27 de dezembro de 2011

Improvisação :: Improviso Modal - Modos Naturais

Olá Pessoal,
Como vão todos... tudo tranquilo!!
Não tem como falar de improvisação modal sem falar de Modos Gregos, a concepção de Modos Gregos, é complexa isso é fato, porém não é complicada, o problema é que temos muitos fatores, e muitas maneiras de se enxergar cada modo e cada função, históricamente os Modos Gregos tem toda uma explicação teórica muito interessante,quem estiver afim de conhecer é só acessar os posts antigos nos arquivos por que tem tudo isso no blog.
Eu vou dar uma resumida no assunto para não alongar muito o assunto...
Toda essa história surgiu na Grécia, um país formado por ilhas, por localidades até certo ponto distintas e cada uma com uma cultura até certo ponto própria, logo musicalmente cada uma maneira própria de tocar e de ver entender as notas, então um padre chamada Gregório resolver classificar cada maneira de entender esse universo musical como modos, então você tinha o modo Dórico para a região Dórica o modo Lídio para a região Lídia e assim por diante.
Então surgem os modos de acordo com a maneira de cada região tinha de ver todas as classificaçãoes harmônicas e melódicas.
Então resultaram em sete modo
Jônio: Modo Maior Natural
Frígio: Modo Menor com a 2m
Dórico: Modo Menor com a 6M
Mixolídio: Modo Maior com a 7m
Lídio: Modo Maior com a 4ª
Eólio: Modo Menor Natural
Lócrio: Modo Diminuto com a 2m, 5dim e 7m

Então cada modo tinha sua dissonância, isso de uma certa maneira gera uma outra tonalidade, o que veremos mais a frente.
Hoje nos concentraremos nos modos naturais, maiores e menores, Jônio e Eólio, respectivamente, o modo natural seria a propria escala.
Então se temos Dó Maior o modo Jônio desse tom, ou acorde será o próprio Dó, e sim! O seu Eólio será o Am, que é o modo Menor Natural.
Se temos Sol Maior, o Jônio é o próprio Sol Maior, seu eólio o Mi Menor.
E isso rola para os tons menores, Lá Menor o seu Eolío é o própio Lá Menor e o Jônio o Dó Maior, Mi  Menor tem seu eólio no próprio Mi Menor e o Jônio no Sol Maior e segue essa idéia para todos os outros tons.
Resumindo... os modos naturais, são as proprias tonalidades, então em termos de escala se você vai pensar esses modos você pensa na própria escala do acorde.
Ainda temos com uma certa frequência os arpejos, que podem ser usados tanto em tríades como em tétrades, são indiacados tanto para maior e menor o I IV e o V caíremos nesse esquema:
Acorde Am
Arpejos: Am, Dm, Em -> Relativos: C, F, G
Essa relação de I IV e V na combinação de notas gera um resultado satisfatório para o acorde, ainda pode ser usados os relativos.
Para um acorde maior o esquema é o mesmo...
Acorde G
Arpejos: G, C, D -> Relativos: Em, Am, Bm
No geral é isso aí pessoal, dúvidas deixem nos comentários...

ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário