4 de maio de 2012

Improvisação :: Diatônica em Três Oitavas

Falaaa Molecada!!!!

Continuando o raciocínio do post anterior temos aqui a diatônica no mesmo esquema subdividida em três oitavas, para quem não se ligou no post anterior vou dar uma breve explicada...

o que temos aqui é propriamente dito Escala Diatônica, nossa velha companheira já conhecida de tantos anos e palhetadas.. porém sendo visualizada de uma forma um pouco diferenciada, tendo uma visão um pouco mais simétrica das notas dessa escala. Com um olhar mais prático aproveitamos a digitação das cordas mais graves e oitavamos em três regiões, trazendo 'novos' shapes, muito próximo da idéia das escalas simétricas que veremos pouco mais a frente, porém prefiro encarar esses padrões como uma forma de digitação meio alternativa e não como uma escala simétrica, acredito que esse termo não se encaixa nisso, partindo do presuposto que estamos trabalhando uma digitação de escalas já existentes, e que para essa digitação rolar de forma correta algumas notas tiveram que ser descartadas.

A visualização do shape facilita, pois temos o mesmo padrão de digitação... em relação a sonoridade, há algo interessante, curti muito a som que as escalas oitavadas nos trazem mesmo estando dentro de uma escala com outros shapes esses padrões conseguem nos trazer uma sonoridade bem ímpar

A idéia seve para todas as outras escalas e até mesmo arpejos, já que apenas oitavamos as notas, então pode-se encaixar esse padrão para qualquer melodia a ser estudada.

Abaixo seguem os 'shapes'... usem os em improvisações, licks, composições, apliquem em padrões que vocês conhecem, ficará muito show.. explorem e usem a idéia ao máximo!!!!




ROCK!!!

Um comentário: