos compara certinho onde ocorreram as mudanças, enfim no dórico como sexta maior temos o Fa# e no Frígio como segunda menor o Bb.
Agora como usa-los... Se você reparar o Lá Eólio é a escala natural de mi menor e o Lá Frígio a escala natural de re menor.
Então temos o seguinte esquema:
Modo Natural: IV – Modo Frígio
                            V – Modo Dórico
Pensando o quarto grau do modo natural você tem o modo frígio e pensando o quinto grau do modo natural você tem o dórico.. exemplificando a relação:

Am – IV – Dm – Lá Frígio
Am – V – Em – Lá Dórico



Dentro dessa relação vemos que os acidentes se encaixam perfeitamente de acordo com a função e a distribuíção dos modos.
Não temos só as escalas.. ainda podemos usar os arpejos... usaremos a mesma relação dos modos naturais, porém agora pensando na escala do modo, pois só ela trará as notas dissonantes dos modos.
Então teremmos:

Am Dórico – Escala – Em – Arpejos – I IV V de Em – Em – Am – Bm -> Relativos: G – C - D                                  
Am Frígio – Escala – Dm – Arpejos – I IV V de Dm – Dm – Gm – Am -> Relativos: F – Bb – C


Toda essa linha de raciocínio serve para todas as tonalidades, fiz por Am para facilitar a compreenção, mas tudo o que foi usado aqui em Am é adaptável para todos os tons.´

Agora falaremos um pouco sobre os acordes modais.. que são aqueles acordes na qual você pode aplicar os modos... lembrando que temos duas maneiras de aplicar isso, concordando com a dissonância do acorde, ou trazendo uma nova sonoridade para um acorde... digamos natural (sem extensçoes modais)

Acordes Dóricos: Am, Am7, Am6, Am7/13, Am9, Am7/9, Asus2, Asus4
Acordes Frígios: Am, Am7, Am7/b9, Asus4, Am/b13

Essas são algumas opções harmonicas das quais podemos aplicar tais modos.
Galera.. sobre os modos menores é isso aí... dúvidas me escrevam no email... ramon.domingoos@hotmail.com
Quem precisar de mais materiais, ou playbacks para improvisação é só me dar um toque!


ROCK!!!                                                                                                                                                                                              

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